Como criar uma boa CTA para um conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
11/03/2021
Marketing de Conteúdo | Marketing Digital

No marketing de conteúdo, um dos elementos mais essenciais é a CTA. Mas o que significa essa sigla? E como criar uma boa CTA para um conteúdo? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa entender sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender mais!

Como criar uma boa CTA para um conteúdo

Fonte: Freepik

Descubra como criar uma boa CTA para um conteúdo com esse artigo

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é uma CTA. A sigla significa call to action, ou, em português, chamada para a ação

Mas o que isso significa na prática? A verdade é que, se você já consumiu algum conteúdo na internet, com certeza já se deparou com algum tipo de CTA. Uma chamada para a ação costuma ser uma instrução que guia o usuário a fazer algo após o consumo de um conteúdo.

O ideal é que essas chamadas sejam feitas de forma orgânica e natural. Por exemplo, sempre ao assistir um vídeo no YouTube, é comum que você veja, no final, a chamada para que as pessoas curtam o vídeo, comentem nele e se inscrevam no canal. Isso é uma chamada para a ação. É uma instrução que orienta o usuário para garantir que ele mantenha uma relação com a marca e consuma outros conteúdos no futuro.

Diante disso, fica clara a importância de uma call to action eficiente. Afinal, o marketing de conteúdo é uma estratégia para levar o usuário a criar um vínculo com a empresa. E, para que esse vínculo se estabeleça, o consumo de conteúdo não pode ser pontual. Ou seja, essa conexão que a CTA oferece, levando a pessoa a outros conteúdos, é fundamental para o andamento do processo como um todo.

Mas é aí que surge a pergunta: Como criar uma boa CTA para um conteúdo? Felizmente, existem muitas dicas que podem ajudar você com essa tarefa. A seguir, vamos apresentar as principais delas. Confira!

Crie conteúdos para diferentes fases do funil

O funil de vendas é uma ferramenta que determina em que ponto um usuário está na jornada do lead. É entre essas etapas que conteúdos vão levar a outros, sempre usando CTAs entre si.

Mas, para que as chamadas para a ação funcionem, é fundamental que os conteúdos contemplem diferentes fases do funil. Dessa forma, é possível guiar o usuário em uma jornada completa de conversão do lead, criando um cliente.

Funil de Vendas e Inbound Marketing

Fonte: Freepik

Seja direto e claro

Uma chamada para a ação não pode dar margem para dúvidas. O usuário deve ouvir, ou ler, o comando, e entender na hora o que ele deve fazer e como fazer isso.

Por conta disso, chamadas para a ação efetivas costumam ser curtas e diretas. Isso porque o ideal é ir direto ao ponto, sem enrolar. Frases longas podem deixar as pessoas confusas e desestimuladas para cumprir as instruções da CTA.

Chamada de ação eficaz

Fonte: Freepik

Evite erros de ortografia e gramática

A CTA, assim como o restante do conteúdo, não deve conter erros de ortografia ou gramática. Esse tipo de coisa passa a impressão de desleixo. Assim, revise o conteúdo antes de postá-lo.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe como criar uma boa CTA, o ideal é recorrer a uma empresa especializada na área para produzir os seus conteúdos. Uma agência de marketing digital pode fazer isso, produzindo conteúdos de alta qualidade para a sua marca.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também