3 tendências de marketing em mídia social para 2018

O marketing nas redes sociais muda e evolui com extrema rapidez e o que era tendência há alguns meses não é mais. E como estamos na época de iniciar o planejamento estratégico para o ano que vem, é importante observar as tendências de marketing em mídia social para 2018. Conheça 3 delas para ficar de olho e adicionar o quanto antes ao seu planejamento:

3 tendências de marketing em mídia social para 2018

Fonte: Freepik.

1. Aumento no custo da publicidade social: o tempo do alcance orgânico gratuito infelizmente passou e precisamos aceitar que, para obter bons resultados com o marketing em mídia social, é preciso ter um algum orçamento publicitário disponível. À medida que o número de anunciantes aumenta nas mídias sociais, o custo dos anúncios sobe. Só em 2016, o custo dos anúncios do Facebook aumentou em 74%.

No geral, o custo dos anúncios digitais aumentou 12% em relação ao ano anterior. Mais marcas estão percebendo que o marketing nas redes sociais é uma das maneiras mais econômicas de alcançar grupos segmentados, o que tem gerado um aumento na competição da publicidade social. E é claro que as plataformas perceberam isso, levando ao aumento dos valores dessas publicidades.

Um estudo recente mostrou que, em 2017, o custo médio por mil impressões (CPM) no Facebook aumentou 171% e o custo por clique (CPC) médio aumentou 136%. Por isso, se você não planeja ter ou aumentar seu orçamento para publicidade social em 2018, provavelmente começará o ano ficando atrás de seus concorrentes.

Tendência em marketing digital em 2018

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2. Vídeos ainda mais no centro de tudo: a importância do conteúdo em vídeo nas redes sociais cresceu progressivamente em 2017. E em 2018 o marketing de vídeo será uma parte ainda mais importante de qualquer estratégia de conteúdo.

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Os vídeos em mídias sociais geram 1.200% mais ações do que texto e imagens combinadas. Uma vez que os espectadores retêm 95% mais de uma mensagem quando assistem a um vídeo e apenas 10% quando leem um texto sobre o mesmo assunto, você deve considerar seriamente adicionar esse tipo de conteúdo a sua estratégia de mídia social.

Uma pesquisa da Cisco estimou que, até 2019, o vídeo representará mais 80% do tráfego de internet consumido em todo o mundo. Por isso, é hora de começar a levar o vídeo muito a sério e incluí-lo em suas estratégias para 2018.

Marketing Digital

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3. Marketing com influenciadores para manter a popularidade em alta: o uso de influenciadores das mídias sociais para expandir o alcance das mensagens das marcas foi extremamente popular em 2017 e isso não é nenhuma surpresa. Afinal, essas pessoas são super queridas pelo público e suas opiniões levadas muito a sério.

Um estudo mostrou que 3 em 4 pessoas buscam conselhos em suas redes sociais para tomar decisões de compra. Além disso, 40% das pessoas compraram algo com base em alguma publicação promovida por um influenciador no Instagram ou no Twitter.

Você pode esperar que o marketing com influenciadores precise passar por algumas adaptações, pois é muito comum que um influenciador peça muito ao mesmo tempo apresenta dados que mostram um retorno muito pequeno. No entanto, com os acordos e parcerias adequados, você pode usar o marketing com influenciadores para colocar sua marca em evidência no próximo ano.

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Claro que estas são apenas 3 tendências de marketing em mídia social para 2018 a serem observadas. Ainda há muito em desenvolvimento para esta área, como a realidade aumentada e os hangouts digitais. No entanto, estas três tendências são uma realidade e já podem entrar nas suas projeções para o próximo ano pois dão continuidade a tudo o que já foi (e está sendo) feito em 2017.

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Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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