Hoje em dia, estar presente nas mídias sociais é praticamente mandatório para qualquer empresa. Isso porque essas plataformas apresentam oportunidades únicas para estabelecer conexões com o seu público. Mas de que adianta estar presente nesses espaços se você sente que não está tendo nenhum resultado? Por isso, é fundamental entender ganhar mais seguidores nas mídias sociais.
Se essa é a sua situação, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos ajudar você com esse problema, apresentando as 5 principais dicas para ganhar mais seguidores nas mídias sociais. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Descubra quais são as 5 principais dicas para ganhar mais seguidores nas mídias sociais
O sucesso aparente em sites como o Twitter, o Instagram ou o Facebook é medido em números. Esses números podem indicar muitas coisas: Quantas pessoas vêem a sua postagem, quantos comentários ela recebe, quantas curtidas o seu post tem, etc. Mas sem dúvida um dado muito importante é o número de seguidores de uma página ou perfil.
É claro que esse número, por si só, não é prova de sucesso. Afinal, existem muitas técnicas para inflar artificialmente esse dado, através, por exemplo, da compra de seguidores (que, apesar de proibida, ainda é comum em espaços como o Instagram). Assim, o que é mais recomendado é observar o nível de engajamento que uma conta recebe para avaliar seu nível de popularidade.
Mas isso não significa que o número de seguidores pode ser esquecido. Na verdade, acumular um grande número de seguidores organicamente é um ótimo objetivo para o perfil de uma marca em uma rede social. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar nessa missão. Confira!
Esteja presente em mais de uma rede social
Muitas vezes, é possível ganhar mais seguidores fazendo com que as pessoas sigam a sua marca em mais de uma plataforma. Isso porque, se alguém segue a sua empresa no Twitter e gosta de seus posts, ela tem mais chances de seguir a sua conta no Facebook ou no Instagram também. Desse modo, o sucesso em uma plataforma ajuda no sucesso na outra.
Por conta disso, selecione pelo menos duas redes sociais nas quais você quer construir uma presença ativa para a sua marca. Faça posts em ambas, linkando para os conteúdos em cada site. Isso vai expandir o seu alcance e o seu público.
No entanto, esta estratégia deve ser feita com cuidado. Isso porque cada rede social tem uma característica e finalidade diferente. Você pode ter leads em uma rede social que não estão em outra. Portanto, a estratégia de comunicação deve ser diferente em cada rede social para que você possa tirar o melhor proveito de cada uma de acordo com os usuários de cada plataforma.
Dessa forma, torna-se fundamental estruturar bem seu plano de comunicação e entender quais são as características de cada rede social. O Twitter, por exemplo, tem a finalidade do uso de textos curtos e objetivos, com pouco uso de conteúdos visuais e é mais propício para a interação em assuntos do momento com o uso de hashtags.
Poste com regularidade
Não tem como ganhar mais seguidores se a sua página parecer abandonada. Mas, se você postar demais, é possível que alguns usuários se irritem e desistam de seguir o seu perfil. Sendo assim, o ideal é buscar pelo equilíbrio. Estabeleça uma regularidade de postagens para manter o seu perfil ativo sem exagerar.
Além disso, a regularidade mostra aos algoritmos da internet, principalmente do Google, que você é um criador de conteúdo em potencial e, dependendo do engajamento deste conteúdo, você pode começar a ganhar mais relevância no seu segmento de atuação, o que faz da sua marca uma espécie de referência no assunto relacionado a sua marca.
No entanto, vale destacar que, para isso acontecer, é necessário que você entenda quais são as necessidades e desejos do seu público-alvo e quais tipos de materiais são mais relevantes para eles, por exemplo. Assim, você tem mais chances de gerar engajamento.
Estimule o engajamento respondendo comentários
Ter maiores níveis de engajamento é sempre positivo para a sua conta. Por isso, procure sempre responder todos os comentários que receber, estimulando conversas e discussões. Dessa maneira, a sua página será visível para um número cada vez maior de pessoas, o que multiplica os seus seguidores.
Além disso, ler comentários é uma ótima forma de identificar falhas de comunicação ou dos seus próprios produtos ou serviços. A partir do momento em que você dá mais atenção aos comentários e se propõe a respondê-los, isso demonstra ao cliente que você está interessado em melhorar a sua marca e que a opinião deles é completamente válida. Assim, você ganha mais relevância com seu público como uma marca que se importa com a opinião dos consumidores.
Faça conteúdo visual
O conteúdo visual é muito popular nas redes sociais. Sendo assim, aposte em técnicas de design gráfico para criar posts com elementos visuais que chamem a atenção dos usuários. Com o tempo, isso pode contribuir para a criação de uma identidade visual para a marca.
Vale ressaltar que os conteúdos visuais devem ser extremamente bem montados de forma que fiquem harmoniosos e atraentes aos olhos do consumidor. Além disso, existe uma grande dificuldade em fazer uma arte atraente, com poucos elementos textuais e que, ainda por cima, explicite toda a mensagem que a marca quer passar.
Por isso, é essencial investir em profissionais qualificados e designers gráficos experientes para montar suas artes de forma atrativa e convidativa. Assim, sua estratégia de captação e atração será muito mais assertiva e colherá resultados além do esperado.
Contrate uma agência especializada
Se você precisa de dicas para ganhar mais seguidores nas mídias sociais, pode ser uma boa ideia contratar uma agência de marketing digital para administrar os perfis da sua empresa. A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe altamente qualificada que oferece esse serviço para empresas de qualquer porte. Quer saber mais? Então entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca crescer no ambiente digital!