A possibilidade de ter o seu próprio negócio é sedutora para muitas pessoas. No Brasil, existe até uma certa romantização do empreendedorismo. Essa visão ultra idealizada pode ser perigosa: o país fecha mais empresas do que abre por ano. Sendo assim, é importante estudar o objetivo de empreender com um olhar realista e objetivo.
Por isso, para ajudar você nesta tarefa, separamos as 4 dicas para ser um empreendedor na internet. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
O “boom” do empreendedorismo no Brasil
A crise econômica que abalou as estruturas trabalhistas e financeiras do Brasil no ano de 2017 pode ser considerado o maior gatilho para a popularização do micro empreendedorismo.
A partir do momento em que milhões de pessoas passaram de empregados e estabilizados para desempregados, muitas dessas pessoas acabaram decidindo abrir o próprio negócio a fim de não depender mais da situação financeira de outra empresa. Surgiu, assim, o “boom” do empreendedorismo.
De acordo com os dados do Portal do Empreendedor, o Brasil ultrapassou o número de 10 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) no ano de 2020. Após 10 anos de pesquisa, em abril de 2020 chegou-se ao número de 10.016.984. Desses, 586.546 optaram por esta forma de trabalho só este ano.
Com a crise, ocorreu também o encurtamento das possibilidades no mercado de trabalho, o que fez ressurgir o empreendedorismo por necessidade. É justamente o fato de milhares de pessoas começarem a empreender por necessidade e sem experiência ou estudo que fez com que um número enorme dessas empresas entrasse em falência nos primeiros 2 anos de atuação.
O Portal do Empreendedor, por exemplo, aponta 468 empregos que podem ser exercidas pelo MEI. Entre as categorias disponíveis, podemos destacar o de serviços de beleza (barbeiro, cabeleireiro, manicure), com 779.834; vendedor de acessórios (735.051) e pedreiro (442.529).
O crescimento no uso de Internet
Os dados do crescimento do empreendedorismo digital só reforçam a ideia da importância de se preparar para o mercado e sobre o quão relevante é estudar este tema para poder ter sucesso no segmento de atuação, evitando falências inesperadas.
A revista Forbes, por exemplo, apontou que, no primeiro trimestre de 2018, houve um crescimento de 21% na venda de produtos computadorizados no Brasil, sendo vendidos 1,34 milhão de computadores, mais de 1 milhão de diferença se comparar com o ano anterior.
Dessa forma, destacamos a importância de entender como funciona o marketing na internet, já que cada vez mais pessoas têm acesso a este bem, o que reforça a ideia de que o crescimento de uma empresa depende do seu posicionamento digital e do planejamento de marketing em rede.
Podemos destacar, ainda, que o empreendedorismo na internet é importante para a comercialização de produtos produzidos, distribuídos e consumidos de maneira online. Assim, torna-se importante investir em conteúdos em diversos formatos a fim de captar o máximo de leads possível.
Descubra quais são as 4 principais dicas para ser um empreendedor na internet
Logo no início desse processo, é crucial entender que não existe uma fórmula mágica para ser um empreendedor de sucesso na internet. Assim, não vale a pena seguir por esse caminho esperando por milagres ou sucesso instantâneo.
No entanto, se você estiver disposto a se esforçar e aplicar técnicas de qualidade com paciência, é possível construir uma ótima carreira como empreendedor no mundo online. A seguir, então, vamos dar algumas dicas para ajudar você a fazer isso. Confira!
Pesquise sobre a sua área
Ao se tornar um empreendedor, você vai passar a atuar em uma área específica do mercado. Isso significa que você vai estar ingressando em um setor pré-estabelecido.
Sendo assim, é necessário acumular o máximo de informações que for possível sobre a sua área. É importante saber quais são as marcas que dominam o setor, o que é oferecido nele, o que os clientes esperam, etc.
Tudo isso vai servir para ajudar você na formulação de estratégias de marketing digital para a sua empresa. Portanto, não economize na profundidade da sua pesquisa.
Entenda a sua persona de marketing
Criar uma persona de marketing é o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing de sucesso. Uma persona é o perfil abstrato de um cliente ideal para a sua marca. Em outras palavras, é o tipo de pessoa que você espera que vá fazer negócio com a sua empresa.
Ao criar uma persona de marketing, você consegue entender melhor quem são os seus clientes. E esse entendimento é crucial para compreender o que o seu público-alvo precisa: quais são os seus interesses, os seus problemas, os seus objetivos e sonhos, etc.
Saber disso serve como ponto de partida para entender qual é a abordagem que a sua empresa deve adotar na sua presença online.
Faça um plano de negócios
A decisão de se tornar um empreendedor deve ser seguida por alguns passos básicos. Um deles é a criação de um plano de negócios para a sua empresa.
Mas o que é um plano de negócios? Trata-se de um documento que especifica detalhes a respeito do negócio que você quer começar.
Sendo assim, ele é um instrumento ideal para planejar os detalhes que cercam a sua empresa, incluindo coisas como identidade, setor do mercado, metas, objetivos, etc.
Mas atenção, preencha essas informações de forma realista, estabelecendo metas que podem ser cumpridas dentro dos prazos estimados.
Outro detalhe crucial envolvido nesse planejamento é o orçamento. Para empreender, é preciso ter capital para investir. E, planejando o seu orçamento com cuidado, você evita imprevistos ou problemas que podem prejudicar todo o andamento da sua empresa no futuro.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você precisa de dicas para ser um empreendedor na internet, é uma boa ideia buscar a ajuda de uma empresa especializada no assunto. Uma agência de marketing digital pode ajudar você a criar uma presença online para o seu negócio com nossa especialização em marketing de conteúdo e criação de lojas virtuais para a sua empresa..
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