Como a produção de conteúdo ajuda a criar autoridade online

Hoje em dia, quando precisamos de alguma coisa, do mais simples ao mais complexo produto ou serviço, nossa primeira parada é a internet. É conveniente, rápida, gratuita e, na maior parte do tempo, traz bons resultados. Porém, com tantos conteúdos disponíveis, como se destacar? Veja como a produção de conteúdo ajuda a criar autoridade online.

Como a produção de conteúdo ajuda a criar autoridade online

Fonte: Freepik

A ordem em que os sites aparecem nos resultados de pesquisa é um fator crítico. Ela determina não só o que os mecanismos de busca acham mais relevante, mas também ajuda a gerar tráfego orgânico (gratuito). Além disso, os sites melhores classificados são encarados como autoridades em determinado assunto, o que faz com que seus conteúdos tenham mais legitimidade, relevância e credibilidade.

Algoritmos de pesquisa

Mas por que isso importa? A realidade é que a maioria das pessoas não vai além dos três primeiros resultados de pesquisa numa consulta online. E por que eles deveriam? Os sofisticados algoritmos e os resultados orientados por dados de nível internacional determinaram que a melhor resposta para a consulta do usuário está na primeira página de resultados.

Os algoritmos de pesquisa costumam ser bastante precisos na maior parte das vezes. Isso faz com que os usuários confiem muito nesses resultados. Basta refletir: quando foi a última vez que você teve que passar da primeira para a segunda página de pesquisa para encontrar a resposta que estava procurando?

Veja como o conteúdo ajuda a criar autoridade online

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É por isso que é tão importante não apenas melhorar a visibilidade do seu site, mas também conferir autoridade a ele. Isso permite que o usuário saiba que encontrará o que está procurando no seu domínio. Uma página no topo do ranking diz ao usuário que o mecanismo de busca atesta que, de todos os sites que existem, o seu é o mais provável de ter as informações que ele procura. Isso garante uma legitimidade incomparável, conhecida como autoridade de domínio de SEO.

Mas como o conteúdo ajuda a criar autoridade online

Todo mundo que trabalha com marketing digital conhece o lema “o conteúdo é rei”. Ele é a chave para obter autoridade de domínio e visibilidade nos resultados de busca. Há três partes críticas que devemos dar atenção para melhorar as classificações de um site: palavras-chave, links e otimização.

Palavras-chave

O que o usuário está procurando especificamente é a primeira coisa que o algoritmo procura nos sites. Com artigos e conteúdo relacionados ao que o usuário está procurando, um site fica bem posicionado para determinadas palavras-chave. Quando uma palavra-chave aparece com maior frequência num site, isso é detectado pelo algoritmo do mecanismo de pesquisa.

Mas como o conteúdo ajuda a criar autoridade online?

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Quanto mais relevante o conteúdo é para o usuário, mais ele se sente encorajado a permanecer no site. Mais ainda, pode também clicar em várias páginas, gerando métricas que ajudam a determinar a autoridade do domínio. Além disso, ter conteúdos variados em torno de uma mesma palavra-chave mantém o usuário interessado, também contribuindo para posicionar o domínio como uma autoridade. Por isso, o conteúdo ajuda a criar autoridade online com o apoio total de boas palavras-chave.

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 Links

Além de ter as palavras-chave pesquisadas pelos usuários, ter links em seu site para outros sites que já tenham autoridade de domínio estabelecida é outra maneira de determinar os resultados dos mecanismos de pesquisa.

Por exemplo, quando você cria artigos e cita como fonte líderes de pensamento conhecidos e estabelecidos do seu nicho, os mecanismos de busca conseguem reconhecer isso e atribuir mais autoridade ao seu site. Isso será traduzido em posições mais altas nos rankings de pesquisa. Assim, você não só aproveita informações que estão disponíveis, como também a autoridade de domínio de outros sites.

Conteúdo ajuda a criar autoridade online: saiba mais

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Entretanto, vale lembrar que o melhor lugar para incorporar links é dentro do conteúdo para SEO, como artigos, posts e citações. Isso porque é mais fácil para os mecanismos de busca identificar os redirecionamentos dessa forma. Portanto, lembre-se: o conteúdo ajuda a criar autoridade online utilizando os melhores links no SEO.

Otimização

Ter um conteúdo robusto no site melhora o tráfego, as taxas de conversão, a autoridade de domínio e outras coisas mais. Simplesmente por ser uma série de conteúdos que podem ser otimizados. Quando um site não apresenta conteúdos otimizados, fica bem difícil para os mecanismos de busca indexar as páginas. Além disso, dificulta também na criação de uma autoridade online.

Se o seu site possui muitos conteúdos otimizados, mas não apresenta um bom tráfego ou engajamento, é preciso ajustar esse conteúdo e avaliar essas mudanças. Isso pode ser feito quase em tempo real tendo como apoio o Google Analytics. Essa refinada ferramenta fornece ótimos feedbacks sobre o comportamento do usuário e pode ajudar muito na otimização de um site.

Conteúdo e autoridade online andam juntos

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Ao implantar pequenas mudanças na otimização do site, é possível incentivar os usuários a ficar nele por mais tempo. Dessa forma, é possível aumentar o tempo de navegação e dar à sua autoridade de domínio um pequeno impulso. Tudo isso ajudará a atrair visitantes num futuro próximo.

A produção de conteúdo de qualidade, original e otimizado é fundamental para criar autoridade online. Isso porque é a partir desse conteúdo que os mecanismos de busca começam a avaliar e classificar qualquer página da web.

Criação de artigos e conteúdos otimizados

Quanto mais melhorar as classificações de um site nos rankings dos mecanismos de busca, maior é sua autoridade de SEO. Quanto mais autoridade um site conseguir acumular, maior a probabilidade de ele aparecer no primeiro lugar do Google. Isso gera mais tráfego, leads, negócios e (até) lucro.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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