Você sabe quais são as 5 dicas para criar um podcast corporativo? Fazer o marketing de sua empresa de maneira eficaz pode ser difícil, especialmente quando você não tem os recursos para contratar uma equipe de marketing em tempo integral. Uma maneira de promover o seu negócio sem gastar muito dinheiro é criando um podcast.
Os podcasts são uma das maneiras mais eficazes de envolver seu público e alcançar pessoas que, de outra forma, não estariam em seu radar. Embora o podcast possa parecer assustador, é mais fácil do que você pensa, e há muitos recursos disponíveis online.
Ou seja, um podcast é uma forma de as pessoas serem informadas sobre um determinado tópico, seja empreendedorismo ou criptomoeda. É uma maneira fácil de os ouvintes interagirem com o anfitrião e aprenderem mais sobre o tópico.
Por toda a sua importância para a comunicação da empresa e a fidelização dos clientes, vamos apresentar quais são as 5 principais dicas para criar um podcast corporativo. Quer entender melhor? Confira!
5 dicas para criar um podcast corporativo
Muitas pessoas estão falando sobre podcasting atualmente, então por que não se juntar a eles? Os podcasts se tornaram uma forma eficaz de ficar em contato com o que está acontecendo em diferentes comunidades.
Com estas dicas, esperamos que você possa começar seu próprio negócio com base em podcasting para alcançar o maior número de pessoas possível e agregar valor a outros públicos também. Portanto, veja estas dicas incríveis abaixo:
Reúna informações sobre sua empresa antes de produzir o podcast
O processo de podcasting não é tão simples e direto quanto parece. Você precisa considerar muitos fatores diferentes antes de produzir o podcast. Primeiramente, indicamos que você reúna informações sobre sua empresa antes de produzir o podcast:
-
Quais são seus objetivos para o seu podcast?
-
Quem vai ouvir?
-
A que horas eles costumam ouvir?
-
Existem orientações que você deve seguir?
Crie episódios com um tema abrangente no podcast
Para criar um episódio com um tema tão amplo, é importante ter uma visão geral do que está acontecendo no espaço. Saber quem está fazendo podcasts e sobre o que eles falam ajudará você a restringir seu tópico para que possa se concentrar em uma área específica.
Depois de ter uma ideia para o seu tópico, decida se isso faria sentido para apenas um episódio ou se seria mais adequado como parte de uma série maior sobre o assunto.
Considere entrevistar convidados sobre seus conhecimentos no podcast
A coisa mais importante sobre como dar uma entrevista aos convidados do seu podcast é que você faça perguntas instigantes. A melhor maneira de fazer isso é por meio da preparação.
As perguntas devem se concentrar em fazer seus convidados falarem sobre o motivo do podcast, o que esperam obter com isso, há quanto tempo estão fazendo o podcast e como é seu público ideal.
Promova o podcast em canais de mídia social
Promover um podcast no mundo de hoje é muito mais fácil do que nunca, graças às plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.
Tudo que você precisa fazer é postar sobre o podcast em cada um desses sites e esperar que seus seguidores comecem a compartilhar o link ou ouvir.
Seja preparado para solicitações, comentários e perguntas nos podcasts
Existem muitos tipos diferentes de perguntas e comentários de podcast que podem ser feitos ou fornecidos pelos ouvintes, por isso é importante que você esteja preparado para eles. Existem alguns que podem se tornar complicados, como quando fazem uma pergunta que pode ser interpretada de várias maneiras.
Uma boa maneira de abordar isso é usar perguntas abertas, que irão gerar mais espaço para conversas e permitir que os ouvintes tenham a chance de falar e dar sua própria perspectiva sobre determinados tópicos.
Porque um podcast é importante para sua empresa
Em estudos recentes, 60% dos americanos estão usando podcasts como fonte de notícias e entretenimento. E esses números só estão crescendo. Se o seu negócio não fizer parte dessa tendência, você corre o risco de ficar desatualizado e ficar para trás em relação à concorrência.
O podcast se tornou uma ferramenta de marketing eficaz para muitas empresas nos últimos anos. As pessoas adoram ouvi-los enquanto estão indo para o trabalho ou levando o cachorro para passear, e quando estão procurando algo novo para ouvir em casa depois do trabalho.
Ou seja, este formato se popularizou e se tornou uma das principais formas de as pessoas consumirem conteúdo e, em muitos casos, têm substituído os programas tradicionais de TV e rádio.
Por isso, é importante que sua empresa entre nesta tendência e, assim, consiga uma boa forma nova de abordar conteúdos da empresa e, assim, fidelizar os clientes com informações relevantes.
O fato de os podcasts serem tão fáceis de produzir e baixar significa que as empresas podem alcançar um público mais amplo do que nunca.
Os podcasts também fornecem uma grande oportunidade para as empresas se envolverem com seus clientes e construir relacionamentos.
O que deve ser incluído no plano de marketing de um podcast produzido pela empresa?
O plano de marketing é um documento escrito pela empresa para delinear suas estratégias e táticas de marketing. Inclui uma lista de tipos de conteúdo, recursos, personas do público e outras informações que podem ser usadas para fins de marketing.
Um podcast deve incluir um esboço do seguinte:
-
Os objetivos do podcast;
-
As qualificações / experiência do anfitrião do podcast;
-
O público-alvo do programa;
-
O estilo do programa (programa de notícias, programa de entrevistas);
-
Uma descrição do site ou aplicativo onde o podcast está hospedado.
Crie podcasts com a ajuda de uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, pode ajudá-lo a criar podcasts usando suas habilidades em redação. Nós podemos ajudar a criar podcasts que terão sucesso com todo um planejamento de conteúdo bem estudado.
Eles garantem que os usuários de podcast voltem, oferecendo recursos interativos e participação do público, como pesquisas e enquetes. Entre em contato conosco, veja mais sobre nossos principais serviços e faça o seu orçamento. Investir na comunicação da sua empresa é o primeiro passo para seu sucesso.