3 tendências de marketing em mídia social para 2018

O marketing nas redes sociais muda e evolui com extrema rapidez e o que era tendência há alguns meses não é mais. E como estamos na época de iniciar o planejamento estratégico para o ano que vem, é importante observar as tendências de marketing em mídia social para 2018. Conheça 3 delas para ficar de olho e adicionar o quanto antes ao seu planejamento:

3 tendências de marketing em mídia social para 2018

Fonte: Freepik.

1. Aumento no custo da publicidade social: o tempo do alcance orgânico gratuito infelizmente passou e precisamos aceitar que, para obter bons resultados com o marketing em mídia social, é preciso ter um algum orçamento publicitário disponível. À medida que o número de anunciantes aumenta nas mídias sociais, o custo dos anúncios sobe. Só em 2016, o custo dos anúncios do Facebook aumentou em 74%.

No geral, o custo dos anúncios digitais aumentou 12% em relação ao ano anterior. Mais marcas estão percebendo que o marketing nas redes sociais é uma das maneiras mais econômicas de alcançar grupos segmentados, o que tem gerado um aumento na competição da publicidade social. E é claro que as plataformas perceberam isso, levando ao aumento dos valores dessas publicidades.

Um estudo recente mostrou que, em 2017, o custo médio por mil impressões (CPM) no Facebook aumentou 171% e o custo por clique (CPC) médio aumentou 136%. Por isso, se você não planeja ter ou aumentar seu orçamento para publicidade social em 2018, provavelmente começará o ano ficando atrás de seus concorrentes.

Tendência em marketing digital em 2018

Fonte: Freepik.

2. Vídeos ainda mais no centro de tudo: a importância do conteúdo em vídeo nas redes sociais cresceu progressivamente em 2017. E em 2018 o marketing de vídeo será uma parte ainda mais importante de qualquer estratégia de conteúdo.

Os vídeos em mídias sociais geram 1.200% mais ações do que texto e imagens combinadas. Uma vez que os espectadores retêm 95% mais de uma mensagem quando assistem a um vídeo e apenas 10% quando leem um texto sobre o mesmo assunto, você deve considerar seriamente adicionar esse tipo de conteúdo a sua estratégia de mídia social.

Veja também  7 dicas para destacar seus conteúdos visuais na mídia social

Uma pesquisa da Cisco estimou que, até 2019, o vídeo representará mais 80% do tráfego de internet consumido em todo o mundo. Por isso, é hora de começar a levar o vídeo muito a sério e incluí-lo em suas estratégias para 2018.

Marketing Digital

Fonte: Freepik.

3. Marketing com influenciadores para manter a popularidade em alta: o uso de influenciadores das mídias sociais para expandir o alcance das mensagens das marcas foi extremamente popular em 2017 e isso não é nenhuma surpresa. Afinal, essas pessoas são super queridas pelo público e suas opiniões levadas muito a sério.

Um estudo mostrou que 3 em 4 pessoas buscam conselhos em suas redes sociais para tomar decisões de compra. Além disso, 40% das pessoas compraram algo com base em alguma publicação promovida por um influenciador no Instagram ou no Twitter.

Você pode esperar que o marketing com influenciadores precise passar por algumas adaptações, pois é muito comum que um influenciador peça muito ao mesmo tempo apresenta dados que mostram um retorno muito pequeno. No entanto, com os acordos e parcerias adequados, você pode usar o marketing com influenciadores para colocar sua marca em evidência no próximo ano.

Marketing Digital

Fonte: Freepik.

Claro que estas são apenas 3 tendências de marketing em mídia social para 2018 a serem observadas. Ainda há muito em desenvolvimento para esta área, como a realidade aumentada e os hangouts digitais. No entanto, estas três tendências são uma realidade e já podem entrar nas suas projeções para o próximo ano pois dão continuidade a tudo o que já foi (e está sendo) feito em 2017.

Veja também

Dicas para aproveitar os comentários dos clientes na sua estratégia de marketing digital

Dicas para aproveitar os comentários dos clientes na sua estratégia de marketing digital

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing Digital | 2 Comments
Read More
Passo a passo para montar um plano estratégico para redes sociais

Passo a passo para montar um plano estratégico para redes sociais

By | Gestão de Mídias Sociais | No Comments

Todo mundo que deseja ter presença nas mídias sociais precisa de um plano estratégico. Porém, criá-lo pode não ser uma tarefa fácil. Todas as ações que você toma na mídia social deve fazer parte de uma estratégia de marketing digital maior. Isso significa que todas as postagens, respostas, curtidas e comentários devem ser guiados por um plano para atingir seus objetivos comerciais. Pode parecer complicado, mas se você planejar tudo corretamente, não será difícil e acontecerá naturalmente.

Read More
10 tendências para mídia social em 2018

10 tendências para mídia social em 2018

By | Gestão de Mídias Sociais | No Comments

O que está no horizonte do marketing de redes sociais em 2018? Com o novo ano se aproximando rapidamente, é importante refletir sobre o que está por vir para garantir um bom planejamento para as estratégias do próximo ano. Confira 10 tendências para mídia social em 2018 no blog da Agência IMMA. Aproveite para entender melhor sobre todas as tendências e começar já a criar estratégias para as mídias sociais da sua empresa.

Read More
4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social

4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social

By | Gestão de Mídias Sociais | No Comments

As mídias sociais e o conceito de estar sempre conectado mudaram para sempre a forma como as notícias são produzidas, aumentando drasticamente a produção e a demanda por conteúdo. Mas como usar a mídia tradicional na digital? Confira 4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social e saia na frente da concorrência utilizando um conteúdo novo e popular para impulsionar o engajamento nas mídias sociais da sua empresa.

Veja também  As mídias sociais afetam seu ranking na pesquisa online?
Read More
4 táticas de marketing em mídia social para evitar

4 táticas de marketing em mídia social para evitar

By | Gestão de Mídias Sociais | No Comments

As pessoas sempre descobrem formas para tentar burlar o sistema. No caso do marketing digital, isso não é diferente: há um monte de gente tentando explorar cada lacuna e desenvolvendo truques para fazer você clicar e aumentar suas métricas. Porém, a longo prazo, isso faz mais mal do que bem. Conheça 4 táticas de marketing em mídia social para evitar no blog da Agência IMMA Marketing Digital e tenha conhecimento do que fazer e não fazer na gestão de suas mídias sociais.

Read More
5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas

5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing Digital | No Comments

As campanhas com influenciadores são uma tendência importante e que não mostra sinais de que irá acabar tão cedo. É possível encontrar influenciadores em qualquer mídia social promovendo produtos e serviços para vários nichos. Mas também é importante saber trabalhar com eles. Por isso, confira 5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas.

Read More

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.