Você quer se conectar com os clientes locais através do Facebook? Já considerou a segmentá-los através de anúncios na rede social? Os anúncios do Facebook oferecem uma maneira rápida, fácil e de baixo custo para atingir os consumidores em sua área. Descubra como alcançar os clientes locais com anúncios do Facebook.
Fonte: FreePik.
Veja como alcançar os clientes locais com anúncios do Facebook:
Escolha o tipo de anúncio
Você pode direcionar qualquer tipo de anúncio do Facebook ao público da sua área, incluindo quatro projetados especificamente para comerciantes locais. Basta identificar a área geográfica desejada para o público em suas opções de segmentação. Para começar, vá para o seu Gerenciador de Anúncios do Facebook e clique em criar anúncio.
A partir daí, você vai precisar selecionar o objetivo de seu anúncio. O objetivo determina o tipo de anúncio que você deseja executar. O que você escolhe depende de seus objetivos e, é claro, do que você realmente está promovendo.
Como o Facebook adicionou alguns anúncios especificamente para empresas que desejam atingir os usuários na sua área, fica bem mais fácil para comerciantes locais fazer propaganda na rede social de forma eficiente e direcionada. Dependendo do tipo de anúncio escolhido, é possível até marcar em um mapa a área de atuação da empresa.
Os usuários do Facebook dentro de sua área especificada, faixa etária e sexo vão receber seus anúncios, transformando-os em potenciais clientes. Este tipo de anúncio utiliza como base a localização dos usuários em tempo real, ou seja, quem realmente está passando pela área do seu negócio.
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Isso é superimportante, pois significa que usuários do Facebook de outras cidades que estão visitando a sua cidade também podem ser impactados pelo anúncio!
Configure a área de atuação
A seleção do local que sua empresa deseja alcançar depende do tipo de anúncio do Facebook você está usando. Se você escolheu alcançar as pessoas perto da sua empresa, utilize a função do mapa, que é bem mais fácil de programar. O Facebook já sabe a localização do seu negócio e encontrará automaticamente sua localização, destacando a área em torno dela.
Se você quiser alterar o local, basta arrastar o círculo ao redor do mapa ou digitar um endereço na caixa abaixo dela. Você também pode ajustar o raio que deseja atingir usando o menu no canto inferior direito do mapa, que pode ser menos preciso.
É possível ter mais de uma área de atuação e sua segmentação pode ser tão ampla quanto um país ou tão específico como uma rua. Todos os anúncios do Facebook permitem ajustar a sua segmentação regional de acordo com raio.
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Outros tipos de anúncios permitem que você exclua locais. Dessa forma, é possível englobar toda uma região e ir excluindo algumas ruas ou áreas, para que o anúncio do Facebook se torne o mais específico possível, atingindo apenas pessoas que poderão ser atendidas.
Refine o público
O Facebook também permite direcionar os anúncios aos consumidores de acordo com algumas características do público-alvo da empresa, como idade e sexo. Isso pode ajudar a evitar, por exemplo, que o Facebook exiba propagandas de lojas de roupas masculinas a senhoras. No entanto, quem não estiver com o Facebook configurado corretamente acabará recebendo todo tipo de anúncio.
Alcançar as pessoas perto da empresa é um excelente recurso para quem tem um público-alvo amplo, como bares ou restaurantes. No entanto, quanto mais específico o nicho de uma empresa, mais difícil será alcançar seu público-alvo. Às vezes pode ser mais vantajoso, por exemplo, impulsionar posts ou fazer outro tipo de anúncio pago no Facebook.
Independentemente do tipo de anúncio que você escolher, comece selecionando a localização, faixa etária e sexo de quem você deseja alcançar. Em seguida, detalhe os dados demográficos do seu público, tais como educação, renda, interesses, hobbies, comportamentos, etc. Dessa forma, seu anúncio do Facebook para clientes locais ficará muito mais eficiente.
Agora que você já sabe como alcançar os clientes locais com anúncios do Facebook, comece a criar sua campanha de marketing digital.