Por que criar uma persona é importante para o seu negócio?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
23/05/2022
Marketing Digital

Se você tem interesse pela área de Marketing, provavelmente já leu em diversos conteúdos o termo “Persona”. Mas afinal, o que é isso? Diferentemente  de público-alvo, que é mais abrangente, persona é alguém específico e humanizado. Ou seja, é um personagem fictício criado para representar uma ou mais pessoas reais. De um modo geral, é a representação do seu cliente ideal.

As personas são frequentemente usadas como uma ferramenta para estrategistas de conteúdo, facilitando as empresas a criarem conteúdo relevante para as necessidades de seus públicos-alvo. Ajudam a entender melhor seu público para que você possa criar conteúdo que ressoe com eles em um nível emocional. Personas também ajudam a entender quais tipos de informação eles precisam, como eles querem consumi-los e onde eles gostariam de encontrá-los. Quer entender mais sobre do por que criar uma persona é importante para o seu negócio? No artigo de hoje explicaremos tudo o que você precisa saber acerca do tema. Confira o blog e saiba mais!

Por que criar uma persona é importante para o seu negócio

Fonte: Freepik

Por que criar uma persona é importante para o seu negócio?

Como já fora mencionado, uma persona é uma representação do seu público-alvo. Portanto, sua importância se dá  ao fato de ajudar você a entender suas necessidades, interesses e preocupações. Isso possibilitará criar uma estratégia de marketing adaptada às suas necessidades e desejos específicos. Além disso, uma persona também pode ajudá-lo a entender qual valor seu produto ou serviço oferece ao cliente.

A criação de uma persona também ajudará a descobrir onde encontrar seus clientes online e como eles interagem com a web.

Como criar personas para o seu negócio

Fonte: Freepik

Como criar Personas para o seu negócio

Engana-se quem pensou que as personas são criadas por meio de intuições. Para desenvolvê-las, é necessária que haja um trabalho de pesquisa aprofundado, utilizando-se de dados sólidos. Um caminho é entrevistar seus clientes, analisar os perfis de mídia social de cada um ou, até mesmo, criar um formulário online para que eles possam responder. 

Você precisa saber o que eles gostam, o que não gostam, seus hobbies e interesses. Você também pode olhar para outras empresas do seu setor e ver como elas criaram personas para seus clientes. Para construir o perfil da sua persona, procure saber as seguintes coisas:

  • Nome;
  • Idade;
  • Grau de escolaridade;
  • Profissão;
  • Renda;
  • Dados sobre a família (tem filhos? em que estado civil se encontra? mora sozinho?);
  • Principais objetivos, desejos, medos e desafios;
  • Por quais assuntos se interessa?;
  • Hobbies;
  • Quem costuma influenciar suas decisões de compra.

Como usar personas em sua estratégia de marketing?

Personas não são novidade no marketing. São usados há anos para entender as necessidades de diferentes públicos-alvo e criar conteúdo relevante para eles. Personas são uma forma de segmentar seu público em diferentes grupos, com base em suas características demográficas ou psicográficas. Ao fazer isso, você pode criar conteúdo personalizado para cada tipo de persona.

Personas diferentes terão necessidades e interesses diferentes. Por isso, é importante garantir que você esteja criando conteúdo para as pessoas certas. Por exemplo, se sua empresa vende serviços financeiros, você pode segmentar suas personas por faixa etária ou nível de renda —isso ajudará a criar conteúdo mais relevante para cada tipo de cliente.

Criar uma persona é importante para o seu negócio

Fonte: Envato

Como as personas online estão mudando e o papel que elas desempenham no marketing digital

Não é nenhum segredo que o mundo digital mudou a forma como fazemos marketing. A internet nos deu uma plataforma para nos expressarmos e compartilharmos nosso trabalho com o mundo. Como resultado, estamos vendo mais pessoas investindo em sua persona online. Personas online estão se tornando mais importantes do que nunca porque nos ajudam a construir uma identidade online. É importante lembrar que, embora você possa ter uma persona online diferente da sua persona da vida real, ela ainda deve ser autêntica e fiel a si mesmo.

As personas online estão mudando e o papel que desempenham no marketing digital também está evoluindo. A estratégia de marketing tradicional das marcas é criar uma persona e direcioná-la para um determinado grupo de pessoas. A persona geralmente é fictícia e tem sua própria história, personalidade e interesses. No entanto, com o avanço da tecnologia, as empresas começaram a usar pessoas reais como sua persona online.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Tipos de persona para diferentes profissionais de marketing digital

Os profissionais de marketing digital precisam entender a personalidade de seu público-alvo quando se trata de diferentes tipos de marketing digital. Por exemplo, os profissionais de marketing que visam uma persona que precisa de muito mais interação com sua empresa podem se beneficiar usando um tom mais pessoal.

A indústria de marketing digital passou por muitas mudanças nos últimos anos. Cada profissional de marketing e empresa tem seu próprio estilo. Experiência e mentalidade ajudam a moldar como você transmite sua mensagem de marketing para outras pessoas. Entre os principais tipos de persona que podemos lidar, estão:

Conector

Pessoas que se conectam com outras pessoas online para ajudá-las a resolver problemas. Eles fornecem valor aos seguidores por meio de conteúdo e artigos.

Builder

Essas pessoas geralmente estão envolvidas no processo criativo de marketing online, pois utilizam várias táticas para gerar tráfego para seus sites ou blogs.

Doador

Essas pessoas são geradoras de conteúdo que criam conteúdos que podem beneficiar outras pessoas de alguma forma. Podem fazer isso com conteúdo informativo ou inspirador, e também compartilham seus próprios sucessos com outras pessoas para oferecer inspiração. 

A importância da persona no marketing digital

Fonte: Envato

Quais são os benefícios de uma persona bem construída para melhorar as vendas da sua empresa?

Uma vez que sua persona é criada, ela pode ser usada para ajudar a moldar a marca da empresa e também auxiliar em suas campanhas de marketing e publicidade. Isso fará com que uma maior taxa de satisfação do cliente. Ao mapear personas, você abre para sua empresa um leque de oportunidades, como:

  • Marketing de conteúdo: o conteúdo entendido é mais atrativo para a persona alvo. Assim como o tom de voz é mais atrativo, seu conteúdo pode gerar muito valor.
  • Canais para aquisição e relacionamento: usar canais e redes onde seu público-alvo está presente ajudará a garantir que você os direcione com o conteúdo apropriado.
  • Influência e decisão de compra: entender os principais argumentos e fatores que entram em jogo quando o seu público toma a decisão de compra é fundamental para desenvolver boas estratégias para atrair novos clientes.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Invista em marketing digital com a ajuda de uma agência de Inbound Marketing

A implementação do marketing digital pode dar às empresas uma vantagem competitiva. Um dos principais benefícios é que o marketing é ótimo para os negócios. Também ajuda a estabelecer uma conexão genuína com o cliente, o que é crucial ao lidar com clientes online.

As empresas podem alcançar seus clientes por meio de canais de marketing digital facilmente acessíveis por meio de diferentes dispositivos. Por isso, conte com uma agência de marketing digital como a Agência IMMA.

 

Veja também