TikTok Jump: um exemplo da nova convergência

Com 22 anos e formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
29/06/2021
Gestão de Mídias Sociais

Na última semana, o TikTok lançou mais uma novidade na plataforma, o TikTok Jump. Essa novidade promete mudar completamente a comunicação na rede social e abre as portas para inúmeras formas e possibilidades de criação de conteúdo na plataforma.

O TikTok Jump é um exemplo claro da nova forma de convergência entre plataformas digitais, permitindo linkar os vídeos para outros aplicativos e possibilitando, assim, uma melhor interação entre os usuários e os criadores de conteúdo. Além disso, o TikTok Jump também tem influência direta na experiência do usuário com este conteúdo criado, atribuindo ainda mais valor.

Quer entender mais como funciona o TikTok Jump? Fique tranquilo, pois neste artigo a gente vai explicar como funciona esse novo recurso do TikTok e quais são as novas possibilidades oferecidas por essa novidade da rede social. Portanto, se você é um usuário do TikTok ou cria conteúdo, não perca o artigo abaixo. Confira!

Entenda mais sobre o TikTok Jump

Fonte: Divulgação/TikTok

TikTok Jump: um exemplo da nova convergência

Se você está acompanhando as novidades do nosso blog, pôde perceber como as redes sociais têm investindo em novos recursos e ferramentas nos últimos meses, não é? Esse fenômeno está ocorrendo, principalmente, por conta do crescimento no número de usuários ativos nas plataformas como consequência da pandemia e o decreto de quarentena.

O TikTok não ficou de fora desse fenômeno e decidiu investir pesado, principalmente por ser a rede social que apontou maior crescimento desde o início da pandemia, sendo o aplicativo mais baixado do mundo no primeiro semestre de 2021. Segundo dados do App Annie, empresa que atua com dados e análise móvel, a rede social alcançou a marca de 961 milhões de instalações em todo o mundo.

Dessa vez, a novidade é o Jump, que é uma espécie de convergência entre aplicativos. Para quem não entende muito sobre convergência, podemos explicar sendo um termo muito usado durante a evolução tecnológica, ficando muito conhecida pela nomenclatura de Convergência Midiática.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Neste caso, a Convergência Midiática se resume a readaptação de mídias e formatos para as novidades, como a convergência entre rádio e Internet com o surgimento das rádios online ou do podcast. Outro exemplo claro é a relação entre jornais impressos e online, ou filmes e toda a evolução do streaming.

Dessa vez, a convergência não é entre mídias de formatos distintos como computador e rádio, mas sim entre plataformas diferentes que estão literalmente no mesmo ambiente, o ambiente virtual. Com isso, o TikTok passa a permitir a entrada desses aplicativos como um complemento ainda maior do conteúdo, melhorando a experiência do usuário, de certa forma.

Esse é um passo importante para o TikTok, que proibia o link para redes terceiras. No entanto, pensando em um cenário macro, essa novidade abre espaço para muitas outras possibilidades de criação e mercado, podendo influenciar todas as outras redes sociais e todo o mercado que envolve a criação de conteúdo digital.

Gif TikTok Jump

Fonte: Divulgação/TikTok

Como funciona o TikTok Jump

O TikTok Jump é uma ferramenta criada pela rede social que permite integrar os conteúdos exclusivos com outras plataformas parceiras do TikTok. Com isso, os criadores de conteúdo podem fazer seus vídeos no TikTok e, depois, linkar esses vídeos para a página de um desses parceiros.

Os testes com esses aplicativos terceiros começaram a rodar em Fevereiro e, este mês de Junho, finalmente, o TikTok chegou a liberar mundialmente. Atualmente, as plataformas liberadas para uso são: Whisk, Breathwrk, Quizlet, StatMuse e Tabelog.

“TikTok se tornou um destino para se divertir e aprender; por meio do TikTok Jump, estamos criando aquela ‘última milha’ da jornada de descoberta de nossa comunidade e ajudando a desencadear ação e interação mais profunda dentro e fora da plataforma”, declarou Sean Kim, chefe de produto do TikTok nos Estados Unidos da América (EUA).

De acordo com a plataforma, os usuários de todo o mundo podem clicar nos links para explorar receitas, responder questionários, descobrir ferramentas de aprendizagem úteis e muito mais, ajudando a criar experiências mais dinâmicas e práticas para a comunidade do TikTok.

Ou seja, fica claro que o TikTok Jump é fruto de um planejamento para ajudar a tornar o conteúdo mais atrativo e dar uma opção a mais para enriquecer os materiais oferecidos. Com isso, por exemplo, o criador pode fazer um vídeo de receita e linkar para o aplicativo da Whisk, que apresenta as receitas. Logo, é como se fosse um único aplicativo para diversas funções, uma espécie de convergência como citamos acima.

“Por meio do TikTok Jump, estamos criando aquela ‘última milha’ da jornada de descoberta de nossa comunidade e ajudando a desencadear ação e interação mais profunda dentro e fora da plataforma”, informou a rede social no anúncio do TikTok Jump.

Layout do TikTok Jump

Fonte: Divulgação/TikTok

O TikTok ainda deixou claro que esta comunidade de parceiros vai crescer ainda mais. Segundo a plataforma, BuzzFeed, Jumprope, IRL e WATCHA também estarão lançando seus próprios Jumps nas próximas semanas. A ideia, com a chegada deles, é explorar a criação de conteúdo em ainda mais categorias, de resenhas de filmes a tutoriais de beleza, atingindo novos setores e casos de uso.

Agora com a nova função divulgada e anunciada, o TikTok se diz aberto para receber novos parceiros e, assim, selecioná-los para ajudar a somar ainda mais o número de categorias e possibilidades com o TikTok Jump, favorecendo a convergência e a criação de conteúdo na plataforma, além de dar mais interação ao usuário, que busca mais informação em menos tempo ou em menos passos para alcançá-la.

“Com compatibilidade com HTML5 e integração técnica mínima, os Jumps são fáceis de construir e implantar pelos provedores. Os casos de uso do TikTok Jumps são quase ilimitados, e estamos ansiosos para trabalhar com fornecedores selecionados para criar Jumps inovadores que ajudem a alimentar o conteúdo instrutivo e divertido que nossa comunidade deseja”.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Conte com a gente para te guiar nessas novidades

Nós já fizemos um artigo especial sobre o crescimento do YouTube e explicamos todos os motivos que te levam a anunciar na plataforma: visibilidade, credibilidade e alcance. Essas são características novas que o TikTok trouxe ao mercado e, agora, está inovando novamente.

E você, está ansioso para saber quais serão os resultados práticos do TikTok Jump? Nós, como agência de gestão de redes sociais, estamos aqui sempre ligados com as novidades do mercado e da criação de conteúdo por toda a Internet.

Veja também