Como funciona o geomarketing?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
05/01/2022
Marketing Digital

Você sabe como funciona o geomarketing? Este é um dos métodos mais eficazes de marketing e foi popularizado por muitas empresas, incluindo Amazon, Facebook e Google.

O termo “geomarketing” refere-se a uma técnica de marketing que leva em consideração algo específico de uma determinada área ou região. As técnicas de marketing com base na localização podem envolver o uso da internet, sinalização digital, dispositivos móveis, aplicativos e outros meios off-line.

Como funciona o geomarketing?

Fonte: Envato

Este conceito utiliza dados sobre a localização dos clientes de uma empresa para alcançá-los com anúncios relevantes. Ele combina tecnologias como rastreamento por GPS para dispositivos móveis e posicionamento para sinalização digital com conhecimento sobre o que as pessoas fazem fora do horário de trabalho para entregar mensagens publicitárias mais personalizadas.

Veja, neste artigo, um pouco mais sobre como funciona o geomarketing e quais são as principais dicas para colocar esta estratégia em funcionamento na sua empresa. Quer saber mais? Confira o conteúdo abaixo exclusivo.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Como funciona o geomarketing?

O geomarketing, também conhecido como marketing de localização, é um termo que se refere ao uso de dados de localização para identificar e alcançar consumidores. É uma técnica de marketing que pode ser usada por organizações em muitos setores diferentes.

Ele permite que você alcance visitantes e clientes de uma forma mais personalizada. Neste guia, cobrimos os fundamentos do geomarketing e como ele pode beneficiar sua empresa.

Esta técnica cresceu e se tornou uma estratégia líder de marketing digital para marcas. É definido como “o uso de informações sobre o local físico onde você está para obter uma reação antecipada dos consumidores“. A localização é o ponto de contato do seu cliente com sua marca e pode ser usada como uma oportunidade para fornecer a eles informações relevantes sobre produtos ou serviços nos quais eles demonstraram interesse.

Entenda tudo sobre o geomarketing

Fonte: Envato

As plataformas de publicidade baseadas em localização ajudam as empresas a usar dados móveis para atingir seu público desejado em tempo real, com base em sua localização atual.

Assim, vale deixar claro que o geomarketing não é novo. Já existe há muito tempo com a mídia impressa veiculando anúncios em áreas específicas da cidade.

A diferença com o geomarketing agora é a era digital. Isso pode ser visto em como grandes empresas como o Facebook estão usando seus dados de localização para mostrar anúncios direcionados em seus aplicativos e sites.

Melhores formas de usar o geomarketing

Fonte: Envato

O geomarketing pode aumentar sua chance de encontrar clientes

O geomarketing pode ser útil quando se trata de encontrar clientes e aumentar o conhecimento da marca. Recursos intuitivos baseados em localização, como pesquisa, análises e conteúdo gerado pelo usuário, permitem que as empresas entendam melhor as necessidades de seus usuários e as melhores estratégias de marketing para seus negócios.

O software de análise de localização também é útil para as empresas determinarem a eficácia de suas campanhas até o momento.

Além desses benefícios, algumas empresas também são capazes de reduzir custos, reduzindo os gastos com publicidade ou mesmo substituindo os anúncios por conteúdo patrocinado de marcas com públicos semelhantes.

Marketing de localização pode impulsionar as vendas locais

Com o aumento dos dispositivos inteligentes, as empresas puderam tirar proveito das mensagens baseadas em localização e disponibilizá-las aos consumidores em grande escala. Serviços baseados em localização, como o Google Maps, tornaram mais fácil para os consumidores ver onde estão seus lugares favoritos, bem como descobrir novos lugares próximos.

A ideia é que quanto mais as pessoas sabem sobre uma empresa e seus produtos, maior a probabilidade de comprá-los. O marketing pode ocorrer em várias áreas e formatos diferentes, incluindo: publicidade local, outdoors, cabides/folhetos, mala direta e placas nas lojas ou nas proximidades.

O que é o marketing de localização

Fonte: Envato

O geomarketing pode ser usado por empresas para atrair novos clientes para sua loja, o que pode levar a um aumento nas vendas e tráfego.

Para maximizar a eficácia do geomarketing, empresas como o Google Meu Negócio cresceram em popularidade, pois permitem que empresas com vários locais gerenciem todos os seus locais a partir de uma plataforma.

Como estudar o perfil do consumidor para aplicar o geomarketing?

Muitas agências digitais têm usado o marketing baseado em localização nos últimos anos, mas ainda não é tão difundido quanto outras formas de marketing digital. Isso pode ser devido ao fato de que é relativamente novo e a complexidade envolvida em compreender o comportamento do consumidor em escala torna-o um desafio para algumas agências.

No entanto, podemos ter certeza de que entendemos o que nossos consumidores desejam estudando nosso perfil de consumidor e, em seguida, aplicamos esses insights em esforços de marketing com base na localização.

Segmentação de anúncios no Facebook

O marketing de localização pode fornecer insights profundos sobre os dados do consumidor, como dados demográficos, psicográficos e comportamento. Saber como identificar o melhor público para um anúncio ou campanha é fundamental para o sucesso no marketing de localização.

É importante observar que o marketing de localização é muito mais do que apenas colocar anúncios em locais físicos. Inclui a pesquisa sobre os dados demográficos de uma área específica e a compreensão da psicologia por trás do que as pessoas fazem quando têm a oportunidade de interagir com sua marca ou produto.

Além disso, é essencial ter em mente que o perfil do consumidor é o que torna o marketing de localização bem-sucedido. Ao compreender suas necessidades, preferências e comportamentos, os profissionais de marketing podem criar campanhas direcionadas que provavelmente terão altas taxas de conversão.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Invista em geomarketing com a ajuda de uma agência de marketing digital

Uma agência de Inbound Marketing, como a Agência IMMA, é um ótimo lugar para começar quando se trata de explorar o mundo do marketing digital. Nós oferecemos uma ampla gama de serviços que podem ajudá-lo a melhorar seus negócios em termos de presença na web.

Geomarketing é a prática de usar dados espaciais e análises baseadas em localização para tomar decisões sobre como comercializar, ou onde comercializar, um negócio ou produto. Alguns profissionais de marketing usam o geomarketing para entender melhor os clientes e, em seguida, se conectar com eles em um nível individual.

O geomarketing está se tornando cada vez mais importante para as empresas que desejam que seus produtos e ofertas atinjam seu público-alvo de forma eficaz. Então, por que não investir nesta tendência?

Veja também

O que é benchmarking?

O que é benchmarking?

Você sabe o que é benchmarking e como medir e gerenciar o desempenho no trabalho? O termo benchmarking é considerado uma medida de desempenho corporativo. Geralmente é...

ler mais