Você está passeando pelo shopping quando sente o celular vibrando: é uma mensagem de propaganda, informando que uma loja próxima está em promoção. A situação, cada vez mais comum, é fruto da propaganda via geolocalização, que permite o marketing digital em qualquer lugar.
Fonte: Freepik
Propaganda via geolocalização: marketing digital em qualquer lugar
Antes de inserir a geolocalização no contexto do marketing, é preciso, ainda entender o que significa este conceito. Na verdade, geolocalização nada mais é do que um recurso que torna possível identificar a localização exata de determinada pessoa ou objeto em um espaço específico de coordenadas.
Hoje em dia, os sistemas de geolocalização são tão tecnológicos que podem ser feitos em diversas ferramentas distintas com o uso de GPS, GSM (localização feita através de ondas de rádio), AGPS (GPS Assistido), e o Wi-fi.
Esse recurso pode ser utilizado para diversas funções, desde se guiar na estrada até mesmo como alguma forma de espionagem. Além disso, por ser uma tecnologia em ascensão, o marketing digital também se apropriou da geolocalização e, agora, é possível fazer estratégias de marketing para atingir leads próximos à marca.
A propaganda via geolocalização não é uma novidade, mas tem se tornado mais popular devido à difusão do uso de dispositivos móveis conectados a internet, permitindo aos aplicativos enviar mensagens aos clientes dependendo de onde ele esteja.
Os dados de geolocalização são preciosíssimos tanto para os consumidores quanto para as marcas, pois mostram todos os interesses de determinado indivíduo, tornando muito mais simples para marcas e empresas impactá-lo.
As buscas feitas através do dispositivo também são levadas em conta ao apresentar propagandas aos clientes, assim como check-ins e marcações em redes sociais. Com tais informações em mãos, fica muito mais fácil atingir os indivíduos de forma certeira.
Se uma pessoa pesquisou por “restaurantes de frutos do mar”, é provável que ela esteja planejando comer em um local deste tipo e, ao receber uma mensagem de promoção na hora certa, possa acabar se interessando por um estabelecimento que ainda não conhece.
Claro que faz parte da estratégia de marketing ter profissionais bem treinados para fidelizar o cliente. Mas, ao receber uma indicação de promoção de algo que o indivíduo já se mostrou interessado, torna-se muito mais fácil conquistar um novo cliente.
Fonte: Freepik
A mobilidade dos dispositivos é outro fator importante, pois o torna um meio de comunicação extremamente versátil. Hoje em dia pessoas de praticamente todas as classes sociais e faixas etárias tem acesso a dispositivos móveis como smartphones e tablets e os utilizam para inúmeras finalidades, inclusive receber ofertas e promoções de estabelecimentos comerciais e aplicativos.
A sofisticação dos recursos de geolocalização é tanta que, atualmente, é possível saber a localização exata de um consumidor e apresentar a ele uma série de propagandas e anúncios relevantes. Dependendo do grau de necessidade de determinado produto ou serviço, um único anúncio pode render uma ótima venda para uma loja ou restaurante que provavelmente não aconteceria naquele momento se o indivíduo não possuísse um dispositivo móvel.
Hoje em dia muitas empresas trabalham com anúncios via geolocalização. Os famosos sites e aplicativos de compras coletivas fazem isso com louvor, tornando possível, por exemplo, definir os indivíduos que já entraram em um determinado estabelecimento ou que passam por ele frequentemente como um dos parâmetros para uma campanha de marketing via geolocalização.
Fonte: Freepik
Os recursos de geolocalização ainda não estão sendo muito explorados, mas prometem ser um importante mecanismo do marketing digital em breve. Afinal, quanto maior a probabilidade de um anúncio dar certo, maior será também a possibilidade de um anunciante utilizar esta ferramenta.
Várias empresas de tecnologia já estão se preocupando em encontrar formas de casar os dispositivos móveis com a precisão necessária para este tipo de anúncio e as tecnologias já existentes, criando propagandas inteligentes e eficientes para os diferentes sistemas operacionais.
Com toda essa evolução, os dados de geolocalização de todas as pessoas que utilizam smartphones e tablets e têm o costume de levá-los a todos os locais aonde vão passarão a ser uma importante fonte de informação para marcas e empresas que desejam fazer anúncios e propagandas de forma mais certeira e informatizada.
Conte com uma ajuda especializada
Se você precisar de uma ajuda para criar estratégias de marketing no uso de geolocalização, conte com a ajuda da Agência IMMA. Somos uma agência de marketing digital especializada em gestão de sites e de mídias sociais. Faça um orçamento conosco!