Marketing digital para o microempreendedor individual

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
16/11/2020
Marketing Digital

Cada vez mais brasileiros trabalham sob o rótulo de MEI, sigla que significa microempreendedor individual. Esse é um tipo de trabalho autônomo em que o profissional atua como uma empresa, ao invés de ser vinculado a uma. E, para uma pessoa que se encontra nessa situação profissional, o marketing é um instrumento fundamental para o sucesso.

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre o marketing digital para o microempreendedor individual e sobre como ele funciona. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Marketing digital para o microempreendedor individual

Fonte: Freepik

Marketing digital para o microempreendedor individual: entenda como fazer com essas dicas

Um dos principais desafios de um profissional que trabalha de forma autônoma, ou que tem a sua própria empresa, é construir uma base estável de clientes. Afinal, sem um vínculo empregatício, não há a garantia do pagamento do salário todos os meses, o que torna imperativo manter a empresa crescendo para obter lucro.

Mas como fazer isso? Uma das estratégias mais eficientes que você pode usar nesta situação é o marketing digital. Assim, a seguir, vamos dar algumas dicas de marketing digital para o microempreendedor individual. Confira!

Descubra quem é o seu público-alvo

O marketing digital é mais efetivo se for direcionado para uma audiência específica. Desse modo, um dos primeiros passos para montar uma estratégia é entender qual é o segmento do mercado que a sua marca quer alcançar.

Depois que você descobrir isso, é muito mais fácil criar planos com os desejos e problemas dessa audiência em mente. A consequência, então, é que a sua estratégia de marketing digital se torna muito mais atraente para o público-alvo em questão.

Como descobrir o público alvo da sua empresa?

Fonte: Freepik

Além disso, é essencial, primeiro, fazer uma análise do seu próprio negócio e se perguntar como ele se posiciona no segmento. A partir disso, é possível entender quais pessoas estão presentes neste nicho e, por fim, fazendo uma análise destas pessoas, você é capaz de entender quais são os desejos e necessidades delas.

Direcionar o conteúdo é fundamental para atingir, com assertividade, as pessoas que são possíveis clientes para a sua empresa. Se o seu conteúdo for generalizado, dificilmente ele causará interesse no seu público-alvo. Por isso, entenda quais são os desejos e necessidades do seu público e busque criar conteúdos que sejam relevantes para eles. Assim, sua empresa consegue gerar leads e fidelizar quem já é cliente.

Crie um site

Para fazer marketing digital, é preciso ter alguns veículos de comunicação para a sua empresa no mundo online. E um dos principais recursos que você pode ter para mostrar o seu trabalho para possíveis clientes é um site. Afinal, se alguém procurar pelo nome da sua empresa no Google, é importante que essa pessoa possa encontrar uma página que apresente o seu negócio de forma promissora.

Ao criar um site, procure pensar em que imagem você quer transmitir do seu negócio para os usuários. Além disso, é crucial garantir uma navegabilidade positiva, fazendo o seu site funcionar de forma simples e rápida.

Como melhorar a experiência do usuário no seu site

Fonte: Freepik

A criação de sites ainda passa pela preocupação da harmonização dos sites e com o funcionamento do mesmo. Isso porque é importante manter o cliente no seu site, mas se ele não for atraente e ficar travando muito, as chances de uma pessoa ficar na página são mínimas, o que faz com que você perca todo o seu trabalho de captação, perdendo leads em potenciais.

Invista no uso de SEO

Uma vez que você tenha criado um site, é importante empregar técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de busca) para garantir que as pessoas possam encontrá-lo com facilidade.

Por exemplo, palavras-chave devem ser incluídas no título de cada página. Essas palavras são os termos que são digitados na barra de buscas do Google quando um usuário procura por aquele assunto, logo, incluí-las em uma página faz com que a plataforma inclua o seu site nos resultados de busca. Fazer isso de forma regular melhorar ainda mais o rankeamento do seu site nas páginas de resultados.

Até porque, vale destacar que quase ninguém passa da primeira página do Google em busca de alguma informação. No máximo, as pessoas vão até o final da primeira página. Algumas vezes, é comum pessoas acharem que quanto melhor posicionado sua marca está no Google, melhor a sua relevância.

O que é SEO

Fonte: Freepik

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são espaços importantes para ampliar o seu público. Por isso, é uma boa ideia criar uma presença para a sua empresa em sites como o Instagram, o Twitter ou o Facebook. Além de serem grandes vitrines mundiais para expor sua marca e seu posicionamento de mercado, as redes sociais são fundamentais para divulgar produtos, promoções ou campanhas.

Redes sociais também são essenciais para fazer uma espécie de pequena pesquisa de mercado. Por exemplo, você pode medir a popularidade de determinada campanha por meio das reações do Facebook ou das enquetes em Stories no Instagram. Além disso, se os resultados forem negativos, é possível ter uma análise dos seus erros navegando pelos comentários dos posts. Uma empresa que aprende com os erros mostra que está se importando com a opinião dos clientes, o que valoriza sua imagem.

Agência de Gestão e Otimização de Sites

Contrate uma agência de marketing digital

Para saber mais sobre o marketing digital para o microempreendedor individual, o ideal é contar com a ajuda de especialistas. Uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda nessa tarefa. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada que oferece diversos serviços de marketing online.

Na IMMA, oferecemos serviços entre marketing de conteúdo, Inbound Marketing, otimização de sites para SEO e muito mais, a fim de valorizar o posicionamento da sua marca no âmbito digital e fazer com que sua empresa se destaque com captação de leads oriundo de campanhas bem montadas e planejadas fazendo uso da criação de conteúdo direcionado.

E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento!

Veja também