8 dicas simples para criar ótimos infográficos

Como apresentar um tema complexo de forma interessante, prática e atraente? Usando infográficos, é claro! A infografia é ótima para resumir o conteúdo, apresentar dados estatísticos e aumentar o engajamento. Afinal, as pessoas estão cada vez mais interessadas em conteúdos visuais. Por isso, veja 8 dicas simples para criar ótimos infográficos.

8 dicas simples para criar ótimos infográficos

Fonte: Freepik.

A infografia tornou-se uma ferramenta fundamental para o marketing digital. Em 2016, 74% dos profissionais de marketing já estavam usando peças visuais, como os infográficos. Além disso, a infografia tem se tornado cada vez mais fácil de se gerar graças a sites como Canva e Piktochart, que fornecem modelos gratuitos e que podem ser facilmente editados e compartilhados.

Se você ainda não começou a usar os infográficos na sua estratégia de marketing digital, este é o melhor momento para começar.

Conheça então 8 dicas simples para criar ótimos infográficos:

1. Escolha um tópico em alta: é provável que você já saiba como criar conteúdos convincentes que envolvem seu público. Mas, se você ainda tem alguma dúvida, faça uma pesquisa nas mídias sociais e sites populares no seu nicho para encontrar tópicos em alta para seus infográficos. Pense sobre como esses tópicos podem ser apresentados ao seu público e junte o máximo de informações para preencher sua peça.

Infográficos

Fonte: Freepik.

2. Descubra o seu público-alvo: você realmente conhece seu público? Em quem sua estratégia está sendo focada ao produzir e divulgar um infográfico? Conhecer bem a quem se destina suas peças visuais (e mesmo textos, artigos, publicações em mídia social, etc.) faz com que seja mais fácil as pessoas chegarem a eles, consumirem o conteúdo e ainda compartilharem com os amigos.

3. Concentre-se nos conceitos principais: esse é o ponto-chave ao criar infográficos. Você deve determinar quais são os conceitos principais que está querendo apresentar e excluir informações que sejam supérfluas. É claro que você ainda quer contar uma história, mas ela deve ser condensada para que o público a absorva melhor.

4. Foque num tema único: selecione um tema único de interesse do seu público e se foque nele. Mesmo que ele tenha algum desdobramento (o que é bem comum), você pode falar disso em outras oportunidades. Isso garantirá que seu público compreenda melhor sua mensagem e não se perca no meio de um monte de informações, gráficos e imagens.

Veja também  Estratégia de marketing digital para marcas e empresas pouco atrativas

Design

Fonte: Freepik.

5. Limite o texto: o conteúdo visual deve ser o foco de todo infográfico. Ele deve contar uma história como um todo com o mínimo possível de texto e o máximo de imagem. E todo texto contido num infográfico deve ser legível, facilmente compreensível e incorporado a peça de forma a complementá-la sem chamar muita atenção.

6. Marcadores são seus aliados: ainda sobre o texto, o propósito de um infográfico é extrair os principais pontos de um conteúdo, que são adicionados a imagens para ajudar seu público a entender com mais facilidade o que está sendo apresentado, e usar marcadores ajuda bastante a organizar ideias e apresentar informações.

7. Cuidado com o tamanho: na internet, a brevidade do conteúdo é a chave para levar as pessoas a ler tudo. Neste sentido, é preciso prestar atenção ao comprimento do seu infográfico. Não inclua tantas imagens e conceitos que seu público tenha rolar muitas vezes a página para visualizar tudo. E vale lembrar que muita gente vai ver seu infográfico na tela de um celular e, se ele for muito grande, é provável que o usuário abandone a página rapidamente.

Conteúdo visual

Fonte: Freepik.

8. Seja criativo: mesmo quem não tem muita familiaridade com design gráfico pode criar um infográfico atualmente. Todos temos alguma ideia do que torna um conteúdo visual atraente e colocar isso em prática nas plataformas disponíveis é bastante simples. Deixe a criatividade aflorar pois isso, certamente, ajudará a tornar seu infográfico ainda mais atraente.

Agora que você já sabe 8 dicas simples para criar ótimos infográficos, conte com a equipe da Agência IMMA para te ajudar a produzir um conteúdo visual.

Veja também

Marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital para pequenas empresas

By | Marketing Digital

Quando falamos de um pequeno negócio, muitas dificuldades podem surgir Entretanto, mesmo com todos os obstáculos que podem aparecer, é possível que um micro empreendimento seja muito bem-sucedido. É aí que entra o marketing digital para pequenas empresas, pois é ele quem vai ajudar a alcançar esse êxito.

Read More
Por que contratar micro-influenciadores

Por que contratar micro-influenciadores

By | Marketing Digital

Quando você ouve a palavra influenciador, o que vem a sua cabeça? Provavelmente, uma celebridade ou estrela de cinema com milhões de seguidores nas redes sociais. Certamente, eles são influenciadores, mas não são os únicos. Existem macro e micro-influenciadores, estes últimos um grupo no qual as marcas vêm investindo muito. Mas por que contratar micro-influenciadores?

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.