Índice
Saber como criar uma lista de e-mail do zero é o sonho de muitos empreendedores e profissionais de marketing digital.
Se você, assim como muitos, também não sabe por onde começar, então fique conosco e descubra como criar uma lista de e-mail do zero utilizando algumas dicas que separamos para você! Vamos lá?
Mas afinal, o que é uma lista de e-mail?
Uma lista de e-mail é uma coleção de endereços de e-mail que empresas e indivíduos reuniram por vários meios, como inscrições em sites, eventos ou compras.
Essas listas são usadas para campanhas de marketing direcionadas para promover produtos ou serviços. O e-mail marketing se tornou uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital, pois permite que as empresas alcancem clientes em potencial diretamente.
As listas de e-mail podem ser segmentadas com base em diferentes dados demográficos, preferências ou comportamentos. Isso permite que as empresas enviem mensagens personalizadas que ressoam com seu público e aumentam as taxas de engajamento.
Quanto mais personalizada for a mensagem de acordo com os interesses do destinatário, maiores serão as chances de ele abrir e clicar no e-mail.
Construir uma lista de e-mail requer algum esforço, mas vale a pena em termos de retorno do investimento (ROI). As empresas devem se concentrar na criação de conteúdo valioso que seu público-alvo considere útil e compartilhável.
Leia também:
- Email Marketing para empresa de engenharia
- Entenda a diferença entre newsletter e e-mail marketing
- Como fazer e-mail marketing para converter clientes
Por que criar uma lista de e-mail?
Criar uma boa estratégia de e-mail marketing é fundamental para melhorar a comunicação com seu cliente, além de ter a oportunidade de divulgar seus novos projetos, artigos, podcasts e qualquer outra novidade que ache relevante.
Dessa forma, o fortalecimento da relação entre cliente e marca acontece de forma fluida e natural, com ambos os lados crescendo de forma ordenada e correlacionada. Mas acredite, nem todos pensam assim.
Para algumas pessoas, o e-mail não é nada além de uma ferramenta defasada, que serve apenas para resgatar senhas esquecidas ou receber atualizações da entrega do seu produto. Mas se você está aqui, certamente não pensa assim, não é mesmo?
Pois é, uma lista de e-mail é fundamental para quem deseja tirar o melhor proveito dos seus conteúdos, futuras promoções e, é claro, do relacionamento com o cliente. Mas como criar uma lista de e-mail do zero?
Acredite, a resposta para essa pergunta não é tão complicada quanto parece. E para facilitar ainda mais o seu processo, trouxemos algumas dicas incríveis que ajudarão você a dar o seu primeiro passo na jornada de como criar uma lista de e-mail do zero.
Como criar uma lista de e-mail do zero? 3 dicas que vão te ajudar a alcançar marcas extraordinárias
Bom. Depois de explorarmos o que é e porque você deve ter uma lista de e-mail, chegou a hora de mostrarmos como você consegue criar uma de forma intuitiva e, acredite se quiser, bastante simples!
Confira logo abaixo as nossas 3 dicas de como criar uma lista de e-mail do zero absoluto! Vem com a gente!
1. Escolha o software de e-mail marketing ideal para você
Sim, escolher o software ideal de e-mail marketing é fundamental para começar sua estratégia de criar uma lista de e-mail do zero.
Entre as melhores ferramentas de e-mail marketing, estão:
Apesar de citarmos os principais softwares de e-mail marketing, que na certa agradarão todos os gostos, nós recomendamos o Mailchimp, pois se trata de um programa gratuito até 2 mil contatos.
Mas se você quer uma alternativa nacional, a RD Station consegue ser uma plataforma para lá de completa e, apesar de não ser gratuita, vale a pena cada centavo!
2. Defina seu objetivo
Depois de escolher o software ideal para você, chegou a hora de jogar limpo: Qual é o seu objetivo com a sua lista de e-mail?
Entender os motivos pelos quais você quer montar uma lista de e-mail é de extrema importância para que você possa criar um planejamento de forma efetiva.
Seu objetivo é vender um produto, anunciar novos projetos ou acelerar a jornada de compra dos seus clientes? É melhor ter isso bem claro na sua cabeça na hora de criar a sua lista de e-mail do zero
3. Envie um eBook de recompensa
Todos nós gostamos de brindes. Isso é um fato. Então por que não utilizar isso ao seu favor?
Crie um eBook pautado em um assunto que você domine e envie para aqueles que assinaram a sua lista de e-mail, mostrando que eles são especiais! Além de ser um baita mimo, seus clientes conseguirão ver uma relação empática que, na certa, crescerá ao longo dos anos!
Mas e se um eBook for muito para você? Não se preocupe!
Existem muitos outros materiais que você pode utilizar para encantar as pessoas presentes na sua lista, entre eles estão:
- Infográficos
- Planilhas
- Convite para participar de um evento (Webinar, curso online, palestra, etc.)
- Promoções, descontos e muito mais
Conheça a Agência IMMA
A Agência IMMA é uma agência especializada em marketing digital.
Há mais de 6 anos no mercado, a agência conta com profissionais bem capacitados para melhor atender às suas necessidades, possibilitando que seus sonhos de possuir uma marca de destaque no marketing digital finalmente saia do papel!
Quer cuidar da imagem do seu negócio online? Então entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas para conhecer um pouco mais do nosso trabalho!
E não deixe de conferir o nosso blog e nos seguir nas redes sociais para ficar atualizado sobre tudo o que acontece no mundo do marketing digital!