Como criar um podcast corporativo do zero

Com 22 anos e formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
10/09/2021
Podcast in Company

Você sabe como criar um podcast corporativo do zero? Os podcasts são uma ótima maneira de se conectar com seu público. Ajuda a construir uma marca pessoal e os ouvintes vão construir uma opinião positiva sobre a sua marca.

Você também pode usar podcasts como uma forma de gerar leads para o seu negócio, divulgando conteúdo útil e relevante para o seu público-alvo.

O mercado de podcasting está crescendo, porque é uma maneira fácil de interagir com as pessoas online. Na verdade, a Apple anunciou recentemente que os podcasts ultrapassaram os 40 milhões de assinantes em todo o mundo só no ano passado!

Como criar um podcast corporativo do zero

Fonte: Envato

Quando falamos em um ambiente corporativo, os podcasts permitem que as empresas se conectem com seus clientes de forma pessoal e interativa. Isso torna mais fácil para os ouvintes se manterem atualizados com as mudanças, sucessos e até mesmo fracassos da empresa.

Um podcast também pode ser uma ótima ferramenta de recrutamento. As empresas podem usá-lo como uma forma de expandir seu alcance e alcançar funcionários em potencial, dando-lhes uma visão interna da cultura da empresa.

Por isso, neste artigo, vamos debater um pouco sobre como criar um podcast corporativo do zero e quais são as principais orientações neste sentido. Se você se interessa pelo conteúdo, acompanhe nosso novo artigo e confira as informações.

Agência de Gestão e Podcast in Company

Dicas de como criar um podcast corporativo do zero

A indústria de podcasting está passando por uma mudança dramática. Não se trata mais apenas de podcasts individuais. Mais e mais empresas estão começando a usar o poder do conteúdo de áudio para se conectar com seu público, e essa tendência deve continuar.

Os podcasts podem ser usados como um microblog, onde você pode compartilhar suas últimas atualizações e histórias com seu público em formato de áudio.

Dicas de como criar um podcast corporativo do zero

Fonte: Envato

Eles também ajudam você a ficar por dentro das últimas tendências e novidades sem ter que perder tempo no trabalho ou estar em eventos que exijam que você perca reuniões ou conferências importantes

Esses benefícios tornam os podcasts uma ferramenta poderosa para empresas que desejam investir neles como parte de sua estratégia de marketing. Portanto, as dicas abaixo o ajudarão a criar um podcast corporativo do zero:

O primeiro é identificar o seu público-alvo

A primeira etapa para criar um podcast corporativo do zero é identificar seu público-alvo. É importante decidir com quem você deseja falar e como alcançá-los.

Este primeiro passo é crucial porque o ajudará a decidir sobre tudo, desde o tom do seu podcast, o prazo e quem você deve entrevistar. Todos esses aspectos ajudarão a criar um podcast mais bem-sucedido.

O primeiro é identificar o seu público-alvo

Fonte: Freepik

Com o público em mente, é essencial saber qual tipo de conteúdo abordar

Os podcasts oferecem uma variedade de conteúdo relevante para o público. Portanto, antes de iniciar um podcast, é importante saber quais tópicos devem ser abordados e que tipo de tom deve ser usado. Também é importante saber o que o público deseja e os diferentes tipos de conteúdo que eles gostam de consumir.

Os podcasts têm o melhor desempenho quando fornecem valor, mas muitas vezes cabe ao host entender qual é esse valor. Isso pode ser difícil porque há muito conteúdo lá fora, então você precisa identificar seu público-alvo e saber o que ele deseja.

Qual é o seu objetivo final para o seu podcast? É apenas para entretenimento ou tem um objetivo educacional ou inspirador específico? Que tipo de conteúdo funcionou no passado para outros podcasts semelhantes?

Com o público em mente, é essencial saber qual tipo de conteúdo abordar

Fonte: Envato

Crie um roteiro para o seu podcast ser mais profissional

Muitos criadores de conteúdo têm dificuldade em encontrar o script certo para tornar seu podcast um som profissional. Portanto, é útil ter um modelo de script em mãos para que você possa editar seu conteúdo de acordo com suas necessidades.

