Passo a passo para montar um plano estratégico para redes sociais

Todo mundo que deseja ter presença nas mídias sociais precisa de um plano estratégico. Porém, criá-lo pode não ser uma tarefa fácil. Se este é o seu caso, confira um passo a passo para montar um plano estratégico para redes sociais.

Planejamento de mídias sociais

Fonte: Freepik.

Todas as ações que você toma na mídia social deve fazer parte de uma estratégia de marketing digital maior. Isso significa que todas as postagens, respostas, curtidas e comentários devem ser guiados por um plano para atingir seus objetivos comerciais. Pode parecer complicado, mas se você planejar tudo corretamente, não será difícil e acontecerá naturalmente.

Veja então este passo a passo para montar um plano estratégico para redes sociais:

1. Crie metas e objetivos para o marketing em mídia social: o primeiro passo em qualquer plano estratégico para redes sociais é estabelecer as metas e objetivos que você deseja alcançar. Isso também vai permitir reagir rapidamente quando as campanhas não atenderem as expectativas. Além disso, sem metas não há como avaliar o sucesso ou provar o retorno sobre investimento (ROI).

Uma maneira simples de iniciar seu plano de marketing na mídia social é indicar pelo menos três metas para as redes sociais. Seja realista e certifique-se de determinar como identificar que um objetivo foi atingido para tornar mais fácil a evolução das estratégias.

Gestão de redes sociais

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Não se esqueça que os objetivos devem estar alinhados com uma estratégia de marketing mais ampla, de modo que seus esforços de mídia social sejam direcionados a contribuir com os objetivos comerciais. E, quando estiver determinando seus objetivos, mantenha seu público em mente, pois depende dele o sucesso de qualquer estratégia.

Um componente importante para definir metas e objetivos é determinar quais métricas serão utilizadas para medir seu sucesso. É importante ir além das métricas de vaidade e se concentrar nos leads gerados, referências na web e taxa de conversão, por exemplo.

2. Realize uma auditoria de redes sociais: antes de criar seu plano de marketing para mídia social, você precisa avaliar o uso atual que faz dela e se o trabalho está funcionando. Isso significa descobrir quem está atualmente se conectando com sua empresa nestas plataformas, quais sites de redes sociais seu público-alvo mais usa e como sua presença nestas redes se compara a dos seus concorrentes.

Mídias sociais

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Uma vez que você realizou esta pequena auditoria, terá uma imagem clara de todas as contas sociais que representam sua empresa, quem as está no controle delas e a que propósito elas servem. Você também saberá quais contas precisam ser atualizadas, as que devem ser excluídas e as que podem entrar no seu mix de marketing digital.

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Lembre-se que é melhor usar menos canais, dando ênfase aqueles em que seu público está mais presente e ativo, do que tentar manter presença em todas as redes sociais ao mesmo tempo. Se você não consegue determinar o objetivo de estar usando uma plataforma, provavelmente deve excluir esse perfil.

Se sua auditoria descobrir contas falsas usando o nome do seu negócio, como perfis falsos nas redes sociais, informe a plataforma o quando antes. Além delas poderem tomar as providências cabíveis, isso vai garantir que as pessoas que pesquisam por sua empresa online se conectem com as contas certas, gerenciadas por você.

Passo a passo para montar um plano estratégico para redes sociais

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3. Crie ou melhore suas contas de redes sociais: depois de terminar a sua auditoria nas redes sociais, é hora de aprimorar sua presença online. Escolha as redes que melhor atendem as suas metas e, se você ainda não possui perfis em todas, crie-os o quanto antes. Se você tiver contas existentes, é hora de atualizá-las e refiná-las para obter os melhores resultados possíveis.

A otimização de perfis levando em conta o SEO pode ajudar a gerar mais tráfego para suas páginas, além de ampliar o alcance do conteúdo. Os perfis de redes sociais devem ser preenchidos completamente e as imagens e textos devem ser otimizados para a rede social em questão. Não se esqueça que cada rede social tem uma audiência única e deve ser tratada de forma diferente.

