3 tendências de marketing em mídia social para 2018

O marketing nas redes sociais muda e evolui com extrema rapidez e o que era tendência há alguns meses não é mais. E como estamos na época de iniciar o planejamento estratégico para o ano que vem, é importante observar as tendências de marketing em mídia social para 2018. Conheça 3 delas para ficar de olho e adicionar o quanto antes ao seu planejamento:

3 tendências de marketing em mídia social para 2018

Fonte: Freepik.

1. Aumento no custo da publicidade social: o tempo do alcance orgânico gratuito infelizmente passou e precisamos aceitar que, para obter bons resultados com o marketing em mídia social, é preciso ter um algum orçamento publicitário disponível. À medida que o número de anunciantes aumenta nas mídias sociais, o custo dos anúncios sobe. Só em 2016, o custo dos anúncios do Facebook aumentou em 74%.

No geral, o custo dos anúncios digitais aumentou 12% em relação ao ano anterior. Mais marcas estão percebendo que o marketing nas redes sociais é uma das maneiras mais econômicas de alcançar grupos segmentados, o que tem gerado um aumento na competição da publicidade social. E é claro que as plataformas perceberam isso, levando ao aumento dos valores dessas publicidades.

Um estudo recente mostrou que, em 2017, o custo médio por mil impressões (CPM) no Facebook aumentou 171% e o custo por clique (CPC) médio aumentou 136%. Por isso, se você não planeja ter ou aumentar seu orçamento para publicidade social em 2018, provavelmente começará o ano ficando atrás de seus concorrentes.

Tendência em marketing digital em 2018

Fonte: Freepik.

2. Vídeos ainda mais no centro de tudo: a importância do conteúdo em vídeo nas redes sociais cresceu progressivamente em 2017. E em 2018 o marketing de vídeo será uma parte ainda mais importante de qualquer estratégia de conteúdo.

Veja também  Como usar legalmente músicas em campanhas de mídia social

Os vídeos em mídias sociais geram 1.200% mais ações do que texto e imagens combinadas. Uma vez que os espectadores retêm 95% mais de uma mensagem quando assistem a um vídeo e apenas 10% quando leem um texto sobre o mesmo assunto, você deve considerar seriamente adicionar esse tipo de conteúdo a sua estratégia de mídia social.

Uma pesquisa da Cisco estimou que, até 2019, o vídeo representará mais 80% do tráfego de internet consumido em todo o mundo. Por isso, é hora de começar a levar o vídeo muito a sério e incluí-lo em suas estratégias para 2018.

Marketing Digital

Fonte: Freepik.

3. Marketing com influenciadores para manter a popularidade em alta: o uso de influenciadores das mídias sociais para expandir o alcance das mensagens das marcas foi extremamente popular em 2017 e isso não é nenhuma surpresa. Afinal, essas pessoas são super queridas pelo público e suas opiniões levadas muito a sério.

Um estudo mostrou que 3 em 4 pessoas buscam conselhos em suas redes sociais para tomar decisões de compra. Além disso, 40% das pessoas compraram algo com base em alguma publicação promovida por um influenciador no Instagram ou no Twitter.

Você pode esperar que o marketing com influenciadores precise passar por algumas adaptações, pois é muito comum que um influenciador peça muito ao mesmo tempo apresenta dados que mostram um retorno muito pequeno. No entanto, com os acordos e parcerias adequados, você pode usar o marketing com influenciadores para colocar sua marca em evidência no próximo ano.

Marketing Digital

Fonte: Freepik.

Claro que estas são apenas 3 tendências de marketing em mídia social para 2018 a serem observadas. Ainda há muito em desenvolvimento para esta área, como a realidade aumentada e os hangouts digitais. No entanto, estas três tendências são uma realidade e já podem entrar nas suas projeções para o próximo ano pois dão continuidade a tudo o que já foi (e está sendo) feito em 2017.

Veja também  4 razões de uma empresa perder tempo com mídias sociais

Veja também

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

By | Gestão de Mídias Sociais

Analisar e medir o sucesso de sua campanha é essencial para o desenvolvimento do marketing de mídia social. Uma maneira de fazer isso é criar o hábito de usar uma hashtag dedicada para cada campanha e, em seguida, rastrear seus resultados. Mas, para isso, você precisará de algum tipo de ferramenta. Veja, então, 5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags.

Read More
4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

By | Gestão de Mídias Sociais

Investir numa estratégia de publicidade social é uma ótima ideia: mesmo em meio a competição crescente, os resultados dessas campanhas são, de longe, os melhores quando comparamos com outras formas de publicidade digital. A chave é ter uma estratégia forte, o que requer um pouco mais de raciocínio e planejamento. Conheça, então, 4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte.

Read More
6 razões para mudar para um perfil de negócios do Instagram

6 razões para mudar para um perfil de negócios do Instagram

By | Gestão de Mídias Sociais
Read More
6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

By | Gestão de Mídias Sociais

Tentar construir uma marca nas redes sociais sem uma estratégia definida pode ser totalmente contraproducente. Você vai acabar apenas postando um monte de material que não vai fazer muito sentido para os usuários, resultando em nenhum retorno dos seus esforços. Confira, então, essas 6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.