A importância da persona no marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
10/11/2021
Marketing Digital

A importância da persona no marketing digital é ajudar as marcas a entender com quem estão interagindo em vários canais. Sendo assim, existem muitos tipos diferentes de personas que podem ser usados para esse propósito.

Persona pode ser usada para pesquisas primárias, mas também como uma ferramenta para o desenvolvimento de estratégias para impulsionar o envio de mensagens e o envolvimento com os clientes.

A importância da persona no marketing digital

Fonte: Envato

A persona é criada para focar em suas necessidades e desejos, a fim de gerar um conteúdo que ressoa com eles. Ela pode ser usada como uma ferramenta para moldar a estratégia, criar conteúdo e medir o desempenho.

Além disso, ajuda os profissionais de marketing a ter uma ideia de quem é seu público-alvo e o que os motiva. Quando os profissionais de marketing entendem com quem estão falando, eles podem personalizar o conteúdo criativo que os fala pessoalmente.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Como criar personas para suas campanhas digitais

Como já explicamos, as personas são caracterizações fictícias de seu público-alvo e das emoções que eles experimentam ao interagir com sua campanha digital. Elas podem ser criadas usando uma variedade de métodos.

É importante ter certeza de que você teve sua impressão inicial, como eles se sentem sobre seu produto e seus hábitos, a fim de criar uma personalidade eficaz. A maneira mais popular de os profissionais de marketing criarem personas é conduzindo entrevistas de pesquisa com o usuário.

Isso inclui a revisão de dados de uso, como taxas de cliques, visualizações de página e conversões, bem como métricas de mídia social, como curtidas e compartilhamentos.

Como criar personas para suas campanhas digitais

Fonte: Envato

Você pode criar personas com base em diferentes fatores como idade, sexo, localização, etc., mas é importante lembrar de mantê-los fundamentados na realidade e no objetivo de negócios da empresa.

Personas ajudam você a entender como as pessoas reagiriam à sua campanha e a planejar de acordo. Eles também ajudam você a construir um relacionamento melhor com o público e a aumentar a confiança deles em sua marca.

Principais métodos para criar uma persona eficaz no marketing

As personas de marketing foram criadas para ajudar as empresas a entender como são seus clientes-alvo. Eles constroem um perfil do cliente, seus interesses e necessidades e, em seguida, projetam uma solução de marketing que atenda a essas necessidades.

Existem muitas maneiras diferentes de criar uma persona de marketing eficaz que forneça mais clareza sobre as necessidades e interesses do cliente. Alguns dos métodos mais populares incluem:

  • Software de desenvolvimento persona;

  • Conectando-se com os clientes através da mídia social;

  • Conversas com clientes;

  • Usando métodos etnográficos.

Principais métodos para criar uma persona eficaz no marketing

Fonte: Envato

A evolução da persona no marketing digital

O marketing digital em geral não é novo. Mas, com o advento da mídia social, ela mudou para abranger mais do que apenas a otimização de mecanismos de pesquisa.

Com o aumento do conteúdo gerado pelo usuário, o marketing digital evoluiu para uma mistura do que antes era conteúdo de marca e conteúdo orgânico.

Neste cenário, as personas já existem há muito tempo, mas também mudaram com ele. Quando pensamos em marketing digital, muitas vezes pensamos em campanhas de SEO ou PPC que tentam aumentar as conversões.

Nos dias de hoje, os visitantes do site estão sendo incentivados a serem participantes mais ativos nas conversas da marca – participando de enquetes e pesquisas, o que ajuda a identificar e montar uma persona ideal para a empresa.

Ou seja, podemos perceber que a evolução da persona no marketing digital já se arrasta há algum tempo. Tem mudado de tempos em tempos com cada nova tecnologia e plataforma que surge.

Semelhante a como outras formas de conteúdo evoluem, como vídeo, postagens de blog, etc., a persona também evoluiu com essas mudanças.

A evolução da persona no marketing digital

Fonte: Envato

Tipos de persona para diferentes profissionais de marketing digital

Diferentes tipos de profissionais de marketing digital precisam entender a persona que almejam quando se trata de marketing online. Personas que precisam de um maior envolvimento com sua empresa ou produto podem se beneficiar de um tom mais pessoal.

As pessoas têm estilos e personalidades de marketing diferentes. O mesmo se aplica aos profissionais de marketing digital. A personalidade do marketing digital de uma pessoa é baseada em uma combinação de crenças pessoais, mentalidade e experiências.

Como criar um canal eficaz no YouTube para a empresa

Fonte: Pexels

Entre os principais tipos de persona que podemos lidar, estão:

• Conector: pessoas que se conectam com outras pessoas pela Internet para ajudá-las a resolver problemas. Eles fornecem valor para seus seguidores por meio de seu conteúdo e artigos.

• Builder: pessoas que geralmente estão envolvidas no processo criativo de marketing online, pois usam várias táticas para gerar tráfego para seus sites ou blogs.

• Doador: essas pessoas são geradoras de conteúdo, pois criam conteúdo que beneficia outras pessoas de alguma forma, seja de natureza informativa ou inspiradora. Eles também são conhecidos por compartilhar seus próprios sucessos com outras pessoas que poderiam ajudá-los a crescer, fornecendo feedback ou capital social.

Uso de Emoji no Marketing

Fonte: Envato

Como uma persona bem montada ajuda a melhorar as vendas de uma empresa?

Depois que uma persona é criada, ela pode ser usada para ajudar a moldar a marca da empresa. Também auxilia nas campanhas de marketing e publicidade da empresa, bem como no atendimento ao cliente.

A persona pode ser usada para criar conteúdo para mídia social, comunidades online, postagens de blog, comunicados à imprensa, campanhas de marketing por e-mail ou outras formas de marketing digital.

Marketing com emojis

Fonte: Envato

Assim, um conteúdo interessante fará com que as pessoas compartilhem a história de sua empresa nas redes sociais e em suas redes pessoais, o que por sua vez ajudará na conquista de novos clientes.

Uma persona bem trabalhada ajuda a desenvolver uma imagem de marca que ressoe com seu público-alvo, criando uma conexão emocional que pode levar a vendas de sucesso.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Invista em marketing digital com a ajuda de uma agência de Inbound Marketing

A implementação do marketing digital pode dar às empresas uma vantagem competitiva. Um dos principais benefícios é que o marketing é ótimo para os negócios. Também ajuda a estabelecer uma conexão genuína com o cliente, o que é crucial ao lidar com clientes online.

As empresas podem alcançar seus clientes por meio de canais de marketing digital facilmente acessíveis por meio de diferentes dispositivos. Por isso, conte com uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA.

Veja também