4. Busque por inspiração: nem sempre temos certeza de que tipo de conteúdo e informações obterá o maior envolvimento. Por isso, busque por inspiração observando o que outros perfis estão compartilhando e use tente usar essas ideias, mas sem copiá-las. Veja o que seus concorrentes estão fazendo e procure usar perspectivas que ainda não foram exploradas.

Gestão de mídias sociais

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Os usuários também podem oferecer inspiração, não só através do conteúdo que eles compartilham, mas também de como eles se expressam em suas mensagens. Veja como seu público-alvo escreve para compreender sua linguagem, aprender seus hábitos e usar isso como base do seu plano estratégico para as redes sociais.

Outra fonte final de inspiração são líderes de indústrias. Há empresas e marcas grande e famosas que fazem um trabalho incrível de marketing nas redes sociais, distinguindo-se através de estratégias avançadas. Acompanhe-os e aprenda tudo o que puder, vendo inclusive se eles compartilharam algum conselho sobre a mídia social em outros lugares.

5. Crie um plano de marketing de conteúdo e um calendário editorial para as redes sociais: ter um excelente conteúdo para compartilhar é essencial para o sucesso nas mídias sociais. Seu plano estratégico para as redes sociais deve incluir um plano de marketing de conteúdo, composto por um projeto de criação de conteúdo e um calendário editoral.

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Dicas de marketing nas mídias sociais

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Pense em que tipos de conteúdo você pretende publicar e promover nas mídias sociais, quem é seu público-alvo para cada tipo de conteúdo, com que frequência você publicará, quem criará o conteúdo e como você pretende promovê-lo para ter um plano mais claro do que fazer.

O seu calendário de conteúdo nas redes sociais deve ter as datas e horários em que pretende publicar os conteúdos nas diferentes plataformas. Esse é o espaço perfeito para planejar todas as atividades de suas mídias sociais, desde imagens e compartilhamento de links até postagens para o blog da empresa, abrangendo tanto publicações cotidianas quanto o conteúdo das campanhas.

Com o calendário criado, tente agendar suas mensagens com antecedência em vez de atualizar constantemente ao longo do dia. Isso lhe dá a oportunidade de trabalhar melhor o formato das mensagens em vez de escrevê-las quando der tempo. Deixe a espontaneidade para quando for se envolver com o público ao invés de fazer isso com o conteúdo.

Redes sociais

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6. Teste, avalie e ajuste seu plano estratégico para redes sociais: para descobrir quais ajustes precisam ser feitos para sua estratégia de marketing social, você deve realizar testes constantemente. Acompanhe os números e analise seus sucessos e falhas para, em seguida, ajustar seus planos.

Pesquisas também são uma ótima maneira de avaliar o sucesso. Pergunte aos seus seguidores se eles gostam do que estão vendo. Esta abordagem direta é, muitas vezes, bem eficiente. Também pergunte aos seus clientes off-line se as mídias sociais tiveram algum papel nas suas compras. Esta visão pode ser inestimável quando você procura onde deve melhorar.

A coisa mais importante para entender sobre seu plano estratégico para redes sociais é que ele deve estar mudando constantemente. A medida que emergem novas redes e tendências, você pode (e deve) querer adicioná-las ao seu projeto.

Planejamento estratégico

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Além disso, a medida que você atingir suas metas iniciais, terá necessidade estabelecer novas. Vão surgir novos desafios e até situações inesperadas que você precisará abordar. Conforme o tempo for passando, talvez seja necessário adicionar novas estratégias ou aumentar sua presença social em novas plataformas ou para diferentes públicos.

Reescreva seu plano estratégico paras as redes sociais sempre que perceber que surgiram novas ideias e necessidades. Desta forma, você manterá o público sempre interessado e atingirá novos usuários constantemente, o que não só amplia sua presença online como também pode gerar lucros interessantes para sua empresa.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.