As 5 principais métricas de mídia social

Você sabia que mais de 60% dos profissionais de marketing dizem que medir o ROI é seu principal desafio quando se trata de marketing nas redes sociais? O marketing de mídia social é uma maneira fantástica (e econômica) de colocar sua marca na frente de grupos direcionados, mas muitas marcas ainda lutam para medir seu impacto. Veja as 5 principais métricas de mídia social para dar atenção durante sua gestão de mídias sociais.

Mídias sociais

Fonte: Freepik.

Também é muito comum que as marcas dependam de métricas de vaidade e não entendam completamente como o marketing em mídia social está ou não gerando um valor comercial real e possível de ser medido.

Segundo um artigo da Adweek, 56% dos comerciantes dependem apenas das métricas de engajamento como indicadores de sucesso, 21% se concentram nos dados de conversão para provar o valor das mídias sociais e 33% dos profissionais de marketing dizem que têm desafios que unem esforços nas redes sociais com objetivos comerciais.

Porém, menos de 10% desses profissionais dizem que podem quantificar a receita baseada em mídias sociais. Então, qual é a coisa mais importante a ser medida em relação a mídia social?

Confira as 5 principais métricas de mídia social:

1. Crescimento da comunidade: o crescimento do número de seguidores mês a mês é uma boa métrica para rastrear, no entanto, não é a mais importante. Em teoria, quanto mais seguidores sociais você tiver, mais gente seu conteúdo alcançará. Crescer suas comunidades sociais pode ajudar seu conteúdo a obter mais visibilidade e até mesmo tornar sua publicidade social um pouco mais rentável.

O crescimento da comunidade é algo a ser levado em consideração sempre, pois crescer junto a um determinado segmento social estabelece um nível de autoridade que tona a marca mais atraente para audiências semelhantes.

Gestão de Mídias Sociais

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Mas, ao fazer sua comunidade crescer, faça isso de forma lícita. A compra de falsos seguidores, por exemplo, não ajudará sua marca e pode acarretar punições, além de deixar a reputação da empresa abalada a longo prazo. Se o crescimento da comunidade for importante para sua estratégia, faça isso da forma correta e invista em publicidade para atrair um público interessado e direcionado.

2. Impressões e alcance: impressões e alcance são duas métricas que não recebem o respeito que merecem. A quantidade de pessoas que viram seu conteúdo (alcance) e a quantidade de vezes que seu conteúdo está sendo exibido (impressões) podem lhe dizer muito sobre seu desempenho.

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Os algoritmos utilizados nos feeds de notícias determinam quem vê o conteúdo, de modo que uma queda rápida dessas métricas de visibilidade pode indicar que seu conteúdo não se encaixa bem nesses parâmetros e, portanto, com o que as pessoas querem ver. Se você tiver uma campanha de publicidade no ar, deve observar essas métricas para garantir a entrega de seus anúncios e determinar como torná-los mais atraentes, o que leva ao aumento da taxa de cliques.

Impressões e alcance são algumas das principais métricas de mídia social e são importantes para rastrear porque se você não sabe quantas pessoas estão vendo seu conteúdo, você não tem acesso a quantidade de engajamento que o conteúdo gera. Por exemplo, obter 25 interações em 1000 impressões é muito diferente do que obter 25 interações em 10.000 impressões. As métricas de visibilidade ajudam a adicionar contexto.

3. Engajamento: o engajamento é, provavelmente, a métrica mais rastreada no marketing em mídia social. Todos ficamos obcecados em descobrir o que está acontecendo quando um de nossos concorrentes obtém mais engajamento que nós.

Métricas para analisar nas mídias sociais

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E é claro que o engajamento é importante e deve ser medido. No entanto, essa é só uma das principais métricas de mídia social e você também precisa avaliar se ela está gerando valor real para sua empresa. Geralmente, há muito pouco valor mensurável e uma probabilidade pequena de impulsionar um negócio apenas pela publicação de conteúdos que se destinam a obter curtidas.

Certamente, o engajamento ajuda a ampliar seu alcance, mas é importante não usá-lo como seu indicador de sucesso principal. Você quer ter um equilíbrio entre engajamento e outras métricas (como visitas ao site) para realmente saber se sua estratégia de conteúdo é atraente para sua comunidade social e está gerando benefícios comerciais para sua marca.

4. Visitas ao site: as visitas ao site lhe dizem se a sua estratégia de redes sociais está realmente atraindo os usuários para buscar ativamente mais informações sobre sua marca. É muito importante medir as visitas ao site para que você possa identificar onde sua estratégia social se encaixa nos seus esforços globais de marketing digital.

Além disso, você pode aprender ainda mais olhando a quantidade e quais páginas as pessoas oriundas das redes sociais visitam, quanto tempo gastam navegando pelo seu site e etc. Esses dados podem ser realmente úteis para geração de conteúdo relevante para a comunidade.

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5. Conversões: com menos de 10% dos comerciantes se dizendo capazes de quantificar seus esforços nas mídias sociais, medir conversões é o melhor lugar para começar. Meça conversões nas mídias sociais como você faria com qualquer outra fonte de tráfego no Google Analytics (embora seja bom lembrar que o Google Analytics nem sempre conta a história inteira).

As 5 principais métricas de mídia social

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Atualmente, o Google Analytics mede as conversões do último clique, o que significa que a fonte imediata de tráfego obtém o crédito. Porém, um usuário médio faz um longo caminho antes da conversão. Por isso é muito raro ver alguém clicando diretamente numa peça de conteúdo social e convertendo, o que faz com que as redes sociais recebam menos crédito do que merecem.

Se você prestar atenção especial a essas 5 principais métricas de mídia social, logo você começará a ver como o marketing nas redes sociais está gerando resultados comerciais reais para sua marca. E se precisar de ajuda para investir em marketing digital, entre em contato com a Agência IMMA.

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Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.