Há muitas razões para investir em um podcast corporativo. Para uma empresa, essa é uma ótima oportunidade de diversificar as estratégias de marketing digital, podendo obter várias vantagens únicas desse formato.
No entanto, muitos empresários ainda não apostam no podcast como uma ferramenta de marketing online. Por isso, neste artigo, vamos apresentar os principais motivos para fazer uso desse veículo. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
Importância do investimento em podcast
Os podcasts são investimentos muito importantes e que geram, de fato, resultados positivos na estratégia de comunicação de uma empresa. Em especial no Brasil, este formato vem crescendo por ser relativamente novo, de baixo custo de produção e por permitir que o usuário consuma o conteúdo sem ter a obrigação de focar 100% nele.
Ou seja, com os podcasts, o ouvinte pode trabalhar, fazer suas tarefas e ouvir, sem ter que parar suas atribuições, como seria com um vídeo, por exemplo.
Pesquisas do Ibope de 2019 mostram que 50 milhões de brasileiros já ouviram podcast, cerca de 19% regularmente. O estudo ainda apontou que o mobile lidera como plataforma mais usada para ouvir podcasts.
Esses dados mostram a essencialidade de investir e entrar na onda do crescimento de podcast. Além de ser muito popular, é mais um formato que abre espaço para a captação de leads e fidelização dos clientes com novos métodos de compartilhar conteúdos.
Os Estados Unidos também tem surfado na onda dos podcasts. Pesquisas apontam que cerca de 24% dos estadunidenses ouvem, pelo menos, um podcast por mês, e este número tende a crescer a cada ano que passa.
Para ter uma dimensão da importância desse número, os 24% de ouvintes de podcast supera os 23% de pessoas que tem Twitter, por exemplo.
Dessa forma, é importante entender como se comunicar com este novo formato. Isso porque, cada formato de comunicação e produção de conteúdo demanda uma estratégia diferente de se ater ao conteúdo.
Por isso, é fundamental entender como é a melhor forma de fazer um conteúdo para podcast a fim de ter o melhor resultado possível.
Descubra quais são as 3 razões para investir em um podcast corporativo
Um dos pontos mais interessantes sobre o mundo do podcast é que ele pode englobar os mais diversos assuntos. Existem podcasts sobre política, cinema, cultura geek, religião, autoajuda, história, música, causas sociais, notícias… A lista é longa.
Na prática, isso é muito positivo para uma empresa. Essa diversidade de assuntos significa que, independentemente de qual seja a sua área de atuação, é possível encontrar um público interessado em um podcast sobre o seu nicho do mercado.
Mesmo assim, antes de aderir a uma estratégia no seu plano de marketing digital, é importante saber mais sobre ela. Desse modo, você consegue entender quais são os benefícios que essa abordagem oferece na prática. A seguir, então, vamos citar as principais razões para criar um podcast para a sua empresa. Confira!
É uma estratégia de marketing acessível
Para alguém que ainda está começando no mundo do marketing digital e do marketing de conteúdo, o podcast é uma estratégia com um excelente custo-benefício. Afinal, é relativamente fácil obter os equipamentos necessários para gravar um.
Para fazer uma comparação, pense em outra forma de marketing online muito popular: o vídeo. Gravar um vídeo é muito mais complicado do que gravar um podcast.
Você precisa pelo menos de uma câmera e de um microfone, e isso sem falar em outros equipamentos para garantir uma alta qualidade de produção, como luzes.
Já um podcast é muito mais simples: basta ter um microfone e um software de gravação para produzir um podcast de qualidade aceitável.
O podcast ajuda a criar autoridade para a sua empresa
Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo é criar autoridade para a empresa. Isso porque, ao oferecer informações importantes de forma gratuita, você constrói uma imagem positiva da sua empresa para os clientes.
Com o tempo, se a sua produção de conteúdo se mantiver estável, os usuários irão passar a procurar a sua marca especificamente para se informar a respeito dos assuntos que você aborda.
Esse processo é a criação de autoridade no mercado. Através dele, a sua empresa se transforma em uma referência na sua área de atuação, o que traz prestígio e confiança da parte dos consumidores.
É importante destacar que, para ter mais autoridade com a produção de conteúdo, é fundamental investir em muita pesquisa e apuração de dados a fim de fazer com que o conteúdo seja rico, bem apresentado e relevante para o público.
Com isso, sua empresa ganha autoridade e pode se tornar uma espécie de referência no segmento de atuação.
É uma maneira de construir um relacionamento com os seus clientes
O marketing de relacionamento consiste na construção de uma relação entre uma marca e os seus clientes. Essa relação só pode ser estabelecida através de iniciativas de aproximação por parte da empresa.
A criação de um podcast corporativo é uma dessas iniciativas. Isso porque o podcast é uma estratégia de marketing digital que dá um toque humanizado para a marca.
Ele envolve vozes humanas, o que torna o conteúdo mais pessoal. Para o usuário, isso é muito positivo e ajuda na formação de um vínculo.
Contrate uma agência de marketing digital
Agora que você já sabe quais são as razões para investir em um podcast corporativo, é hora de dar passos práticos para criar um para a sua empresa.
E o ideal é fazer isso com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Aqui, nossa equipe é especializada na criação de podcast empresarial, marketing de conteúdo e Inbound Marketing para fazer com que a sua empresa possa colher os melhores frutos e crescer no âmbito digital.
Por isso, não perca essa oportunidade e invista em profissionais qualificados para fazer com que sua empresa se torne referência no segmento de atuação, aumentando sua autoridade. Então entre em contato e faça já um orçamento para obter mais informações!