Todo o propósito do marketing de conteúdo está em produzir conteúdos que vão conquistar seus clientes. Se o seu conteúdo escrito não estiver obtendo este efeito, isso significa que ele não está funcionando. Por isso, confira essas 5 dicas para escrever conteúdos que vão conquistar seus clientes.
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Ter conteúdos que vão conquistar seus clientes no seu site e blog é algo de que não se pode abrir mão, principalmente porque a publicidade está crescendo cada vez menos. Como você deve ter experimentado, as pessoas não querem ver anúncios, mesmo quando estão pesquisando e especialmente em momentos de diversão. Muitas usam até bloqueadores de anúncios para garantir que não serão incomodadas.
A publicação contínua de conteúdo, por outro lado, ajuda a estabelecer relacionamentos. Isso ocorre porque a redação eficaz de conteúdo significa fornecer soluções para os problemas das pessoas. Escrever e publicar conteúdo continuamente atualmente significa fornecer soluções para os problemas das pessoas.
Se o seu conteúdo oferece formas para solucionar problemas de forma consistente (que direta ou indiretamente tenham a ver com sua empresa), os usuários começarão a confiar em você, o que costuma gerar negócios e fidelizar clientes.
Além disso, há muito conteúdo na Internet e suas mensagens podem se perder. Isso significa que você tem que se colocar constantemente na frente das pessoas com atualizações frequentes e relevantes. Buscar sempre se mostrar por dentro das tendências do seu mercado faz com que você permaneça no radar dos usuários e, quando eles precisarem de algo, vão logo lembrar de você.
O conteúdo do seu site deve ajudar seus clientes. Quanto mais você os ajuda, mais eles retornam. Não é preciso promover seu negócio abertamente, mas indiretamente através de informações úteis que realmente façam a diferença.
Veja então 5 dicas para escrever conteúdos que vão conquistar seus clientes:
Forneça respostas para perguntas frequentes: todo mundo tem dúvidas. Tanto que existe até um site completo dedicado a perguntas, o Quora. Mas, você não quer que um cliente em potencial vá parar num diretório de perguntas e respostas; você deseja que ele entre no seu site e, especificamente, numa determinada página.
Se o seu possível cliente deseja melhorar suas posições nos rankings de busca, ele provavelmente estará procurando “como posso melhorar meus rankings de busca?”. E você pode e deve oferecer esta resposta. Dar respostas ajuda a resolver problemas e cria confiança. Além disso, se você efetivamente ajudar a resolver algo, a possibilidade de ter o texto compartilhado é imensa.
Escreva conteúdo otimizado: cada peça de conteúdo bem escrito está automaticamente otimizada. No entanto, você tem que cuidar do SEO enquanto escreve o conteúdo. Repetir exaustivamente uma palavra-chave não é mais uma opção e faz mais mal do que bem para qualquer site. Use palavras similares, escreva naturalmente e busque por um vocabulário mais simples.
Melhorar o SEO do site com conteúdos eficazes e de qualidade é essencial para gerar tráfego e tornar-se referência. Quando um usuário encontra um conteúdo que realmente faz diferença para ele, a possibilidade de ele continuar navegando no site é imensa (assim como de recomendá-lo para seus conhecidos).
Escreva de maneira consistente e regular: nenhum conteúdo é único na internet. Milhões de páginas e postagens em blogs estão sendo rastreadas, indexadas e classificadas todos os dias pelos mecanismos de busca, e certamente centenas falam sobre as mesmas coisas. A competição pela atenção dos usuários é enorme, o que exige que a escrita seja feita de forma consistente de regular.
Se você não faz isso, tende a ficar atrás dos concorrentes porque muitos deles estão escrevendo e publicando regularmente. Além disso, se você está sempre publicando, aumenta a probabilidade de cobrir todos os aspectos de seus tópicos de discussão e aumenta a densidade geral de palavras-chave. Inclusive, vale lembrar que os mecanismos de busca preferem indexar conteúdo novo.
Escrever textos mais longos: atualmente, os principais motores de busca preferem artigos que contenham entre 600 e 1000 palavras. Se você fizer uma pesquisa, logo notará que postagens e artigos mais longos se classificam mais em comparação com os mais curtos. Isso tem dificultado bastante as coisas para quem produz conteúdos apenas para se colocar a frente nos rankings, sem pensar muito na qualidade do material.
Embora existam muitas outras maneiras de chamar atenção de clientes potenciais para o seu site (como as campanhas de PPC, por exemplo), a maneira mais eficaz de obtê-los é através da escrita de conteúdo de qualidade útil.
Mas é válido lembrar que, se o seu texto está com menos de mil palavras, porém apresenta coesão, coerência, vários dados interessantes e ilustrações, você não precisa tentar aumentá-lo só para conquistar um lugar na primeira página no Google. Isso tende a acontecer naturalmente com textos relevantes e bem escritos, ainda que sua contagem de palavras não seja tão grande.
Fale sobre benefícios e vantagens em vez de recursos: seus clientes em potencial não se importam com seus produtos. Eles querem saber como resolver problemas de forma fácil e simples, de preferência sem gastar muito. Se você quer conquistar clientes, seu conteúdo deve se concentrar nos benefícios e vantagens do seu produto e não em todos os recursos que ele oferece.
É claro que, ocasionalmente, é interessante dizer que sua empresa oferece algo que pode facilitar a vida das pessoas, mas esse discurso de vendas não faz parte dos conteúdos que vão conquistar seus clientes. Essa atitude de tentar vender algo a qualquer custo pode, inclusive, afastar muitos usuários, que logo se entediam com textos abertamente comerciais.
Essas foram dicas para escrever conteúdos que vão conquistar seus clientes. Conheça uma agência especializada, a Agência IMMA!