Saber como fazer gestão de redes sociais para empresas pequenas é essencial e cumpre um papel fundamental na divulgação e consolidação de marca. Estar no meio digital se tornou uma necessidade para qualquer negócio e pode ser um desafio para os inexperientes.
Seja para o seu mercadinho, bar, restaurante ou loja, a presença na internet pode trazer diversos benefícios como alcançar mais clientes e aumentar o número de vendas.
Quer saber como fazer gestão de redes sociais para pequena empresa? Este artigo te ajudará a traçar estratégias e começar a caminhada do seu negócio no mundo virtual. Leia!
Por que devo saber como fazer gestão de redes sociais para empresas pequenas?
Na última década, as mídias sociais se tornaram parte integrante da vida de todos. Elas são usadas desde o contato com amigos e familiares, para obtenção de notícias e eventos atuais e para partilhar pensamentos e sentimentos.
E claro, isso não se restringe apenas ao cidadão comum, as redes sociais também viraram uma poderosa ferramenta de marketing para empresas de todos os tamanhos.
Especialmente para pequenas empresas, a mídia social pode ser um ativo muito valioso. Em primeiro lugar, é uma ótima maneira de se conectar com clientes em potencial que podem não ser alcançados por meio de canais de marketing mais tradicionais.
Também é relativamente barato configurar e manter uma presença na internet, tornando-se uma estratégia econômica. Além disso, oferecem às pequenas empresas a oportunidade de construir sua marca e se estabelecer como especialistas do setor.
Em quais Redes Sociais devo estar presente?
Bem, essa é uma pergunta que o seu público é quem deve responder. Plataformas de mídia social como Facebook, Twitter e LinkedIn oferecem oportunidades únicas para pequenas empresas se conectarem com clientes e promoverem sua marca.
Mas com tantas plataformas para escolher, pode ser difícil saber por onde começar. Parte do processo é entender sua clientela, seus anseios e como se comunicar de forma eficiente com ela.
Aqui estão algumas dicas para escolher as plataformas de mídias sociais certas para o seu negócio:
Considere seus objetivos
O que você quer alcançar com nas redes sociais? Existem vários formatos diferentes de conteúdo que podem ser produzidos, como vídeos, Design Gráfico, artigos para sites e blogs, entre muitos outros.
Entenda o seu público e onde você quer chegar para realizar o melhor plano estratégico possível
Se você deseja aumentar o reconhecimento da marca, direcionar o tráfego para seu site ou gerar leads, certifique-se de escolher uma plataforma alinhada com seus objetivos.
Conheça seu público
O público é a base de tudo, o motivo dos seus serviços oferecidos. Entenda quais as redes sociais geram mais engajamento com o seu público, qual a melhor forma se comunicar, seja por texto ou na comunicação visual.
Entenda qual é o perfil do seu público. Por exemplo, um bar pode ter clientes de perfil jovem, que escutam determinado estilo de música e gostam de futebol. Consequentemente suas atrações serão voltadas para essas áreas.
Assim deve ser no meio digital também, é necessário entender o que dá certo para o seu negócio para atrair o público-alvo. Onde seus clientes-alvo ficam online? Fique atento para o seu segmento.
Comece em uma ou duas plataformas
Não tenha pressa. Entender como fazer gestão de redes sociais para empresas pequenas pode ser desafiador, a produção de conteúdo para a web exige muito esforço e dedicação. Por isso, não há necessidade de estar em todas plataformas possíveis apenas para marcar presença.
Uma vez que você entendeu o seu público, suas mídias favoritas e o conteúdo que ele consome, tente se dedicar ao que trará os melhores resultados.
É mais importante ter um canal de comunicação eficiente do que vários espalhados, mas sem a menor eficácia. Depois de conseguir estruturar e se desenvolver em uma aplicação específica, aí sim preste atenção no que mais os seus consumidores gostariam de receber e continue crescendo seu número de plataformas de forma gradativa.
Esses passos ajudam a construir uma base de como fazer gestão para redes sociais de empresas pequenas. Toda decisão é intencional quando se trata de estratégia, então não deixe de analisar o seu público minuciosamente e escolher a dedo as plataformas em que seu negócio estará inserido para alcançar suas metas e objetivos.
Fazendo o cronograma e organização
Como uma pequena empresa, você não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. É por isso que é importante criar um cronograma de mídia social que permita que você seja estratégico sobre onde gasta seu tempo e energia. Aqui estão algumas dicas para criar um cronograma de mídia social que funcione para você:
Descubra quais plataformas seus clientes estão usando
Como já falado anteriormente, não adianta estar em todas as plataformas de mídia social se seu público-alvo não estiver ativo nesses canais. Faça alguma pesquisa para descobrir onde seus clientes estão gastando seu tempo online e, em seguida, concentre seus esforços nessas plataformas.
Decida com que frequência você quer postar:
A consistência é fundamental quando se trata de mídia social, mas isso não significa que você precisa postar várias vezes ao dia, todos os dias. Definir quantos posts por dia e em quais horários também faz parte do processo de entender o seu público-alvo
Faça um cronograma de postagem:
É muito importante saber como fazer gestão de redes sociais para empresas pequenas. Isso envolve um planejamento estratégico, o que significa desenvolver um cronograma de postagens.
De tempos em tempos é necessário analisar a efetividade das suas publicações. Perceba se os horários, os tipos de posts e o conteúdo estão gerando o retorno esperado. É essencial ter esse tipo de controle nas suas redes sociais, então pense bem no que será publicado.
Medindo os resultados
Há uma série de métricas que as pequenas empresas devem acompanhar ao gerenciar suas mídias sociais. Isso inclui curtidas, compartilhamentos, comentários e alcance.
Ao rastrear essas medidas, é possível ter uma ideia de qual conteúdo está ressoando com seu público e o que não está. Além disso, eles podem usar esses dados para ajustar suas estratégias no futuro.
Outra métrica que é importante acompanhar é o engajamento. Isso se refere ao número de pessoas que estão interagindo com seu conteúdo. Isso pode ser um bom indicador de quão bem-sucedida é sua presença na mídia social.
Se você está vendo altos níveis de engajamento, significa que as pessoas estão interessadas no que você está postando e são mais propensas a compartilhá-lo com outras pessoas.
Por fim, para saber como fazer gestão de redes sociais para empresas pequenas, também é necessário ficar de olho na concorrência. Isso inclui rastrear sua contagem de seguidores e níveis de engajamento.
Precisando de ajuda na gestão de redes sociais do seu negócio?
Saber como fazer gestão de redes sociais para empresas pequenas exige muito planejamento e tempo para a produção de conteúdos relevantes. Você não precisa passar por essas dificuldades se uma agência de marketing especializada estiver ajudando e fornecendo os melhores resultados.
A Agência IMMA entende de Gestão de Mídias Sociais e pode solucionar os seus problemas. Tem interesse em contratar uma empresa que entende do assunto? Então faça um orçamento com a IMMA!