4 dicas para aumentar o alcance do conteúdo na internet

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
26/11/2020
Marketing de Conteúdo

Se você é uma pessoa que cria conteúdo na internet, com certeza já se preocupou com o número de usuários que consome o seu conteúdo e em como aumentar o alcance do conteúdo na internet. Afinal, garantir que cada vez mais pessoas encontrem a sua produção é parte do trabalho de um criador de conteúdo digital. Mas como fazer com que mais usuários encontrem o seu trabalho?

Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos ajudar você nessa tarefa, apresentando as 4 dicas para aumentar o alcance do conteúdo na internet. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

4 dicas para aumentar o alcance do conteúdo na internet

Fonte: Freepik

Conheça as 4 dicas para aumentar o alcance do conteúdo na internet

O sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo tem tudo a ver com o seu alcance. Isso porque de nada adianta criar conteúdo de alta qualidade se poucos usuários conseguem encontrá-lo e consumi-lo. Felizmente, há muitas formas de aumentar o alcance do seu conteúdo no mundo online. A seguir, vamos citar algumas das principais delas. Confira!

Compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais

As redes sociais funcionam através da interação e do compartilhamento de conteúdo. Não importa se o site é o Twitter, o Instagram ou o Facebook, o objetivo é fazer os usuários interagirem, e essa interação é feita por conta de posts, textos, vídeos, imagens, etc. Tudo isso pode ser conteúdo criado pela sua marca.

Sendo assim, para fazer com que mais pessoas encontrem o seu conteúdo, certifique-se de que ele esteja postado nas mídias sociais. Você pode até postar conteúdos específicos em grupos de discussão sobre o assunto nos sites que os oferecem, como no Facebook, por exemplo. Isso garante ainda mais usuários interessados tendo acesso ao que você produz.

Principais redes sociais para utilizar nas empresas

Além disso, as redes sociais são ótimas para que você possa fazer uma espécie de análise do tipo de conteúdo que tem mais potencial para gerar interação entre seu nicho. O Twitter, por exemplo, é muito bom para que você veja os conteúdos que estão nos Trends da plataforma (conteúdos mais comentados) e, dessa maneira, você consegue produzir conteúdos relacionados com aquele tema.

Entender qual tipo de conteúdo o seu cliente mais gosta de consumir também é fundamental para a estratégia de conteúdo. Nesse sentido, redes sociais como o Facebook ajudam a ter uma ideia da receptividade do seu público para com determinado conteúdo. Isso pode ser feito através das reações e comentários da rede social. Ali, você consegue ter ideia se sua campanha está bem ou não e, por meio dos comentários, você consegue perceber quais são os erros e acertos do seu conteúdo.

Dicas para gerar mais engajamento nas redes sociais

Crie conteúdo em diferentes formatos

Um dos maiores erros de produção de conteúdo que você pode cometer na internet é se limitar a um único formato. Isso porque cada pessoa prefere um tipo de conteúdo diferente. Assim, se você só faz vídeos, por exemplo, perde a atenção de usuários que preferem textos ou imagens.

A melhor solução, portanto, é diversificar a produção de conteúdo da sua marca. Dessa maneira, você pode englobar formatos diferentes e atingir uma audiência muito mais ampla. No entanto, vale destacar que cada meio de divulgação e produção de conteúdo sugere e precisa de uma abordagem e linguagem diferente. Isso quer dizer que um conteúdo de artigo, por exemplo, não pode ser utilizado como roteiro de podcast sem que seja modificado de acordo com os moldes de plataforma.

Crie conteúdo em diferentes formatos

Aprenda sobre SEO

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization, ou “otimização para mecanismos de busca”. Trata-se de um conjunto de técnicas que torna um conteúdo ou um site mais atraente para plataformas de busca como o Google.

Portanto, através de recursos como palavras-chave, você pode influenciar o rankeamento de resultados de busca do Google. E essa influência é crucial, pois os primeiros posicionamentos dessas páginas de resultados costumam receber a maioria dos cliques. Logo, usar técnicas de SEO faz com que mais usuários encontrem o seu conteúdo através do Google, multiplicando o alcance do mesmo.

A dificuldade, neste sentido, é conseguir adequar o conteúdo às métricas de SEO. Isso porque, por mais que o seu conteúdo seja extremamente bem escrito, rico em informações e apuração de dados, ele ainda precisa passar por uma revisão para ser reescrito seguindo essas métricas, caso contrário, não tem muito potencial de alcance.

Entenda o que é o SEO

Ainda falando em conteúdo e métricas, o SEO também dá um conselho fundamental em suas métricas: a utilização de elementos visuais para quebrar o texto e torná-lo mais atrativo. Assim, os seus conteúdos não ficam, aparentemente, extensos e cansativos demais para o leitor, diminuindo as chances de rejeição.

Quando se fala em SEO, também é importante mencionar o uso de palavras-chave. Elas guiam todas as métricas de SEO e devem ser usadas de maneira planejada para que sejam assertivas. As palavras-chave são as expressões e frases que as pessoas escrevem na barra de busca do Google. Por isso, quanto mais específica, melhor é, pois a concorrência é infinitamente menor. Quando se coloca palavras muito vagas como “marketing digital”, por exemplo, o número de resultados é enorme.

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência especializada para cuidar da produção de conteúdo da sua marca

Às vezes, a melhor forma de elevar os resultados de uma estratégia é deixando-a nas mãos de profissionais especializados. Por isso, se você precisa de dicas para aumentar o alcance do conteúdo na internet, vale a pena considerar a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital.

A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe altamente qualificada que oferece o serviço de produção de conteúdo para empresas de qualquer porte. A equipe IMMA tem conhecimento das técnicas de SEO e de crescimento no marketing online, estando preparada para oferecer o suporte que você precisa.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca essa oportunidade. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca! Invista no crescimento da sua marca, venha fazer um orçamento conosco e veja sua empresa se posicionar melhor.

Veja também