Descubra quais são as 4 dicas para criar conteúdo de qualidade

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
15/01/2021
Marketing de Conteúdo

Para ter uma empresa de sucesso, é importante ter em mente as principais dicas para criar conteúdo de qualidade. No marketing de conteúdo, não basta ter uma estratégia que pareça efetiva. Para garantir a obtenção de bons resultados, é essencial que o conteúdo que a sua marca produz tenha um alto nível de qualidade.

Na verdade, além de qualidade, é importante definir o que é qualidade neste sentido. Isso porque, quando se fala em criação de conteúdo digital para empresas, o conceito de qualidade vai variar de acordo com a marca em questão.

Por exemplo, o conteúdo de qualidade pode contar com alguns tópicos iguais para qualquer situação. Sendo eles: grau de informações, apuração de dados, levantamento de números, pesquisa de fontes e referência.

Descubra quais são as 4 dicas para criar conteúdo de qualidade

Fonte: Freepik

Isso tudo ajuda a fazer um conteúdo de qualidade, mas o que realmente vai fazer diferença na estratégia de comunicação de uma empresa é a relevância do conteúdo de acordo com os desejos e necessidades do público.

Mas como fazer um conteúdo relevante? Essa deve ser a pergunta feita por qualquer produtor de conteúdo. O primeiro passo é estudar mais sobre a sua própria marca. Isso ajuda a identificar em qual segmento ela está inserida e com quem ela quer se comunicar.

Com isso, você consegue entender qual é o seu público-alvo e, assim, identificar as suas principais características: onde achá-los, como encontrá-los, quais postagens eles mais interagem, entre outros.

Entenda onde você está errando na sua estratégia de conteúdo

Fonte: Freepik

A partir disso, é possível compreender, ainda, quais são as suas necessidades e desejos e, posteriormente, trabalhar na criação de conteúdo baseada nestes dados colhidos graças a análise interna da empresa e do público-alvo.

Mas como conseguir avaliar isso? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos apresentar as 4 principais dicas para criar conteúdo de qualidade para a sua empresa. Continue com a leitura para saber que dicas são essas!

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Descubra quais são as 4 principais dicas para criar conteúdo de qualidade para a sua empresa

Em primeiro lugar, é preciso se perguntar: o que é conteúdo de qualidade? Podemos definir esse tipo de conteúdo não apenas como um que agrade aos usuários, mas também como um conteúdo que ajuda o público, que apresenta a ele informações novas e valiosas.

Isso porque um usuário encontra um conteúdo através de plataformas de busca como o Google por uma razão: Normalmente, para atender a uma necessidade ou resolver um problema. Por exemplo: uma pessoa digita no Google “o que é marketing digital” para descobrir do que se trata esse conceito. Assim, um conteúdo que adequadamente responda essa pergunta será, para esse usuário, um conteúdo de alta qualidade.

4 dicas criativas de marketing de conteúdo que você precisa conhecer

Fonte: Freepik

Produzir um conteúdo relevante ao púbico e com o investimento em pesquisa, apuração de dados e levantamento de informações é essencial, não só para o sucesso da marca, mas também para o ganho de relevância da empresa, que passa a ter uma imagem mais valorizada na cabeça do leitor.

Com isso em mente, como criar esse tipo de conteúdo para a sua empresa? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

Fique atento às novidades da sua área

Um conteúdo de qualidade é um conteúdo relevante. Em outras palavras, é um conteúdo que aborda assuntos que estão em alta entre o público-alvo da empresa.

Criar esse tipo de conteúdo é crucial para atrair mais usuários para o site da sua marca. Isso porque uma novidade na área sempre vai gerar um grande volume de buscas. E, quanto mais nova for a situação, menos conteúdo estará disponível a respeito. Por isso, é uma boa oportunidade para sair à frente da concorrência e ser uma das primeiras pessoas a criar conteúdo sobre um determinado assunto.

O marketing de conteúdo aumenta a sua visibilidade online

Fonte: Freepik

Neste ponto, você pode contar com a ajuda das redes sociais, já que suas ferramentas disponibilizadas pelas plataformas podem ajudar a medir quais são os assuntos mais comentados e novidades.

Se algum tópico da lista for relevante para seu público, você pode se aproveitar deste tema e passar a produzir conteúdos em cima disso. Assim, você amplia as chances de gerar engajamento e interação com seu público.

Busque fontes para os seus argumentos

Um bom conteúdo deve vir de uma pesquisa aprofundada. E toda pesquisa detalhada tem que contar com um certo número de fontes.

Desse modo, para elevar a qualidade do seu conteúdo, é uma ótima ideia buscar fontes para os seus argumentos. Apresente essas fontes no corpo do conteúdo para mostrar aos usuários que você pesquisou sobre o assunto: Assim, você passa credibilidade, o que é crucial para que um usuário leve o seu conteúdo a sério.

É como já mencionamos, quanto mais referências, fontes, dados e informações apuradas; maiores são as chances de você ter um conteúdo de qualidade e altamente relevante ao público, gerando interesse no seu negócio.

O que muita gente não entende sobre marketing de conteúdo é que ele precisa ser feito com persistência

Fonte: Freepik

Revise o seu texto

A qualidade de um conteúdo está ligada à forma como ele é escrito. Isso significa que erros de ortografia ou gramática não são positivos.

No entanto, mesmo que você tenha experiência escrevendo com a norma culta, é normal cometer alguns erros, nem que seja por conta da digitação. Por isso, para evitar problemas, procure revisar a parte textual de qualquer conteúdo da sua empresa antes de publicá-lo. Dessa maneira, você garante que o texto esteja de acordo com as regras gramaticais.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital para criar conteúdo para a sua marca

Se você precisa de dicas para criar conteúdo de qualidade para a sua empresa, a melhor opção é recorrer a ajuda especializada. Para isso, o ideal é uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima escolha, contando com uma equipe altamente qualificada e experiente na produção de conteúdo para empresas de qualquer porte.

E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também