O cenário da criação de conteúdo no TikTok: Entrevista com Júlia Cassini

Com 22 anos e formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
26/07/2021
Gestão de Mídias Sociais

O que você sabe sobre o cenário da criação de conteúdo no TikTok? Não é a primeira e, com certeza, não será a última vez que trazemos aqui no nosso blog um artigo especial sobre o TikTok. Isso porque, a plataforma é a que registrou o maior crescimento desde 2020, chegando a 2 bilhões de downloads em todo o mundo desde o início da quarentena.

Com este crescimento extremamente relevante, o TikTok se tornou uma grande vitrine para grandes influenciadores e para as marcas que, aos poucos, começaram a expor seus produtos na rede social que, ao mesmo tempo, começou a abrir mais espaços para anúncios e, consequentemente, monetizando os criadores de conteúdo na plataforma.

O cenário da criação de conteúdo no TikTok

Fonte: Ju Cassini

Essa monetização abriu caminho para a profissionalização e melhora do conteúdo apresentado, além de influenciar o aparecimento de novos usuários em busca de visibilidade na plataforma e incentivar a criação de conteúdo mais bem pensado e profissional. Por isso, viemos trazer um conteúdo super especial para vocês, uma entrevista exclusiva com Júlia Cassini.

Júlia tem mais de 4 milhões de seguidores na plataforma e expandiu seu alcance divulgando vídeos no Youtube, Kwai e Instagram. Ela conta para a gente como começou sua trajetória e como a criação de de conteúdo transformou o TikTok em uma potência para os anunciantes. Quer ver mais sobre o conteúdo? Então confira abaixo!

O início da trajetória

Apesar de já ser um dos grandes fenômenos nacionais no TikTok, Júlia conta que começou a criar conteúdos para a plataforma há pouco mais de um ano, se interessando pela rede social com o decorrer da pandemia. Por isso, decidiu começar a produzir vídeos e divulgar na rede social, mesmo sem ter noção e nem pretensão do sucesso que faria.

“Nunca tinha imaginado que começaria, mas estava no meio da pandemia, o TikTok já estava em alta e sempre me interessei pelos conteúdos que falo hoje. Como estava a muito tempo em casa, pensei: por que não tentar produzir um vídeo? O primeiro que postei foi para mim mesmo, sem a intenção de ganhar seguidores, então foi uma surpresa muito boa quando aconteceu.”, explica a influenciadora.

Entrevista com Júlia Cassini

Fonte: Ju Cassini

Navegando pelo seu perfil, é notável o amor pelo assunto que ela aborda. Vídeos sobre curiosidades, mistérios, histórias de assombração e terror. Só no TikTok, Ju Cassini conta com 4,1 milhões de seguidores e mais de 68 milhões de curtidas em seus conteúdos, cada vídeo passa de 100 mil curtidas, chegando a quase um milhão por vídeo.

Ela explica que sua paixão pelo tema é desde criança e que sempre foi uma pessoa muito curiosa quando o assunto é mistério ou casos criminais, por exemplo. Ou seja, ela fala justamente sobre o que ama e consegue fazer disso um trabalho cada vez mais profissional.

“Sempre tive muita curiosidade, assistia muitos documentários, filmes, e lia muitos livros. Produzir vídeos com esse tipo de conteúdo veio dessa paixão e para estimular o diálogo entre pessoas que possuem esse mesmo interesse. A parte mais legal é poder discutir esses temas com quem me assiste”, disse Júlia.

TikTok Ju Cassini

Fonte: TikTok/@jumcassini

Descobrir esse gosto e como transformá-lo é a chave para o sucesso no TikTok. Assim, você pode apresentar cada vez mais conteúdos específicos e entender como o seu público quer consumi-lo. É justamente sobre isso que Júlia explica ser o maior desafio para os criadores de conteúdo no TikTok.

Acho que o maior desafio é descobrir o nicho que combina com você para a produção do conteúdo, algo que você gosta e que não vai se importar em passar horas fazendo. Também é muito importante ter consistência, postar com frequência lá dentro, para que o algoritmo entregue seus vídeos cada vez mais”, afirma Júlia Cassini.

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O cenário da criação de conteúdo no TikTok

Sem dúvidas, o grande diferencial que fez o TikTok se tornar a potência que é hoje é a inovação na forma de abordar, criar e divulgar conteúdos. Com vídeos curtos, objetivos e criativos, o TikTok é o resumo da nossa sociedade hoje. Cada vez mais, queremos consumir conteúdos de maneira mais rápida e criativa com muita objetividade.

