4 ideias para melhorar o marketing de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
03/03/2021
Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode trazer muitos resultados positivos para uma empresa. No entanto, hoje em dia, há milhares de marcas produzindo conteúdo na internet. Como, então, fazer com que a produção da sua marca se destaque?

O melhor caminho é aprimorar a qualidade do conteúdo que você produz. Sendo assim, neste artigo, vamos ajudar você nesta tarefa apresentando 4 ideias para melhorar o marketing de conteúdo. Continue com a leitura para descobrir que ideias são essas!

4 ideias para melhorar o seu marketing de conteúdo

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Descubra quais são as 4 ideias para melhorar o marketing de conteúdo

De acordo com estudos do CMI (Content Marketing Institute, ou, em português, “instituto do marketing de conteúdo), 91% das empresas B2B (business to business) e 86% das empresas B2C (business to consumer) utilizam o marketing de conteúdo como ferramenta de marketing digital. Fica claro, então, que esse é um veículo no qual uma grande quantidade de marcas está apostando.

A consequência dessa popularidade é que, atualmente, o marketing de conteúdo é um terreno mais competitivo do que nunca. Existem milhares de marcas criando conteúdo sobre todos os assuntos que você puder imaginar.

Como usar o marketing de conteúdo a favor da sua marca

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Mas isso não significa que a sua empresa não deva utilizar o marketing de conteúdo. Essa estratégia tem benefícios em potencial demais para ser descartada. 

A solução, portanto, é encontrar formas de melhorar o marketing de conteúdo da sua empresa. A seguir, então, vamos citar 4 ideias para ajudar você a fazer isso. Confira!

Faça conteúdo sobre as novidades da sua área

Uma parte importante do marketing de conteúdo é estar atento para os assuntos que estão em alta no momento. Dessa maneira, você pode criar conteúdo que corresponda aos interesses do público naquele momento específico.

Essa abordagem garante que você nunca fique sem assuntos para abordar no marketing de conteúdo da sua marca. Afinal, todas as áreas estão em constante evolução, o que significa que sempre haverão novidades e inovações para gerar novos tópicos de discussão. Sendo assim, a sua empresa deve tirar vantagem disso através da produção de conteúdo relevante e de qualidade.

O que é conteúdo evergreen

Combine o visual com o texto

A comunicação visual é vital para o marketing de conteúdo. Isso significa que você deve combinar elementos visuais com elementos textuais para criar conteúdo de alto nível.

Assim, é importante lembrar: Não se esqueça do conteúdo visual. Imagens, vídeos e infográficos são muito eficientes para transmitir informações, sendo, portanto, ótimos veículos para o marketing de conteúdo. Usar essas ferramentas também aumenta as chances do seu conteúdo ser compartilhado nas redes sociais.

Como Criar contéudos que ajudem o seu público

Otimize o seu conteúdo de acordo com as normas de SEO

O SEO é um conjunto de técnicas que busca tornar um conteúdo ou um site mais atraentes para plataformas de busca como o Google. Isso significa que, para aumentar o alcance de um conteúdo, é sempre uma boa ideia usar técnicas de SEO.

Desse modo, essas técnicas devem ser incorporadas ao seu fluxo de produção de conteúdo para a empresa. Isso porque um conteúdo otimizado é mais eficiente, alcançando mais usuários e produzindo resultados melhores.

Como usar o ux writing para melhorar o seu conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital para produzir o seu conteúdo

Se você precisa de ideias para melhorar o marketing de conteúdo, a melhor escolha é contratar uma agência de marketing digital. Dessa maneira, você pode contar com a ajuda de especialistas da área para produzir o conteúdo da sua empresa.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, oferecendo o serviço de produção de conteúdo para empresas de qualquer porte. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Complementando a ideia de criação de conteúdo, veja quais são os principais erros do marketing de conteúdo

Para criar uma estratégia de conteúdo para uma empresa, é necessário conhecer bem o marketing de conteúdo como um todo. E um blog é uma das ferramentas de marketing de conteúdo mais populares.

Mesmo assim, a popularidade de um recurso não faz dele uma fórmula mágica para o sucesso. Para obter bons resultados com um blog corporativo, você deve administrá-lo da maneira certa.

Mas como fazer isso? Um bom primeiro passo é se familiarizar com os erros comuns que podem prejudicar o blog de uma marca. A seguir, então, vamos apresentar alguns dos principais deles. Confira!

Infográficos e elementos visuais na criação de conteúdo

Esquecer de incluir imagens

Um dos principais objetivos de um blog é fazer com que os usuários tenham interesse em ler o post por inteiro. Para fazer isso, a postagem deve ser escaneável. Isso significa que ela deve ser fácil de ler.

Essa facilidade pode ser obtida de diversas formas. Uma das principais delas, no entanto, é a inclusão de imagens nos posts. Fazer isso é fundamental para quebrar grandes blocos de texto e tornar a aparência do post mais amigável.

Adicionalmente, a inclusão de imagens pode ser benéfica para o alcance do blog. Afinal, existe um serviço de buscas específico para elementos visuais, o Google Imagens. Sendo assim, ao investir na comunicação visual de um post de blog, você aumenta as chances de um usuário encontrá-lo através do Google.

A internet é um mundo visual

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Não revisar os textos

Em um texto de blog, é importante evitar erros de ortografia ou gramática. Isso porque esse tipo de erro passa uma imagem de desleixo. Assim, para um blog de uma marca, é crucial evitar essa situação.

Felizmente, é possível reduzir significativamente o número de erros ortográficos de um texto revisando-o com cuidado. Por isso, procure reler o seu texto algumas vezes antes de publicá-lo. Dessa maneira, erros de digitação ou ortografia não vão passar batidos.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Repetir palavras-chave

Incluir uma palavra-chave em cada texto do seu blog é fundamental para o SEO do site. Sendo assim, essa escolha deve ser sempre lembrada, pelo bem da otimização do blog.

No entanto, muitos empresários acabam caindo no erro de repetir palavras-chave em páginas ou conteúdos diferentes. Assim, um blog acaba tendo dois ou mais textos com a mesma palavra-chave.

Esse tipo de cenário é muito negativo para a otimização do site como um todo. Quando mais de uma página usa a mesma palavra-chave, os posts do blog passam a concorrer entre si. Desse modo, cada um deles se prejudica. O ideal é usar palavras-chave únicas para cada página.

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