O que é webinar e como usá-lo em uma estratégia de marketing digital

Os vídeos têm se tornado cada vez mais importante para quem deseja ter uma estratégia de marketing digital forte. Tento isso em vista, cada vez mais empreendedores têm buscado transmitir webinars. Mas o que é webinar e como usá-lo em uma estratégia de marketing digital?

Webinar

Fonte: Make it Simple.

Webinars nada mais são do que a transmissão ao vivo via internet de palestras ou seminários. Geralmente, eles são oferecidos por um especialista, que busca apresentar e discutir um determinado tema. O formato pode variar, dependendo da proposta do palestrante, mas o importante é que a transmissão seja feita ao vivo.

Quanto mais relevante e exclusivo o assunto da discussão, maior pode ser o sucesso do webinar. Tanto que já é frequente a cobrança de pessoas que desejam participar desse tipo de evento online.

No entanto, geralmente essas palestras ou seminários online com transmissão ao vivo não são cobradas, pois muitas empresas se utilizam da ferramenta para apresentar um novo produto ou serviço. Mesmo antes da apresentação, quando as pessoas estão apenas se cadastrando para assistira a transmissão, deve-se criar um certo senso de urgência no publico, para que eles reconheçam no webinar algo realmente relevante.

Existem diversos formatos de webinar e a escolha de um vai depender das intenções de quem vai se apresentar e do que a plataforma escolhida oferece. Afinal, já existem diversas plataformas para se transmitir um webinar, tanto gratuitas quanto pagas.

O que é webinar e como usá-lo em uma estratégia de marketing digital

Fonte: Talking Tree Creative.

Algumas plataformas são mais robustas e permitem a criação de fóruns e grupos de discussão com mediadores, apresentações com vários convidados, a possibilidade de compartilhamento de telas, dentre outras facilidades. Outras plataformas, mais simples, permitem apenas a transmissão de slides enquanto o palestrante fala.

Mas o que tornou o webinar realmente um sucesso é a possibilidade de participar de um evento bastante relevante sem precisar sair de casa! Afinal, como é transmitido online, é possível atingir uma grande audiência sem a necessidade de se organizar um grande evento. Todo usuário da internet é um participante em potencial, pois basta estar conectado para poder participar de um webinar.

Veja também  Mobile Marketing: como estar em todos os lugares para todos

Em um país grande como o Brasil, por exemplo, em que é um desafio para as empresas estarem presente em todos os lugares, um webinar bem divulgado pode fazer com que a marca torne-se relevante em vários locais.

Outro fator de sucesso do webinar é que ele é acessível. Afinal, quem pensa em criar um webinar não precisa gastar nada para criá-lo, tendo em vista que existem plataformas de transmissão online gratuitas. E mesmo as plataformas mais elaboradas não costumam ser muito caras.

Transmissão online

Fonte: Erasmus Plus.

Já quem vai assistir ao webinar geralmente também não precisa pagar nada por isso. E mesmo os valores cobrados por webinars exclusivos tendem a ser muito mais baratos do que a participação em um evento presencial.

Vale ressaltar que não é toda transmissão online que pode ser considerada um webinar. Eles são transmissões ao vivo e não devem ser gravadas. Ou seja, se alguém se inscreveu e não pode assistir não terá acesso ao conteúdo discutido depois. E isso pode ajudar a criar um senso de urgência no público-alvo: quem não participar naquele momento não terá mais acesso a essa informação.

Tão pouco cursos online, reuniões em plataformas online ou bate papos em diferentes aplicativos podem ser considerados webinars. Hangout e Skype são sim ferramentas válidas para comunicação, mas não são plataformas de webinar.

Quem deseja transmitir um webinar deve, além de fazer uma ótima divulgação do evento, ter uma plataforma específica de webinar, como a Adobe Connect Webinars, a Webinars OnAir, a Cisco Webex, GoToWebinar, WebinarJam, dentre muitas outras.

Veja também

Marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital para pequenas empresas

By | Marketing Digital

Quando falamos de um pequeno negócio, muitas dificuldades podem surgir Entretanto, mesmo com todos os obstáculos que podem aparecer, é possível que um micro empreendimento seja muito bem-sucedido. É aí que entra o marketing digital para pequenas empresas, pois é ele quem vai ajudar a alcançar esse êxito.

Veja também  O que são leads
Read More
Por que contratar micro-influenciadores

Por que contratar micro-influenciadores

By | Marketing Digital

Quando você ouve a palavra influenciador, o que vem a sua cabeça? Provavelmente, uma celebridade ou estrela de cinema com milhões de seguidores nas redes sociais. Certamente, eles são influenciadores, mas não são os únicos. Existem macro e micro-influenciadores, estes últimos um grupo no qual as marcas vêm investindo muito. Mas por que contratar micro-influenciadores?

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.