Índice
No último dia 11 de março, Mark Zuckerberg anunciou que, a partir de agora, é possível monetizar vídeos curtos no Facebook. A ideia é um grande passo para criadores de conteúdo, que passam a ter uma possibilidade maior de ganhar dinheiro com materiais na plataforma.
Na verdade, esta nova permissão é uma tática da rede social para conseguir incentivar ainda mais a criação de conteúdo e todo o trabalho dos produtores. Isso permitirá que novas estratégias de comunicação possam ser usadas para ganhar dinheiro na plataforma.
O Facebook anunciou esta nova permissão justamente em uma época que a rede está com uma das maiores quedas de usuários. Representantes da plataforma percebem que cada vez mais jovens e adultos deixam a mídia social e, como uma tentativa de evitar que as empresas passem a sair, o Facebook decidiu dar mais uma possibilidade de monetização.
Mas como funciona essa nova forma de monetização? Quais são as regras? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
Entenda como funciona e como monetizar vídeos curtos no Facebook
Até o momento do anúncio, apenas vídeos de 3 minutos, no mínimo, tinham acesso a esta plataforma de monetização. A partir de agora, essa regra diminui o tempo mínimo para 1 minuto, abrindo mais uma possibilidade de gerar receita paras as empresas sem precisar fazer vídeos muito longos, já que poucas pessoas interagem com eles nas redes.
Segunda a plataforma, esta ideia surgiu com o objetivo de diversificar as fontes de receita na plataforma, dando mais possibilidades de criar conteúdo e se comunicar com o público de cada empresa e criador de conteúdo. Vale destacar que vídeos não são o forte do Facebook, por isso, quanto menor for o conteúdo, maior a chance de ele ser assertivo com o público.
É justamente por isso que a decisão de diminuir o tempo mínimo foi bem acertada. Diferentemente do Youtube, o Facebook não é um espaço ideal para estes vídeos longos. Dessa maneira, com a diminuição para 1 minuto, as empresas têm a chance de se comunicar com seu público de maneira mais rápida e eficiente e ainda ser monetizada por isso. O mesmo vale para os criadores de conteúdo.
Em breve, os stories também serão monetizados
Junto ao anúncio da monetização para vídeos curtos, com mínimo de 1 minuto, o Facebook ainda divulgou o planejamento de monetizar, ainda, os stories da plataforma. Os anúncios, segundo a rede, apareceriam como figurinhas nos stories e, assim, aumentariam as possibilidade de monetização para os criadores.
“Nas próximas semanas, começaremos a testar a capacidade dos criadores de conteúdo de monetizar seus Stories no Facebook com anúncios que parecem adesivos e receber uma parte da receita resultante”, anunciou o Facebook em comunicado.
Além disso, a rede deixou em aberto que segue com seus planos direcionados aos criadores de conteúdo. Segundo eles, a monetização pode expandir até para vídeos mais curtos, com menos de 1 minuto, mas essa ainda é uma pauta no planejamento, o que não impede que ela saia do papel logo, logo.

Fonte: Freepik
4 coisas que estão atrapalhando a sua presença nas redes sociais
As mídias sociais são espaços com características muito específicas. Sites como o Twitter, o Instagram ou o Facebook possuem linguagens e recursos próprios, podendo, agora, monetizar vídeos curtos no Facebook. Sendo assim, criar uma estratégia de marketing digital para essas plataformas pode ser uma tarefa muito difícil. É preciso ter muito cuidado e um planejamento detalhado.
Fazer esse planejamento inclui entender quais são os erros mais comuns que empresários cometem ao usar as redes sociais. Por isso, a seguir, vamos apresentar 4 coisas que podem estar atrapalhando a presença da sua marca nas mídias sociais. Confira!
Falta de consistência na identidade visual
Uma identidade visual é a imagem que a sua empresa passa com todos os recursos gráficos que ela utiliza. Desse modo, a comunicação visual adotada nas redes sociais é crucial para determinar esse elemento.
Mas não basta querer criar uma identidade visual para ter sucesso com ela. Na verdade, é preciso pensar nesse processo de construção com cuidado, pois ele deve ser feito de forma consistente. Somente dessa maneira será possível criar uma imagem sólida que faça com que o público crie uma opinião positiva da marca.
Devido a isso, a falta de consistência na identidade visual é uma das coisas que podem atrapalhar a presença de uma marca nas redes sociais. Portanto, procure escolher alguns elementos para conectar as suas iniciativas gráficas umas com as outras. Uma paleta de cores, por exemplo, é uma ótima ideia.

Fonte: Freepik
Pouca interação com os seguidores
A principal métrica para o sucesso nas redes sociais é a interação entre a página e os seus seguidores. Desse modo, se o perfil da sua marca não recebe muitas interações, isso é prejudicial para a sua estratégia.
Uma boa maneira de remediar isso é respondendo a todos os comentários que o seu perfil recebe. Essas respostas podem incentivar novos comentários, aumentando os níveis de engajamento de forma geral.

Fonte: Freepik
Ausência de CTAs nos posts
Todo post feito nas redes sociais deve conter uma CTA, ou uma chamada para a ação. Uma chamada para a ação é um convite para que o usuário faça alguma coisa após consumir um determinado conteúdo.
No caso de uma postagem nas redes sociais, uma CTA serve como uma instrução que normalmente estimula o engajamento. Por exemplo, um pedido para que os seguidores curtam, compartilhem e comentem no post. Esse tipo de detalhe faz toda a diferença na performance de uma postagem, e esquecer das CTAs é um erro grave.
Falta de ajuda profissional
Se você está tentando administrar as redes sociais de uma marca e não está conseguindo, é hora de encarar a realidade: uma das coisas que estão atrapalhando a sua presença nas redes sociais é tentar cuidar disso por conta própria. Principalmente agora, que dá para monetizar vídeos curtos no Facebook.
A ajuda especializada é fundamental para esse tipo de estratégia. Por isso, contratar uma agência de marketing digital é sempre a melhor opção.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma excelente escolha. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.