Por que investir em anúncios no Youtube? Entenda como a plataforma está dominando o mercado

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
21/05/2021
PPC - Links Patrocinados

Você sabe por que investir em anúncios no Youtube? O Youtube é, hoje, uma das principais plataformas de entretenimento e criação de conteúdo do mundo. Começando como um site para salvar vídeos na Internet, o site acabou ganhando o gosto do público e passou a atrair cada vez mais usuários, deixando de ser uma simples plataforma de vídeos se passando a se tornar uma grande rede social.

Hoje, podemos dizer que o Youtube está em um novo patamar, sendo enquadrado como um novo canal de comunicação para criação, divulgação e monetização de conteúdos visuais. Isso foi possível graças aos anunciantes que entraram na plataforma.

Com a chegada de empresas interessadas em divulgar a marca, o Youtube abriu a possiblidade de monetizar os usuários por meio de uma relação mútua com tal. Começou, a partir daí, a onda de criadores de conteúdo focados especialmente na plataforma.

Por que investir em anúncios no Youtube?

Fonte: Freepik

No entanto, os anunciantes não chegaram na plataforma do nada, há um motivo: o crescimento constante de acessos. Tal crescimento só foi possível devido a alteração do conteúdo, que acabou acontecendo de maneira natural. Um exemplo: os primeiros vídeos eram apenas registros pessoais que as pessoas subiam na plataforma para não perder. Com o tempo, passou a ser um conteúdo feito para quem queria assistir, pensando em uma audiência.

Foi o início da produção desses conteúdos que deu início a uma demanda maior de pessoas que queriam consumi-los, aumentando o número de usuários e trazendo, por consequência, a atenção dos anunciantes, que permitiu a  profissionalização desses criadores de conteúdo.

Agência de Gestão de Campanhas de Links Patrocinados

A imponência do Youtube em 2021

O Youtube, hoje, conta com uma amplitude geográfica que atinge cerca de 90 países e suporta até 80 idiomas diferentes. Se isso não te deixa de queixo caído, temos um dado específico divulgado pela plataforma. De acordo com levantamentos realizados em julho de 2018, a plataforma conta com cerca de 1,9 bilhões de usuários ativos mensais.

Outro fator importante para reforçar a potência do Youtube é que, hoje, a plataforma está na segunda colocação dos sites mais acessados do Brasil e do mundo, perdendo apenas para o Google. Especialistas acreditam que seu mecanismo de pesquisa e SEO é, atualmente, tão relevante quanto ao do Google.

A plataforma ainda conta com números impressionantes com relação ao consumo de conteúdos diários. Isso porque, mais de 1 bilhão de horas de conteúdo são consumidas diariamente por usuários do Youtube, o que exemplifica, exatamente, a importância de ter uma marca sendo exposta pelo site.

A relevância do Youtube

Fonte: Freepik

O crescimento e amadurecimento da plataforma fez com que os conteúdos fossem ainda mais acessados durante a pandemia. Conteúdos informativos, educacionais, e, principalmente, mais entretenimento para quem precisa descansar a cabeça na quarentena.

Além disso, o Youtube reforçou ainda mais a sua luta contra vídeos que violam seu Termo de Responsabilidades e que vão contra as regras da plataforma, o que garante uma segurança e confiança ainda maior na hora de uma empresa decidir começar a anunciar em vídeos do site.

Um exemplo do poder do Youtube e seu crescimento como fonte de entretenimento na quarentena foi provado em dados divulgados pela própria plataforma. Segundo o relatório do Youtube, em 2020, a plataforma chegou ao topo entre os sites indispensáveis para o público. Entre os 1.800 entrevistados, 91% confirmaram ter aumentado o tempo de navegação do canal e, em seguida, 54% afirmaram que vão passar a usar ainda mais o site.

O Youtube no cenário brasileiro

Vamos começar a citar a influência do Youtube na criação de conteúdo brasileiro por meio de um dos principais dados. Você sabia que 105 milhões de brasileiros acompanham o Youtube por mês? O país só perde para os EUA em tempo de visualização do conteúdo.

Ainda falando de Brasil, dados divulgados pela Rede Snack (multiplataforma de canais reconhecida e homologada pelo YouTube), há cerca de 310 mil canais de vídeo online só no Brasil, ou seja, são mais 310 mil canais brasileiros com frequência de postagem de vídeos.

Canal do Whindersson Nunes

Fonte: Youtube.com/whinderssonnunes

Além disso, o Brasil conta com alguns youtubers no top 10 mundial da plataforma, como é o caso do Whindersson Nunes (42,4 milhões de inscritos), Felipe Neto (42,1 milhões) e Luccas Neto (34,8 milhões). Isso se contarmos apenas os produtores de conteúdo, pois se pensarmos em canais como um todo, o maior do Brasil é o KondZilla, canal de divulgação e produção de clipes de Funk, o maior do país com 64,2 milhões de inscritos.

O Youtube, ainda, já passou a televisão em relação a plataforma de criação de difusão de conteúdo visual, se firmando como a mais nova plataforma querida do mundo, substituindo a famosa TV. É claro que a queda da TV tem muita relação, também, com a chegada dos serviços Streaming como: Netflix, Amazon Prime, HBO Plus, entre outros.

Post de comemoração do Felipe Neto

Fonte: Instagram/@felipeneto

Por que investir em anúncios no Youtube?

Todos os dados apresentados acima são retirados do próprio Youtube, por meio de seus relatórios, ou de agências que fazem seu levantamento. Eles servem para reforçar a força e a imponência da plataforma que está entre as mais acessadas do mundo, perdendo apenas pelo Google.

Dessa maneira, quem não gostaria de ter a marca sendo anunciada na segunda maior vitrine mundial da Internet? Sua posição contra conteúdos nocivos garante a segurança de que os anúncios serão bem direcionados e, sua amplitude nacional também dá a certeza de que a visualização será enorme. Por isso, não perca essa oportunidade de investir em anúncios no Youtube.

É importante entender, antes, que é necessário criar uma conta no Google Ads. Logo em seguida, você deve adicionar uma nova campanha, escolher o objetivo do anúncio e selecionar onde deseja exibi-lo. Após este processo, selecione o tipo de anúncio desejado, defina as configurações da campanha e defina as características do seu grupo. Por fim, basta fazer o upload.

Agência de Gestão de Campanhas de Links Patrocinados

Conte com a ajuda de uma empresa especializada

Se você não possui uma equipe para coordenar a gestão de tráfego e a métrica dos anúncios, é fundamental contar com uma agência especializada em Google Ads, como a Agência IMMA. Entre em contato conosco, veja mais sobre nossos serviços e peça já seu orçamento. Contar com especialistas é essencial para a assertividade da sua campanha.

Veja também