5 dicas para criar as melhores chamadas para ação

Quando as pessoas chegam ao seu site, você quer que elas façam alguma coisa. Inscrever-se para sua lista de discussão, compartilhar seu conteúdo, comprar um produto ou algo que lhe ajude a cumprir seus objetivos. Mas como fazer com que as pessoas cumpram essa ação específica? Veja como criar as melhores chamadas para ação.

Dicas para criar as melhores chamadas para ação

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Incentivar um cliente em potencial a realizar uma ação desejada é uma das tarefas mais difíceis que os profissionais de marketing digital têm. Para tanto, é preciso se concentrar menos no design e mais na criação de um apelo à ação poderoso e convincente.

Se você está investindo muito esforço em sua estratégia de marketing online, mas não está tendo resultados, talvez não esteja sendo tão convincente.

Veja 5 dicas para criar as melhores chamadas para ação para o seu site

1. Seja direto

Pare de enrolar. Seu site significa negócios e você deve ser direto em sua abordagem. Seja preciso e diga aos seus visitantes o que você faz e o que você gostaria que eles fizessem. A ação deve ser simples, curta e forte. Certifique-se de que não há espaço para adivinhação e que os usuários saibam exatamente o que fazer. Essa é uma dica muito importante sobre como criar as melhores chamadas para ação.

Veja 5 dicas para criar as melhores chamadas para ação para seu site

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2. Seja único

Você já sabe que é crucial diferenciar-se de seus concorrentes. Por isso, encontre algo que torne sua chamada para ação única. Pode ser algo bem simples, porque mesmo assim pode ter um impacto enorme sobre seus potenciais clientes. Muita gente acha que uma chamada para ação precisa ser super rebuscada, mas, geralmente, isso só causa confusão.

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3. Use linguagem acionável

Alguns verbos e frases são mais fortes que outros, causando mais impacto nos usuários. Utilize palavras de ação que orientem seus visitantes a fazer o que você quer. Essa é uma ótima estratégia para criar as melhores chamadas para a ação. Usar uma frase de comando, como “comece já um teste grátis”, é algo simples, porém muito eficiente e pode ajudar a obter bons resultados.

Como criar as melhores chamadas para ação

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4. Passe senso de urgência

Sua chamada para ação deve criar urgência para que seus visitantes convertam. Para isso, você pode utilizar uma mensagem que transmita que eles estão perdendo uma ótima oportunidade caso optem por não fazer o que a chamada pede.

Convença-os de que o relógio está correndo e o atraso resultaria na perda da oportunidade.

Uma abordagem bem testada é mostrar um preço introdutório e mencionar claramente que a oferta está disponível apenas por um curto período de tempo e que o preço provavelmente aumentará quando o tempo acabar. Usar palavras como “hoje”, “agora” ou “imediatamente” pode fazer maravilhas adicionando senso de urgência.

Enquanto “hoje” é uma boa palavra para adicionar em sua chamada para ação, usar “agora” ou “imediatamente” é ainda melhor. Essas palavras implicam uma maior urgência e também deixam claro que a oferta é limitada e não vai durar para sempre.

Saiba como criar as melhores chamadas para ação

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5. Seja simples

A transição da chamada para ação para a execução da tarefa deve ser perfeita. Uma chamada complicada está fadada ao fracasso porque passa a impressão de que o processo será igualmente complicado. É muito importante se atentar a isso para criar as melhores chamadas para ação para o seu site.

Além disso, informe aos seus clientes em potencial que a conversão não é oportuna nem onerosa. Se você está oferecendo algo de graça, como uma demonstração ou uma amostra grátis, não se esqueça de mencionar isso em sua chamada.

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Se você deseja que os visitantes se inscrevam no seu boletim informativo, verifique se não leva muito tempo para concluir o processo.

Criar as melhores chamadas para ação exige criatividade e tempo. Ela deve ser simples o suficiente para que os usuários a entendam facilmente e, ao mesmo tempo, atraente para persuadi-los a fazer o que você quer que eles façam.

Lembre-se que a prática leva à perfeição. Teste, experimente e veja o que funciona melhor para o seu público. A IMMA, agência especializada em marketing digital, pode te ajudar! Entre em contato e faça um orçamento.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.