Como funciona o Google Adwords

O PPC é uma ferramenta do marketing digital em que a empresa paga a cada clique que ela recebe em seu anúncio. Por isso, o nome da sigla “Pay-Per-Click”. Em português, Pagamento Por Clique. Existem várias ferramentas com esse modelo, entre elas o Google Adwords. Por isso, entenda como funciona o Google Adwords.

Links Patrocinados

Fonte: Freepik.

Um dos melhores locais para que você possa criar as campanhas de PPC para a sua empresa é o Google Adwords.

No Google Adwords, você paga apenas os cliques dos usuários que os direcionaram exatamente para a página que você quer que eles acessem.

Como funciona o Google Adwords: conheça essa ferramenta de PPC

Compreender como funciona o pagamento por clique é muito simples. Isso porque o processo pelo qual passa a ferramenta PPC se baseia em um método bem fácil de entender.

O exemplo de plataforma que é mais utilizada, para explicar como funciona o PPC, é o Google Adwords.

Como funciona o Google Adwords

Fonte: Freepik.

Assim, quando um usuário da Internet busca alguma palavra, termo ou frase em site de pesquisa como o Google, por exemplo, ele tem acesso a vários resultados de busca.

Entre esses resultados de busca, estarão os anúncios patrocinados pela empresa. Inclusive, se você usar o Google Adwords e o termo pesquisado pelo usuário tiver relação com sua campanha, você poderá aparecer no topo dos resultados.

Porém, você não precisará pagar pela aparição da página da sua empresa nos principais resultados de busca. Você só precisará pagar quando o usuário efetivamente clicar no link da sua empresa e acessar o conteúdo que foi publicado por você.

Ou seja, se o visitante clicou no anúncio que você criou para o Google Adwords, você pagará um valor por esse clique tão disputado. É daí que surge o nome “Pagamento por Clique”.

Campanha no Google

Fonte: Freepik.

Como ter sucesso com o Google Adwords

O Google Adwords é uma espécie de competição entre as várias empresas que o utilizam para promover o seu negócio na internet. Essa empresa, na verdade, está disputando o clique do usuário. Afinal, no mundo do marketing digital, é essencial ser acessível, encontrado, e principalmente, clicado.

Para ter sucesso com a plataforma do Google Adwords, é preciso considerar três fatores principais. São eles:

1. Entender o que o usuário procura

É preciso entender o que leva o usuário a pesquisar palavras-chave que tenham relação com o seu negócio. Quando você passa a compreender melhor os anseios do usuário que busca termos relacionados ao seu produto, você consegue criar um conteúdo que o desperte para o clique.

Assim, você pagará não só por um clique, mas por um visitante que está conhecendo o seu conteúdo a partir de então.

Marketing Digital

Fonte: Freepik.

2. Criar anúncios atrativos

Para criar um anúncio atrativo no Google Adwords, é preciso ter em mente que não há muito espaço nos resultados de busca. Ou seja, aposte em uma boa frase de efeito que chame a atenção do usuário enquanto ele estiver lendo os resultados da sua busca.

É um espaço de poucas linhas que você deve aproveitar da melhor forma possível para gerar interesse nos usuários.

3. Ofereça um conteúdo relevante que justifique o clique

Pronto! Você já conseguiu o clique tão desejado. Mas, e agora?  Você precisa ter um conteúdo relevante para apresentar para o usuário que clicou no seu anúncio. Caso contrário, ele não permanecerá por muito tempo na sua página e o pagamento por clique terá sido em vão.

Então, invista na qualidade do seu conteúdo e faça com que o usuário sinta que clicou no link certo. O conteúdo precisa apresentar as respostas adequadas para a pergunta que ele fez em sua pesquisa.

Campanha de PPC

Fonte: Freepik.

Agora que você já sabe como funciona o Google Adwords, você tem tudo para potencializar o seu anúncio e receber cada vez mais cliques de novos usuários para o seu conteúdo.

Veja também

Como funciona o Google Adwords

Como funciona o Google Adwords

By | PPC - Links Patrocinados

O PPC é uma ferramenta do marketing digital em que a empresa paga a cada clique que ela recebe em seu anúncio. Por isso, o nome da sigla “Pay-Per-Click”. Em português, Pagamento Por Clique. Existem várias ferramentas com esse modelo, entre elas o Google Adwords. Por isso, entenda como funciona o Google Adwords.

Read More
Google Adwords para iniciantes

Google Adwords para iniciantes – Passo a Passo para criar sua primeira campanha na plataforma

By | PPC - Links Patrocinados

O Google Adwords é uma das ferramentas do marketing digital mais famosas entre novos empresários. Isso porque o Google Adwords é uma plataforma onde você pode divulgar a sua empresa na sua cidade, no seu estado e até no mundo. Se você está começando agora a investir em PPC, veja esse passo a passo de Google Adwords para iniciantes.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.