As 5 principais métricas de mídia social

Você sabia que mais de 60% dos profissionais de marketing dizem que medir o ROI é seu principal desafio quando se trata de marketing nas redes sociais? O marketing de mídia social é uma maneira fantástica (e econômica) de colocar sua marca na frente de grupos direcionados, mas muitas marcas ainda lutam para medir seu impacto. Veja as 5 principais métricas de mídia social para dar atenção durante sua gestão de mídias sociais.

Mídias sociais

Fonte: Freepik.

Também é muito comum que as marcas dependam de métricas de vaidade e não entendam completamente como o marketing em mídia social está ou não gerando um valor comercial real e possível de ser medido.

Segundo um artigo da Adweek, 56% dos comerciantes dependem apenas das métricas de engajamento como indicadores de sucesso, 21% se concentram nos dados de conversão para provar o valor das mídias sociais e 33% dos profissionais de marketing dizem que têm desafios que unem esforços nas redes sociais com objetivos comerciais.

Porém, menos de 10% desses profissionais dizem que podem quantificar a receita baseada em mídias sociais. Então, qual é a coisa mais importante a ser medida em relação a mídia social?

Confira as 5 principais métricas de mídia social:

1. Crescimento da comunidade: o crescimento do número de seguidores mês a mês é uma boa métrica para rastrear, no entanto, não é a mais importante. Em teoria, quanto mais seguidores sociais você tiver, mais gente seu conteúdo alcançará. Crescer suas comunidades sociais pode ajudar seu conteúdo a obter mais visibilidade e até mesmo tornar sua publicidade social um pouco mais rentável.

O crescimento da comunidade é algo a ser levado em consideração sempre, pois crescer junto a um determinado segmento social estabelece um nível de autoridade que tona a marca mais atraente para audiências semelhantes.

Gestão de Mídias Sociais

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Mas, ao fazer sua comunidade crescer, faça isso de forma lícita. A compra de falsos seguidores, por exemplo, não ajudará sua marca e pode acarretar punições, além de deixar a reputação da empresa abalada a longo prazo. Se o crescimento da comunidade for importante para sua estratégia, faça isso da forma correta e invista em publicidade para atrair um público interessado e direcionado.

2. Impressões e alcance: impressões e alcance são duas métricas que não recebem o respeito que merecem. A quantidade de pessoas que viram seu conteúdo (alcance) e a quantidade de vezes que seu conteúdo está sendo exibido (impressões) podem lhe dizer muito sobre seu desempenho.

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Os algoritmos utilizados nos feeds de notícias determinam quem vê o conteúdo, de modo que uma queda rápida dessas métricas de visibilidade pode indicar que seu conteúdo não se encaixa bem nesses parâmetros e, portanto, com o que as pessoas querem ver. Se você tiver uma campanha de publicidade no ar, deve observar essas métricas para garantir a entrega de seus anúncios e determinar como torná-los mais atraentes, o que leva ao aumento da taxa de cliques.

Impressões e alcance são algumas das principais métricas de mídia social e são importantes para rastrear porque se você não sabe quantas pessoas estão vendo seu conteúdo, você não tem acesso a quantidade de engajamento que o conteúdo gera. Por exemplo, obter 25 interações em 1000 impressões é muito diferente do que obter 25 interações em 10.000 impressões. As métricas de visibilidade ajudam a adicionar contexto.

3. Engajamento: o engajamento é, provavelmente, a métrica mais rastreada no marketing em mídia social. Todos ficamos obcecados em descobrir o que está acontecendo quando um de nossos concorrentes obtém mais engajamento que nós.

Métricas para analisar nas mídias sociais

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E é claro que o engajamento é importante e deve ser medido. No entanto, essa é só uma das principais métricas de mídia social e você também precisa avaliar se ela está gerando valor real para sua empresa. Geralmente, há muito pouco valor mensurável e uma probabilidade pequena de impulsionar um negócio apenas pela publicação de conteúdos que se destinam a obter curtidas.

Certamente, o engajamento ajuda a ampliar seu alcance, mas é importante não usá-lo como seu indicador de sucesso principal. Você quer ter um equilíbrio entre engajamento e outras métricas (como visitas ao site) para realmente saber se sua estratégia de conteúdo é atraente para sua comunidade social e está gerando benefícios comerciais para sua marca.

4. Visitas ao site: as visitas ao site lhe dizem se a sua estratégia de redes sociais está realmente atraindo os usuários para buscar ativamente mais informações sobre sua marca. É muito importante medir as visitas ao site para que você possa identificar onde sua estratégia social se encaixa nos seus esforços globais de marketing digital.

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Além disso, você pode aprender ainda mais olhando a quantidade e quais páginas as pessoas oriundas das redes sociais visitam, quanto tempo gastam navegando pelo seu site e etc. Esses dados podem ser realmente úteis para geração de conteúdo relevante para a comunidade.

5. Conversões: com menos de 10% dos comerciantes se dizendo capazes de quantificar seus esforços nas mídias sociais, medir conversões é o melhor lugar para começar. Meça conversões nas mídias sociais como você faria com qualquer outra fonte de tráfego no Google Analytics (embora seja bom lembrar que o Google Analytics nem sempre conta a história inteira).

As 5 principais métricas de mídia social

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Atualmente, o Google Analytics mede as conversões do último clique, o que significa que a fonte imediata de tráfego obtém o crédito. Porém, um usuário médio faz um longo caminho antes da conversão. Por isso é muito raro ver alguém clicando diretamente numa peça de conteúdo social e convertendo, o que faz com que as redes sociais recebam menos crédito do que merecem.

Se você prestar atenção especial a essas 5 principais métricas de mídia social, logo você começará a ver como o marketing nas redes sociais está gerando resultados comerciais reais para sua marca. E se precisar de ajuda para investir em marketing digital, entre em contato com a Agência IMMA.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.