Por isso, o TikTok se tornou o que é hoje e está mudando a forma como as pessoas criam conteúdos. Basta olhar para as outras redes sociais que tiveram que se readaptar à esta nova tendência. Instagram criou o Reels, YouTube criou o Shorts, Facebook passou a monetizar quem postar vídeos curtos em sua plataforma. Tudo seguindo o TikTok e a sua forma de criação.

Reels do Instagram

Fonte: Freepik

Para Júlia, a forma como o conteúdo é apresentado tem muita relevância neste sentido. Ou seja, a entrega dos vídeos faz toda a diferença para o destaque no mercado de redes sociais, por exemplo.

“Dentro do aplicativo, existe a aba ‘Para Você’ que joga vídeos que você teria interesse em assistir, com base no que você já assistiu antes. Por isso acaba sendo tão viciante ficar dentro do aplicativo, sempre tem algum conteúdo considerado interessante para você”, explica.

Entenda mais sobre o TikTok Jump

Fonte: Divulgação/TikTok

Ela fala exatamente sobre isso quando o assunto é a atração de anunciantes. Segundo ela, a forma como os conteúdos são explorados no TikTok é muito bom para servir de vitrine para empresas e grandes marcas.

Com certeza o TikTok é uma das principais plataformas hoje. Como a entrega dos vídeos é diferente, tem potencial para atingir um público muito grande e isso acaba atraindo o interesse das marcas e anunciantes”, completa Ju.

São justamente esses anúncios que permitiram a profissionalização dos criadores e a melhora exponencial no conteúdo apresentado. Para entender isso é simples, basta ver a qualidade dos vídeos no início do TikTok e comparar com o momento atual, já com o aparecimento da monetização.

Anunciantes e Influenciadores

Fonte: Ju Cassini

Júlia acredita que os anúncios são fundamentais para criadores de conteúdo que desejam focar a sua carreira nisso. Como a produção de conteúdo demanda tempo, equipamentos e dedicação, é uma forma de incentivar o trabalho desses criadores, que passam a investir em equipamentos melhores.

Olhando pela visão do anunciante, Ju Cassini também vê o TikTok com bons olhos e como uma plataforma que tem imenso potencial para gerir bons frutos. De acordo com ela, muitas pessoas acabam adquirindo mercadorias por terem visto dentro do TikTok.

“Com os vídeos, é possível ter ideias criativas e mostrar de fato como funciona o que determinada marca oferece. Isso desperta muito a curiosidade de quem está assistindo, para procurar saber mais e até adquirir os produtos”, declara a criadora.

Outra possibilidade para as marcas firmarem sua imagem no TikTok é por meio das boas e velhas parcerias, presentes em praticamente todas as redes sociais. Elas permitem que o criador melhore o conteúdo com um patrocinador e, ao mesmo tempo, a marca consegue uma ótima divulgação.

Júlia explica que existe o benefício para o criador do conteúdo, pela oportunidade de trabalhar com alguma marca em que ele se identifica e gosta, e para as marcas para a divulgação do seu produto.

Como o alcance de alguns criadores é muito grande, estar vinculada a eles passa até uma maior credibilidade, e a mesma coisa para o criador. Não existe nada melhor do que uma marca que você sempre curtiu/acompanhou vindo te procurar para um trabalho juntos”, concluiu Júlia.

O aparecimento desses anúncios, inclusive, foram fundamentais para que Júlia pudesse melhorar a qualidade dos seus vídeos com equipamentos cada vez melhores e uma organização feita de maneira mais profissional. É interessante que ela explique isso, já que é justamente o que acontece com todos os criadores.

Anunciantes no TikTok

Fonte: Ju Cassini

Quando comecei, tinha um celular mais antigo, nenhuma iluminação nem nada profissional que me ajudasse com os vídeos. Com o tempo, precisei comprar vários equipamentos, dispender mais tempo na produção e edição, e com certeza as parcerias me ajudaram e ajudam nessa parte”, explicou.

Por fim, Júlia conclui explicando que a forma de entrega e a facilidade de uso do aplicativo ajudaram às marcas sentirem confiança para investir ali dentro. Segundo ela, as empresas perceberam que é um aplicativo em ascensão, com cada vez mais público e que está em todo lugar, atingindo milhões de pessoas todos os dias, sendo uma oportunidade para divulgação das marcas.

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