Como construir uma lista de e-mails para a sua marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/01/2021
E-mail Marketing

Se uma empresa está criando um plano de marketing digital, o e-mail marketing é uma ferramenta promissora para se considerar. Afinal, trata-se de uma das ferramentas com os maiores nível de ROI (return on investment, ou retorno sobre investimento) do mercado.

Mas, para fazer uma campanha de e-mail marketing de sucesso, é preciso ter uma lista de contatos disponível. E é aí que surge a pergunta: como construir uma lista de e-mails para a sua marca?

Como construir uma lista de e-mails para a sua marca

Para um empresário, é muito importante encontrar formas orgânicas de alcançar esse objetivo. Por isso, neste artigo, vamos responder essa pergunta, apresentando algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda como construir uma lista de e-mails para a sua marca

A lista de e-mails é um elemento fundamental para uma campanha de e-mail marketing. Isso porque de nada adianta criar uma campanha incrível se você não tiver possíveis leads para receberem os e-mails.

Por conta dessa necessidade, muitos empresários caem na armadilha de comprar uma lista pronta de e-mails. Esse é um erro grave. Isso porque essas listas normalmente contêm apenas endereços fantasmas, e não de pessoas que realmente teriam interesse no que a sua campanha tem a oferecer. A consequência, então, é que, mesmo com remetentes, os e-mails não têm a performance desejada.

Sendo assim, é preciso pensar em formas de construir uma lista efetiva de e-mails para uma empresa. Até porque, como é uma forma de comunicação mais formal, é importante saber qual o público atingir com seus e-mails a fim de fazer com que eles sejam bem assertivos.

Até porque, não adianta investir neste tipo de comunicação sem análise prévia, pois se não for bem estudada e direciona, de nada adiantará compartilhar o material com o público. Ou seja, a melhor forma é procurar o público ideal para receber esses e-mails e fazer com que eles se interessem em continuar consumindo este tipo de conteúdo.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Falar em e-mail marketing é falar em uma forma de comunicação e criação de conteúdo bem efetiva e muito barata com relação aos outros formatos, mas ela, ao mesmo tempo, demanda muito da qualidade das suas estratégias de Inbound Marketing.

Isso porque o Inbound Marketing é responsável pelas estratégias de captação de leads, levado o público para o site e portais da sua empresa. Assim, o público tem a chance de colocar os dados dele para ter acesso a mais informações interessantes, como seu e-mail.

Conteúdo para e-mail marketing, assim como qualquer conteúdo, deve ser bem redigido.

Fonte: Freepik

A partir dessa interação, você pode começar a investir em e-mail marketing para a sua empresa a fim de estreitar laços com seu público e criar possibilidades de fidelização com o mesmo. Isso torna a sua marca mais relevante e dá uma maior vida útil a ela, tendo clientes fiéis e uma comunidade de consumidores.

Por isso a importância das estratégias de e-mail marketing para a sua empresa, para  torná-la mais relevante e gerar possibilidades de fidelização. A seguir, então, vamos citar algumas das principais delas. Confira!

Crie conteúdo para atrair novos leads

A forma mais certeira de conseguir endereços de e-mail de pessoas interessadas na sua marca é com o marketing de conteúdo. Através de, por exemplo, a criação de um ebook, é possível encontrar usuários que queiram consumir mais conteúdos da sua empresa.

Dessa maneira, uma boa estratégia é disponibilizar um conteúdo gratuito e dar aos usuários a opção de se inscrever para receber mais conteúdos. Com isso, você vai receber endereços de e-mail de pessoas que realmente podem se tornar futuros leads para a marca.

Faça anúncios para aumentar a sua visibilidade

O marketing de conteúdo precisa de alcance para ser mais eficaz. Uma dica para multiplicar esse alcance é com anúncios pagos.

Esses anúncios podem se dar na forma de posts impulsionados nas mídias sociais, como o Facebook e o Instagram. Além disso, eles também pode ser links patrocinados feitos no Google. Esses links são colocados em uma posição privilegiada nos resultados de buscas, aumentando a visibilidade das páginas promovidas.

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Crie landing pages sobre assuntos diversos

Uma landing page é uma página voltada para a captura de leads. Ela normalmente oferece um conteúdo sobre um assunto específico para obter o endereço de e-mail de um usuário.

As landing pages são a melhor forma de promover ebooks e outros tipos de conteúdo. Sendo assim, elas são essenciais para a construção de uma lista de e-mails.

E-mail para gerar leads

Para criar landing pages eficientes, o ideal é prezar pela comunicação simples e direta. O usuário deve ser capaz de entender do que a página se trata com um olhar rápido.

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Contrate uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital sabe como construir uma lista de e-mails para a sua marca. Afinal, esse tipo de empresa conta com especialistas no marketing online que podem recomendar as melhores estratégias para o seu negócio, como uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, oferecendo diversos serviços de marketing digital que podem ajudar a sua empresa.

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