Dicas para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo

Todo profissional de marketing de conteúdo tem como objetivos principais educar, entreter e persuadir seu público a acreditar numa marca. As estratégias de marketing estão em constante evolução, o que torna fundamental manter-se atualizado com o que há de mais moderno. Por isso, confira essas dicas para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Dicas para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Saiba mais sobre as estratégias de conteúdo

Embora os blogs sejam uma abordagem tradicional para uma estratégia de conteúdo, a maioria das marcas já adotou essa tática, tornando-os mais uma necessidade do que um fator diferenciador. Por isso, é essencial desenvolver uma tática personalizada e única para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo. Essa tática deve ir além do escopo dos blogs e integrar uma variedade de mídias.

Por isso, não se limite a um blog. Pense nele como um dos blocos de construção da sua estratégia de conteúdo. Esse é um espaço no seu site que permite informar e cativar o seu público, ao mesmo tempo que mostra ao consumidor o que é sua marca. No entanto, no cenário atual, sua marca está competindo com milhares de outras empresas, todas apresentando uma estratégia de blog semelhante.

Criação de artigos e conteúdos otimizados

Então, como você se diferencia e ganha um público maior? Embora a produção de conteúdo relevante e envolvente seja sempre recomendada, só isso não é o suficiente. O que você precisa para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo é promover essa estratégia para além do seu blog.

Tente implementar uma estratégia que proporcione à sua marca uma interação real com seus consumidores. Você quer que seu público encontre uma conexão com sua marca ou que, de alguma forma, ele possa se relacionar com o que você está vendendo. Para fazer isso, tente acessar os diferentes locais de criação que permitirão que você divulgue sua mensagem.

Para tanto, é preciso levar sua estratégia de conteúdo para um novo nível. Veja, então, algumas dicas para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo que te ajudarão a alcançar um público maior e criar ainda mais engajamento para sua marca.

Saiba mais sobre as estratégias de conteúdo

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Saiba como melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo

Crie um infográfico atraente

Com 65% da população formada por aprendizes visuais, os profissionais de marketing precisam encontrar ferramentas que ressoem com essas pessoas. É muito mais fácil para a maioria de nós processar uma imagem do que um texto. Por isso que os recursos visuais são uma necessidade quando se trata de marketing de conteúdo.

Uma das melhores maneiras de chamar a atenção dos usuários é através de infográficos, pois eles combinam imagem e conteúdo, criando uma peça visual informativa e fácil de digerir. Quando um infográfico é bem feito, costuma atrair um público bem amplo, além de ser um conteúdo altamente compartilhável, aumentando a exposição e a presença online de qualquer marca. Por isso os infográficos são ótimos para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Saiba como melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo

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Use a criatividade com vídeos

O conteúdo visual é o líder dominante quando se trata de engajamento. Pense em como a maioria das plataformas de mídia social estão todas focadas nesse tipo de conteúdo, especialmente nos vídeos. É um conteúdo que oferece possibilidades ilimitadas. De entrevistas a mensagens institucionais, um vídeo pode abordar qualquer tópico, em qualquer lugar e a qualquer momento. Portanto, use-os para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Crie questionários interativos

Uma das estratégias mais interativas quando se trata de conteúdo são os questionários. Sua beleza está no fato deles serem tão envolventes ou divertidos quanto sua imaginação permitir. O objetivo do questionário não é colocar o produto na cara do consumidor, mas criar engajamento e, ao mesmo tempo, gerar reconhecimento de marca no processo.

O melhor de tudo é que você pode aprender algo novo e valioso sobre seus clientes por meio desses testes. Ao escolher estrategicamente as perguntas, você pode registrar informações que vão ajudar a melhorar suas estratégias de marketing. Os questionários não são apenas uma ferramenta de entretenimento, pois também é possível se beneficiar analisando as informações coletadas.

Crie questionários interativos

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Envolva seu público com um webinar de alto valor

Um webinar é um seminário na web. Embora vídeos e questionários sejam bastante populares entre as pessoas que trabalham com marketing de conteúdo, os webinars ainda são um recurso um tanto negligenciado.

Essa é uma ótima ferramenta para informar seu público sobre um determinado assunto. Imagine que seu público-alvo está procurando por respostas sobre um assunto específico, quando se depara com um webinar atraente e fácil de acessar. Um de seus principais benefícios é que você pode ter um fluxo consistente de envolvimento mesmo depois que a sessão terminar.

O melhor de tudo é que essa ferramenta permite que o público interaja pessoalmente com a marca, fazendo perguntas e participando de discussões ao vivo. Isso leva a marca a interagir muito mais com seu público e também ajuda a estabelecê-la como uma autoridade em seu setor. Isso vai ajudar muito a melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Envolva seu público com um webinar de alto valor

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Estudos de caso de destaque

Os estudos de caso são uma excelente maneira de informar seus clientes sobre seu produto, além de estabelecer um valor significativo. Um estudo de caso relata dados sobre o produto e se concentra mais no cliente do que na empresa, além de ter a capacidade de contar uma história, que é uma das melhores maneiras de chamar a atenção de potenciais clientes.

Agora que você já viu algumas dicas para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo, lembre-se de considerar uma coisa importante: nem todas as empresas são iguais. Isso significa que diferentes estratégias funcionarão (ou não) para diferentes marcas.

Estudos de caso de destaque

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Descubra quais plataformas seu público-alvo responde melhor e concentre-se nesses pontos específicos. Você não precisa usar todas as estratégias de conteúdo existentes se elas não se aplicarem às suas necessidades. Concentre-se no que importa e coloque todos os seus esforços em algumas estratégias que realmente farão a diferença.

Se estiver buscando por uma agência de marketing digital com um ótimo serviço de marketing de conteúdo para sua empresa, entre em contato com a Agência IMMA.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.