Você sabe como uma estratégia de marketing humanizada auxilia no crescimento da empresa? A humanização da comunicação está se tornando cada vez mais importante para que todas as empresas consigam criar conexões e vínculos com seus clientes.
À medida que os consumidores se tornam mais socialmente conscientes e desejam que as marcas ofereçam experiências empáticas e socialmente responsáveis, as empresas precisam se adaptar.
Uma maneira de fazer isso é levar em conta histórias pessoais e experiências de pessoas na empresa ou no setor em que estão — bem como fora dela. Esse tipo de relacionamento com a empresa ajuda a construir confiança, o que levará a mais vendas ou leads.
Ao escrever conteúdo, é importante conhecer e ter empatia pelo seu público. Você precisa entender seus sentimentos, suas necessidades, suas preocupações e os pontos de dor que eles experimentam em suas vidas diárias.
Criar conteúdo que ressoe com seu público é uma maneira fundamental de melhorar a experiência geral do seu cliente. É importante pensar sobre o que eles querem e como eles se sentem sobre o assunto que você está discutindo para poder criar uma experiência agradável para eles.
Como uma estratégia de marketing humanizada auxilia no crescimento da empresa
Como vimos em artigos anteriores, uma estratégia de marketing humanizado é aquela que foca na construção de um relacionamento com o cliente. Não se trata apenas de vender seu produto, mas também de entender suas necessidades e oferecer a melhor solução.
A chave para o sucesso aqui é focar no que as pessoas querem e como querem. Isso significa que você precisa ser capaz de criar um plano que atraia seu público-alvo e faça com que ele se sinta especial.
Essa estratégia gera um impacto direto no relacionamento com o consumidor e com o aumento das conversões. As vantagens, no entanto, não param por aí. A humanização da marca também ajuda na otimização de outras estratégias de marketing.
O exemplo mais conhecido disso é o inbound marketing, que utiliza conteúdos relevantes para atrair o cliente. Nesse sentido, implementar o marketing humanizado ajudará a focar no que o seu público procura, e não no seu produto.
Da mesma forma, humanizar campanhas de marketing também está muito próximo de definir personas. Nesse caso, essa estratégia ajudará na segmentação de perfis de consumidores e campanhas de marketing.
Como implementar o marketing humanizado?
Com o avanço da tecnologia, os profissionais de marketing podem usar os canais digitais para se comunicar com seus clientes. No entanto, os profissionais de marketing também devem pensar em como podem tornar seu marketing mais humanizado e menos robótico.
Existem muitas maneiras pelas quais as empresas podem implementar o marketing humanizado. Algumas delas incluem o uso de personas em campanhas publicitárias, criação de conteúdo visual e adição de postagens de mídia social com personalidade.
Para criar uma estratégia de marketing mais humanizada, as empresas devem primeiro entender quais são os desejos e as necessidades de seus clientes. Em seguida, devem ser capazes de criar conteúdo que atenda a essas necessidades e seja adaptado para cada cliente individual. A seguir, listamos algumas estratégias que te ajudarão na implementação. Confira!
Conheça seu público-alvo
Ao implementar o marketing humanizado, é importante ter uma ideia clara do seu público-alvo e das suas necessidades. Só então você pode descobrir o que eles realmente querem e quando eles querem. Além disso, saber quem é seu público ajudará a identificar suas personas. Isso, por sua vez, pode ajudar a descobrir quais são suas necessidades e como você pode melhor atendê-los.
Uso de storytelling
O storytelling é uma forma de comunicação que conecta as pessoas por meio da criação de uma experiência. Ou seja, a ferramenta te ajuda a criar impacto no seu público-alvo através do uso de narrativas, recursos visuais, animações, vídeos e outros formatos.
Use linguagem acessível e informal
Humanização é onde você fala com as pessoas como se fossem humanos reais. Isso ajuda a criar uma linguagem informal e acessível que é importante para a comunicação. Ao optar por um linguajar mais formal e rebuscado, haverá a probabilidade de que alguns de seus consumidores não se identifiquem com a comunicação.
Empatia e interação geram engajamento
A empatia é uma parte vital do marketing e começa com o tempo necessário para entender quem é seu público. Não se trata apenas de se colocar no lugar dos outros, mas de fazê-lo sob seus olhos.
Certifique-se de que suas ações tenham empatia embutidas e sejam consistentes com os valores do seu público-alvo. Com a rápida evolução dos meios digitais e proporcionando oportunidades frequentes de interação, é importante também entender como as empresas podem se beneficiar do seu uso.
Uma boa estratégia, por exemplo, é sempre responder aos comentários das publicações em até 24 horas após a criação, mesmo que seja apenas com um emoji. Além disso, você deve estar atento ao que os usuários estão falando sobre a sua empresa.
Aposte na personificação da marca
As empresas passaram a personificar suas marcas por meio de uma construção de caráter detalhada e profunda. Isso é visto no marketing de assistentes virtuais projetados para se adequar à marca e ajudar a aumentar o engajamento.
Comece internamente
Para que o marketing seja humanizado, é importante que a empresa tenha um ambiente de trabalho agradável, que valorize e motive as equipes. Por isso, antes de investir em campanhas, procure se conectar e interagir com seus colaboradores. Além disso, também é importante entender como eles afetarão seus esforços de marketing atuais.
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