Qual será a importância dos podcasts para o marketing digital? Os podcasts são uma ótima maneira de transmitir sua mensagem. Eles são envolventes e portáteis. Você pode ouvi-los em qualquer lugar e no dispositivo de sua escolha.
Eles fornecem uma oportunidade para que os profissionais de marketing digital construam sua credibilidade e estabeleçam uma liderança inovadora no setor.
Os podcasts também ajudam os profissionais de marketing digital a se conectar com seu público em um nível mais pessoal, o que é uma grande vantagem, especialmente se eles estão tentando vender algo.
Os podcasts existem desde 2004 e, desde então, sua popularidade cresceu devido aos dispositivos móveis que os reproduzem enquanto os usuários fazem outras coisas, como dirigir ou caminhar.
A partir de agora, os podcasts representam 12% de toda a programação de rádio dos Estados Unidos, o que mostra o quão popular essa forma de conteúdo se tornou ao longo dos anos.
Quais são os benefícios dos podcasts para sua empresa?
Podemos dizer que os podcasts são uma forma de mídia que pode ser ouvida em qualquer lugar, sem distrações. Eles também permitem que você leve sua mensagem diretamente aos seus clientes, sem que eles entrem na loja ou liguem para você.
Dessa forma, os podcasts ajudam a construir confiança e credibilidade com clientes em potencial e dão às empresas uma voz mais humana.
Como já falamos, o podcast já existe há algum tempo, mas ainda é popular hoje devido ao seu uso nos negócios. A razão mais comum pela qual as empresas criam podcasts é porque desejam fornecer informações sobre seus serviços e produtos de que os clientes precisam para tomar decisões sobre o que desejam.
Portanto, os benefícios dos podcasts para sua empresa são muitos. Primeiramente, eles são uma forma econômica de atingir um grande público. Eles também têm a capacidade de envolver o público de uma forma mais pessoal, além de serem capazes de contar histórias de maneiras que seriam impossíveis em outros formatos.
O podcast também ajuda a criar uma conexão emocional com os ouvintes, tornando-os mais propensos a comprar produtos ou serviços de você. Este formato ainda pode ajudar a promover e construir sua marca, fornecendo valor e conselhos, em vez de apenas promover um produto.
3 principais razões pelas quais você precisa de um podcast em sua estratégia de marketing
Tradicionalmente, conceitua-se como podcast uma série de arquivos de áudio que são carregados na Internet para as pessoas ouvirem e baixarem.
Os podcasts geralmente são gravados em um estúdio, mas também podem ser gravados ao vivo. Mas qual a importância dos podcasts para o marketing digital? A gente explica em 3 tópicos:
Eles se dirigem a um público de nicho
A estratégia de marketing é direcionar pessoas com interesses semelhantes para que tenham mais probabilidade de se relacionar.
O podcast pode incluir informações que não estão disponíveis em seu site ou canais de mídia social.
Podcast é uma ótima maneira de estabelecer experiência com o cliente
Os podcasts permitem que você se conecte com os clientes e lhes forneça informações sobre seus produtos e serviços de uma forma que os conecte em um nível emocional. Pesquisas mostram que as pessoas retêm mais informações quando estão ouvindo podcasts, em vez de lê-los.
Logo, um grande número de profissionais em seu setor irá aos podcasts como especialistas, dando a você uma plataforma para mostrar seu conhecimento e experiência.
Podcast aumenta o tráfego e o envolvimento
Os podcasts são uma ótima maneira de aumentar o tráfego e o envolvimento em seu site. Quando as pessoas estão ouvindo podcasts em seus telefones, é muito mais provável que visitem o site correspondente para saber mais sobre o que estão ouvindo.
Se você tiver um podcast interessante, ele pode aumentar o tráfego e o envolvimento em seu site ou canais de mídia social, fornecendo links para ouvintes que desejam mais informações.
Como criar um podcast que envolva os clientes
Com os podcasts se tornando cada vez mais populares, é importante que as empresas criem os seus próprios para envolver os clientes. Criar um podcast é mais fácil do que nunca, graças aos avanços da tecnologia.
As empresas podem criar podcasts em diversos formatos. A primeira opção é ter um podcast apenas de áudio, que seria gravado e carregado como um arquivo MP3.
A segunda opção é um formato apenas de vídeo, que envolveria gravar a parte do áudio separadamente e, em seguida, adicionar gráficos ou imagens na parte superior desse feed. Finalmente, há a combinação de vídeo e áudio com imagens ao vivo misturadas com o podcast.
Escolher o tópico certo para o podcast da sua empresa é um desafio, especialmente se você for novo no setor. Você quer um tópico que seja relevante para sua empresa e que seja requisitado por seu público-alvo.
Tente navegar em fóruns, mídias sociais ou até mesmo em painéis de empregos para encontrar palavras ou frases sobre as quais as pessoas em seu setor possam estar falando.
Por exemplo, se você é uma empresa de hospedagem na Web, pode falar sobre o design de um site e como as empresas podem ter seu próprio site online.
Neste sentido, a escolha de tópicos para um podcast é um dos aspectos mais importantes para construir um público leal e engajado.
Quais equipamentos são necessários para criar um podcast?
Para que um podcast seja um empreendimento bem-sucedido, um indivíduo precisa ter o equipamento certo. Aqui estão alguns dos equipamentos básicos necessários para um podcast.
Microfone: o microfone é o equipamento mais importante de que um indivíduo precisa para criar um podcast. É melhor se o microfone tiver um cabo USB ou XLR.
Fones de ouvido: um indivíduo precisa de fones de ouvido ao gravar sua voz para arquivos de áudio, a fim de evitar que feedback e outros ruídos entrem no microfone.
Software de gravação: o software de gravação pode ser usado por pessoas que não desejam usar programas mais complicados, como Pro Tools, Logic e Cubase, que normalmente são usados em estúdios maiores.
Interface de áudio: uma interface de áudio pode ser usada por indivíduos que desejam ter mais controle sobre as informações técnicas do podcast.
Crie podcasts com a ajuda de uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital pode ajudá-lo a criar podcasts usando suas habilidades em redação. A Agência IMMA, por exemplo, pode criar uma variedade de maneiras de ajudar as marcas a criarem podcasts que terão sucesso.
Eles garantem que os usuários de podcast voltem, oferecendo recursos interativos e participação do público, como pesquisas e enquetes.