Um script é uma orientação passo a passo de como você deve narrar o episódio do podcast. Inclui a introdução, o corpo e a conclusão de como o episódio deve ser. Ter um script ajuda você a ser mais organizado e entender o que você quer dizer em cada seção do seu podcast.

Crie um roteiro para o seu podcast ser mais profissional

Compre os equipamentos certos para gravar um podcast

Existem 8 ferramentas essenciais para criar um podcast corporativo do zero:

  • Computador;
  • Interface de áudio;
  • Microfone;
  • Fones de ouvido ou monitores de estúdio;
  • Mixer;
  • Gravador;
  • Software DAW (editor de som, sequenciador e host de plug-in);
  • Disco rígido externo.

Compre os equipamentos certos para gravar um podcast

O que é um Podcast Corporativo?

Como já mencionamos, um podcast é uma gravação digital de áudio ou vídeo distribuída pela Internet. Normalmente consiste em entrevistas, comentários ou recursos regulares que são transmitidos em uma programação regular. Alguns tipos de podcasts são essencialmente versões de áudio de postagens de blog.

O que é um podcast corporativo? Um podcast corporativo é basicamente uma versão de áudio do que normalmente seria visto como marketing de conteúdo – é uma gravação de áudio distribuída pela Internet. Como tal, geralmente são feitos com o objetivo de criar consciência de marca e/ou gerar leads para sua empresa.

Um podcast corporativo pode ser feito para criar consciência de marca, construir relacionamentos com seus ouvintes, gerar leads para sua empresa e fidelizar os clientes já captados anteriormente, os inserindo ainda mais na cultura da marca. Por isso separamos as dicas de como criar um podcast corporativo do zero.

O que é um Podcast Corporativo?

Fonte: Envato

Quais são os benefícios de criar um podcast?

Podcasting é uma ótima maneira de divulgar sua voz em grande estilo. A criação de um podcast traz muitos benefícios. Algumas delas são que você pode atingir um público amplo, estabelecer-se como um especialista e gerar receita com publicidade ou patrocínio.

Os podcasts oferecem aos criadores de conteúdo a chance de compartilhar sua voz com o público em um ambiente mais pessoal e íntimo do que outros veículos de mídia digital. Eles também fornecem a oportunidade para os criadores de conteúdo serem recompensados por seu trabalho, o que pode ser altamente lucrativo.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

Como o formato de podcast vem crescendo nos últimos anos

Como o formato de podcast tem crescido nos últimos anos, não é surpresa que os podcasts estejam dominando o rádio. Os podcasts também estão encontrando seu caminho em outras propriedades de mídia, como TV e filmes.

Os podcasts oferecem aos ouvintes uma experiência íntima com seus artistas ou personalidades favoritos, que eles podem conhecer mais intimamente do que na mídia convencional. No entanto, um dos principais desafios desse meio é que é difícil para um ouvinte encontrar um podcast que fale com ele.

Entendendo como fazer um roteiro de podcast

Ferramentas de descoberta de podcast foram criadas para ajudar a resolver esse desafio, apresentando às pessoas novos podcasts interessantes e ajudando-as a descobrir novos ao longo do caminho. Além disso, se você é um podcaster, essas ferramentas podem ajudar a aumentar seu alcance e números de público também.

Em 2020, os podcasts foram o formato mais popular para conteúdo de áudio. Aproximadamente 28 milhões de pessoas consumirão podcasts regularmente. A porcentagem é bem alta – 33% a mais do que os números do ano anterior de 21 milhões de ouvintes. Estes dados foram do estudo realizado pela Kantar Ibope.

Agência de Gestão e Podcast in Company

Faça marketing de conteúdo com a ajuda de uma agência de marketing digital

Agora que você já sabe como criar um podcast corporativo do zero, conte com uma agência para te ajudar no marketing de conteúdo. Uma agência de marketing digital é uma empresa que usa várias técnicas de marketing para chegar aos consumidores. Uma das técnicas mais comuns é o marketing de conteúdo.

Por isso, entre em contato conosco, da Agência IMMA, e saiba como podemos ajudar a impulsionar a sua marca com algum dos nossos diversos serviços de marketing.

Veja também