Se você ainda não sabe o que é nutrição digital, não se preocupe.
O mais novo assunto sobre marketing de conteúdo tem ganhado bastante destaque nesses últimos dias. E pensando nisso, hoje falaremos, de forma mais aprofundada, sobre o que é nutrição digital e como a qualidade dos conteúdos podem trazer benefícios significativos para o seu negócio.
O que é Nutrição Digital?
Assim como a nutrição tradicional, que visa entender a qualidade dos alimentos para ocasionar uma vida saudável aos indivíduos, a nutrição digital também requer a sua atenção.
Tal como na vida real, a nutrição digital visa compreender a importância de consumir “conteúdos saudáveis”, e como esse consumo pode trazer benefícios tanto para marcas quanto para o público.
Sabemos que não é fácil ser bombardeado com informações irrelevantes e de caráter duvidoso. Afinal, sabemos que, ao processar informações indevidas, nosso cérebro tende a liberar estímulos que afetam todo o nosso corpo. Além de despertar emoções singulares para cada conteúdo lido e absorvido.
Dessa forma, entender a nutrição digital é extremamente necessário para que, tanto as marcas foquem na construção de conteúdo relevante e de valor, quanto para que o público não sofra com possíveis enfermidades psicológicas e emocionais.
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Por que a Nutrição Digital está tão em alta?
A nutrição digital tem se tornado peça-chave na hora de consumir conteúdos de qualidade e, mental e emocionalmente falando, saudáveis.
Essa realidade está intimamente relacionada às transformações pelas quais estamos passando. Já que a intensificação de nossa vida digital tem impactado diretamente nossa saúde mental.
O Wall Street Journal observou um fenômeno interessante: muitos jovens estão optando por utilizar celulares mais antigos.
Segundo o jornal, a Geração Z está buscando escapar um pouco das notificações incessantes que chegam a todo momento.
No relatório sobre Tendências de Comportamento e Tecnologia para Marcas em 2023, elaborado pela Bits to Brands em colaboração com a WGSN, a nutrição digital foi apontada como uma tendência forte para o ano – e esse movimento coletivo só tende a se intensificar.
As plataformas de redes sociais estão atentas a essa realidade. Recentemente, o TikTok lançou um recurso que permite aos usuários controlar o tempo que passam no aplicativo.
Essa é a ascensão da nutrição digital: um reflexo de nosso tempo, uma resposta às necessidades atuais. É algo que todos nós, especialmente as marcas e os criadores de conteúdo, precisamos levar em consideração.
Como a Nutrição Digital impacta as marcas e os profissionais de marketing digital?
Nos dias atuais, conquistar a atenção das pessoas é um verdadeiro desafio, e isso é algo que qualquer profissional de marketing ou criador de conteúdo reconhece.
As marcas precisam ir além de simplesmente vender produtos ou serviços. Elas devem entregar algo que tenha um significado especial, seja entretenimento, educação ou inspiração.
Em um contexto em que os usuários optam por não receber notificações e selecionam cuidadosamente o conteúdo que desejam consumir, essa premissa se torna mais crucial do que nunca.
Como melhorar a sua Nutrição Digital?
Agora que compreendemos o conceito de nutrição digital e sua importância, vamos explorar algumas estratégias práticas para aproveitar essa tendência a favor da sua marca:
1. Diversifique seu conteúdo
Assim como uma dieta equilibrada envolve uma variedade de alimentos, os adeptos da nutrição digital evitam consumir apenas um tipo de conteúdo, para evitar a chamada “bolha do algoritmo”. Portanto, publique uma variedade de conteúdos relevantes para o seu público.
Não se restrinja a um único tipo de postagem ou assunto.
É importante ressaltar que você precisa ter um conhecimento claro sobre sua persona. Varie os temas e tipos de postagem, desde que sejam assuntos que sua persona queira consumir nos formatos de sua preferência.
2. Se não tiver nada relevante para dizer, não diga nada
É comum deparar-se com um tópico em alta nas redes sociais e ver todas as marcas e criadores falando sobre isso.
Qual é o problema aqui? Na maioria das vezes, esses conteúdos são apenas “mais do mesmo”. Diferentes marcas, diferentes criadores… mas, ao observar de perto, percebe-se que é um conteúdo superficial sendo replicado infinitas vezes.
O escritor e consultor Jorge Grimberg nomeou esse fenômeno de “mediocridade digital”. Segundo ele: “A mediocridade digital ocorre quando todos decidem que querem ser relevantes no Instagram ou no TikTok, mesmo sem ter muito a dizer ou mostrar. Assim, os conteúdos se tornam mais genéricos, sem nada de novo.”
Portanto, para que seu conteúdo passe pela nutrição digital da sua audiência, ele precisa ser relevante e único. Algo que apenas a sua marca pode oferecer.
Priorize a qualidade em vez da quantidade. Certifique-se de que seu conteúdo seja preciso, útil e valioso.
3. Compreenda os valores da sua marca
Se você não sabe quais são os diferenciais da sua marca, além dos produtos e serviços, mas também em relação ao posicionamento como criador de conteúdo, é muito mais fácil cair na armadilha de pensar: “Se minha marca é igual a essas outras, não há como ser diferente, não há o que inventar”.
Quando você conhece os atributos da sua marca, aliados a um profundo conhecimento da sua persona, fica mais fácil criar um conteúdo único e de alto valor para quem consome.
Faça a si mesmo a pergunta honesta: por que meu público deveria dedicar tempo para consumir meu conteúdo em meio a tantos outros disponíveis online? Como posso oferecer algo preciso e agregar valor para meu público, em vez de apenas inundá-lo com conteúdos superficiais?
Essa perguntas podem ajudá-lo a produzir conteúdos mais valiosos e, ao mesmo tempo, incentivar seu público a manter um equilíbrio saudável.
Lembre-se de que a nutrição digital trata de estabelecer uma relação saudável e equilibrada com o conteúdo digital que consumimos. Como marcas, temos a responsabilidade de contribuir para essa mudança positiva.
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