O Facebook é enorme. Na verdade, ele é a maior rede social do mundo, com mais de 1,2 bilhões de usuários ativos, dos quais mais de 60% fazem check-in diariamente. Mesmo assim, muitas empresas se mantêm longe da publicidade no Facebook porque não a consideram interessante nem essencial. Mas será que a publicidade no Facebook pode beneficiar pequenas empresas?
Fonte: Facebook
Segundo uma pesquisa do Statista, o Facebook gerou mais de 26 bilhões apenas em dólares americanos durante 2016, tornando a publicidade sua maior fonte de receita. Isso significa que muitas empresas estão pagando e se beneficiando dos anúncios no Facebook.
Os anúncios do Facebook são mais como anúncios gráficos do que anúncios de pesquisa. Eles devem ser usados para gerar demanda, não para cumpri-la. Os usuários estão no Facebook para se conectar com seus amigos, não para encontrar produtos. Mas, se isso acontecer num momento oportuno, o usuário vai até gostar.
Pense nos anúncios da rede de pesquisa do Google Ads. O usuário digita uma palavra-chave relacionada ao seu anúncio porque está pesquisando um produto ou serviço como o seu. Seu anúncio é exibido, ajudando você a encontrar novos clientes.
Com os anúncios exibidos no Facebook, é diferente. Os usuários recebem anúncios que se relacionam com seus interesses e personalidade. Isso faz com que eles possam esbarrar na sua empresa, uma vez que as peças publicitárias estão alinhadas com as preferências de cada pessoa. Com um anúncio tão dirigido e segmentado, é quase impossível a publicidade no Facebook não funcionar.
Para pequenas empresas, principalmente as mais jovens, estar no Facebook e atingir potenciais clientes é fundamental. Afinal, quando não há muita verba para gastar com propaganda ou marketing, poder investir em peças que saem mais baratas para a empresa e podem atingir milhares de pessoas por todo o mundo é realmente incrível.
Veja dicas para a publicidade no Facebook beneficiar pequenas empresas
1. Configure uma página do Facebook para o seu negócio: crie uma página pessoal do Facebook e, em seguida, uma página para o seu negócio. Isso é rápido, fácil e gratuito. Não tente transformar um perfil pessoal em um perfil para empresa. Empresas têm páginas, você não conseguirá criar publicidade sem uma página de negócios e ainda pode sofrer punições por parte do Facebook.
2. Não exija um compromisso muito grande da audiência: não ofereça produtos o tempo todo ou exija muito de sua audiência. A maioria das pessoas que está no Facebook não está em busca de produtos ou serviços. Por isso, crie publicidades que não exijam muito esforço de seus seguidores e que eles podem acionar com apenas um ou dois cliques.
Por exemplo, você pode pedir para que as pessoas se inscrevam em sua newsletter, baixem um conteúdo gratuito preenchendo só nome e e-mail, preencham um formulário curto de geração de leads, etc. Uma vez que você conhece seu público, as informações que você reuniu vão ajudar a trabalhar essa audiência através de seu funil de vendas.
3. Utilize a segmentação de anúncios do Facebook ao máximo: a possibilidade de segmentação da ferramenta de publicidade do Facebook é ótima. As pessoas fornecem um monte de informações pessoais para a plataforma que, por sua vez, aproveita essas informações para fins publicitários.
Ao configurar anúncios, você pode segmentar usuários por localização (cidade, estado, CEP e país), idade e sexo (dentro de sua base de clientes existente), interesses (categorias amplas ou interesses específicos), conexões, status de relacionamento, idioma, educação, locais de trabalho, dentre outros. Quanto mais você souber sobre seu público, mais fácil será segmentar anúncios.
4. Escolha imagens ou vídeos de boa qualidade para seus anúncios: mesmo que você tenha uma segmentação ampla ou uma incrivelmente restrita, seus anúncios não serão notados se não tiver uma imagem ou vídeo de boa qualidade e compatível com o que está sendo anunciado.
Se você está usando uma imagem ou combinação de imagens, é melhor comprá-las de banco de imagens ou contratar um profissional para fazê-las. Geralmente, imagens de pessoas que correspondem com seu público-alvo tendem a funcionar melhor do que imagens genéricas ou, simplesmente, de produtos.
5. Rápido, claro e convincente: você só tem um punhado de palavras e poucas linhas para trabalhar. Por isso, seja claro, conciso e convincente com o título e o texto dos anúncios. Aproveite e faça pelo menos duas campanhas para testar suas imagens e textos. Verifique qual está se saindo melhor, pause a que não está tão bem e crie uma terceira. Logo você terá uma campanha operando perfeitamente.
Agora que você sabe que a publicidade no Facebook pode beneficiar pequenas empresas e ainda tem algumas dicas sobre como obter o máximo de seu anúncio, você está pronto para começar a testar suas ideias. Felizmente, os anúncios do Facebook são bastante acessíveis, mesmo para aqueles com um orçamento apertado.