A importância da CTA no marketing de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
16/04/2021
Marketing de Conteúdo | Marketing Digital

Qual a importância da CTA no marketing de conteúdo? A CTA é um elemento muito citado quando se fala de marketing digital e marketing da atração. Isso porque o Inbound Marketing, ou seja, o marketing que busca atrair consumidores para a marca, necessita da CTA em todas as suas iniciativas.

Mas como esse recurso interage com o marketing de conteúdo? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar: Neste artigo, vamos explicar tudo sobre a importância da CTA no marketing de conteúdo. Continue com a leitura para entender mais sobre o assunto!

A importância da CTA no marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Entenda qual é a importância da CTA no marketing de conteúdo com esse artigo

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é uma CTA e qual é a sua função no marketing digital. Comecemos, então, pelo significado da sigla: CTA vem do inglês e significa call to action, o que, traduzido para português, fica “chamada para a ação”.

Trata-se, portanto, de um chamar, ou seja, um convite para uma determinada ação. No marketing online, a pessoa que é convidada a essa ação é um usuário. O usuário é convidado a fazer algo que tem o objetivo de aprofundar a relação dele com a marca. 

A call to action serve, desse modo, como uma conexão entre diferentes ferramentas de marketing de relacionamento. A ideia é que ela guie o usuário de uma interação com a empresa para a próxima, sempre tornando o vínculo entre ambos mais profundo. Por conta disso, a CTA aparece muito no marketing de conteúdo. Mas qual é a relação que existe entre os dois?

Para responder essa questão, é necessário analisar a natureza do Inbound Marketing, estratégia da qual a CTA faz parte. Inbound marketing é um termo que significa marketing da atração. É uma estratégia onde a ideia é atrair o cliente até a marca de forma mais sutil, contrastando com a abordagem direta e incisiva do marketing tradicional.

O processo de atrair um lead normalmente se dá, na internet, através da produção de conteúdo. Isso porque um usuário nem sempre procura por empresas espontaneamente. Ao invés disso, ele procura por conteúdos que possam ajudá-lo a resolver problemas de seu dia a dia.

É por esse motivo que muitas marcas investem na produção desses conteúdos úteis e informativos. O usuário encontra esse conteúdo através de mecanismos de busca como o Google, e, a partir disso, têm início uma relação dele com a empresa.

A CTA é uma parte fundamental de qualquer SMS Marketing

Fonte: freepik.

É com esse termo, relação, que voltamos para a importância da CTA nessa estratégia. Afinal, consumir um conteúdo não faz com que um usuário se converta magicamente em um cliente fiel da marca. Esse é apenas o princípio de uma jornada muito mais complexa, que vai envolver diversos outros tipos de conteúdo.

Por esse motivo, a inclusão de uma call to action é crucial para o sucesso de qualquer conteúdo. Ela normalmente é inserida no final, para que o usuário a veja após o consumo.

Dessa maneira, ela instrui a pessoa a fazer alguma coisa que vai ser positiva para a estratégia de marketing de conteúdo da empresa. Assim, ela dá continuidade ao marketing de conteúdo, permitindo que ele alcance seus objetivos.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Faça marketing de conteúdo com ajuda especializada

Agora que você já sabe qual é a importância da CTA no marketing de conteúdo, é hora de dar início à sua própria estratégia. E, para isso, o ideal é contar com ajuda de uma empresa especializada, como uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também