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8 dicas de marketing digital para pequenas empresas

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Hoje, as empresas têm diversas maneiras para trabalhar o marketing. Mas criar uma estratégia, especialmente quando a empresa é pequena e tem recursos limitados, pode ser difícil. Por isso, elaboramos algumas dicas de marketing digital para pequenas empresas.

8 dicas de marketing digital para pequenas empresas

Enquanto as mídias tradicionais, especialmente a publicidade impressa e televisiva, são bem mais onerosas, as mídias sociais são, geralmente, livres e facilitam o trabalho para quem tem baixo orçamento para divulgar a empresa.

Então, quais os melhores canais para pequenas empresas colocarem o marketing digital em prática? Quais as melhores formas para tornarem-se conhecidas sem gastar muito?

Confira 8 dicas de marketing digital para pequenas empresas

1) Criar um blog: uma das melhores dicas de marketing digital para pequenas empresas é blogar. Calma, você não vai virar blogueiro. É que ao fornecer conteúdo informativo, é possível atrair a atenção até de quem não está, necessariamente, interessado em contratar um produto ou serviço, mas apenas se informando sobre determinados assuntos.

Além disso, manter um blog pode ser mais simples e barato do que ter um site completo. Ainda que sites corporativos sejam bastante importantes atualmente, mostrar ao público que você está se inserindo no universo digital e produzindo conteúdo em um blog é melhor do que não ter nada para apresentar.

Quem já possui um site deve pensar em inserir nele um blog, pois é um canal interessante e eficaz para tornar-se relevante para os mecanismos de busca. Quanto mais você atualiza o blog, mais o Google percebe que você está preocupado em informar os usuários, o que torna seu material mais relevante no ranqueamento.

Marketing Digital

Outra forma criativa de gerar tráfego para o site são os guest posts, ou seja, postagens escritas por convidados. Trocar postagens com outras páginas é uma estratégia digital bem importante, principalmente para gerar links externos que apontam para seu site. Quanto mais links externos em páginas confiáveis, maior a probabilidade dos mecanismos de busca te considerarem um especialista no assunto. Isso também ajuda a melhorar o ranqueamento da página.

2) Utilize mídias sociais: acessíveis e com plataformas altamente amigáveis, as mídias sociais são muito importantes para todo tipo de empresa que quer ser vista hoje em dia. Segundo Mike Volpe, diretor de marketing da HubSpot, “a mídia social produz quase o dobro dos leads de feiras, telemarketing ou mala direta de marketing”.

Ou seja, participar de feiras e eventos é bem interessante para conhecer pessoas e fechar negócios, mas estar presente nas mídias sociais é importante para estar em contato com o público em geral e gerar tráfego para o site através da criação de backlinks.

3) Crie uma página de negócios no Facebook e utilize a mídia paga: o Facebook é uma das ferramentas de marketing digital mais importantes para qualquer negócio atualmente, especialmente para pequenas empresas.

Todo mundo gasta uma boa parcela de seu tempo livre navegando em redes sociais, especialmente no Facebook, o que proporciona grandes oportunidades para pequenos empresários construírem relacionamentos com seus fãs através do compartilhamento de conteúdos relevantes e interação com os comentários dos usuários.

Marketing para pequenas empresas

Considerar também a utilização de publicidade do Facebook é importante. Afinal, essa é uma das redes sociais mais utilizadas, o que faz com que muita gente veja suas propagandas. Os anúncios que aparecem no feed de notícias são impossíveis de não serem notados e mostram grande eficácia, sem falar que as pessoas sempre lembram da marca.

Os anúncios para negócios locais têm se mostrado particularmente eficientes, tendo em vista a possibilidade de direcionamento e ao fato de atingirem muitos clientes em momentos nos quais estão mais propensos a comprar.

4) Publicar no Pinterest e Instagram: quem trabalha com produtos ou serviços com visuais diferenciados, como restaurantes, cafeterias e lojas de decoração, deve procurar utilizar regularmente essas redes sociais baseadas em imagens. Tanto o Pinterest quanto o Instagram são gratuitos e ambas plataformas têm muitos usuários, especialmente mulheres.

É possível, por exemplo, dirigir um grande tráfego para o site através de Pinterest e nenhuma plataforma usa hashtags para aproximar e construir públicos como Instagram.

Quem deseja conquistar cada vez mais o público feminino deve realmente pensar em investir nessas plataformas de imagens, tendo em vista que as mulheres são inerentemente mais visuais do que os homens.

Marketing digital

Não é apenas um clichê quando falamos que uma imagem vale mais que mil palavras. Segundo Ria Romano, sócia da RPR Public Relations, “para cada dólar que um consumidor do sexo feminino gasta em produtos e serviços que encontram no Facebook de nossos clientes, o mesmo cliente vai gastar US$ 3 para o mesmo produto ou serviço no Pinterest”.

5) Utilize diferentes tipos de e-mail marketing: o e-mail marketing ainda se mantém como uma estratégia muito válida para informar os clientes e atraí-los para o seu site. É por isso que grandes empresas continuam investindo bastante nessa ferramenta e seguimos recebendo diversos e-mails desse tipo durante o dia.

Pode parecer besteira, mas a grande maioria das pessoas que possui um bom poder aquisitivo acessa o e-mail pessoal todos os dias, mantendo esse tipo de comunicação muito válida até os dias de hoje. Quando um e-mail marketing de oferta atinge um cliente que já está pensando em comprar determinado produto, então o sucesso está garantido.

Marketing na internet

Não se esqueça de integrar suas campanhas de e-mail marketing com suas outras campanhas de marketing para maximizar o impacto. Por exemplo, se você estiver realizando um concurso no Facebook, notifique seu mailing para aumentar a participação. Ou, se você estiver fazendo uma oferta especial, envie um lembrete por e-mail. Isso pode ativar muito mais gente do que você imagina.

6) Utilize o Google AdWords: esse é outro tipo de anúncio que, quando bem construído, tende a apresentar ótimos resultados. A publicidade no Google é um pouco mais cara do que a do Facebook, mas imensamente mais barata do que qualquer anúncio feito em uma mídia tradicional.

Presença online para pequenas empresas

Os anúncios no Google podem ser uma maneira eficiente para se inserir no mundo do marketing digital e voltar sua verba de marketing para atingir especificamente as regiões e as pessoas realmente interessadas no seu negócio. Uma campanha eficiente no Google AdWords pode ser uma excelente forma de gerar leads qualificados para pequenas empresas.

7) Conduzir webinars: fazer um webinar é sempre interessante, principalmente para gerar e construir uma lista de leads. Afinal, um webinar é uma forma mais interativa de conversar e interagir com potenciais clientes.

Apenas certifique-se que o seu webinar tem um conteúdo rico e relevante para o público-alvo, além de estar bem divulgado e organizado. Se você não tem conhecimento sobre realizar e conduzir um webinar, é melhor tentar fazer uma parceria com quem já tem para que a estratégia funcione corretamente.

8) Não se esqueça de conversar com a imprensa tradicional: A mídia tradicional funciona alimentada por notícias e releases apurados diariamente. Ao incluir comunicados a imprensa como parte de uma estratégia de marketing, as pequenas empresas são capazes de oferecer seu conteúdo diretamente a jornalistas e blogueiros, uma estratégia de divulgação importante.

Hoje em dia já existem várias ferramentas online para envio de comunicados e releases à imprensa que não são muito onerosas, principalmente quando se produz bastante material, fazendo vários envios semanais.

Marketing na internet

A principal vantagem dessas comunicações é que, além de tornar a empresa mais conhecida, pode gerar backlinks de altíssima qualidade para o seu site, o que certamente coopera para que ele apareça nas primeiras posições dos mecanismos de busca.

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