Os emojis são tão populares que passaram a ser utilizados em todo tipo de marketing. O marketing com emojis é especialmente utilizado na criação de campanhas que buscam atingir adolescentes e jovens adultos.
Para quem não sabe, os emojis são aqueles ícones de rostinhos felizes e tristes usados em mensagens de texto e nas redes sociais. Eles se tornaram uma linguagem própria, particularmente popular entre os jovens. Há até mesmo um Dia Mundial Emoji (17 de julho).
A onipresença dos pequenos rostinhos geralmente substitui palavras e expressões, quase sempre gerando humor. Mas será que essa é uma linguagem que as empresas podem usar? Uma marca será levada a sério se fizer marketing com emojis?
A verdade é que muitas marcas do mundo inteiro já estão utilizando os emojis. Não porque querem fazer humor, mas porque essa tornou-se uma linguagem universal e que, ainda, é bonita e chama a atenção.
Marcas como Chevrolet, Dominos, WWF, General Electric, Coca-Cola, Disney e Mc Donald’s já fizeram experiências com as carinhas amarelas para se aproximarem de seus públicos e tornarem suas campanhas de marketing mais populares.
Só porque as grandes marcas estão usando emojis não significa que você também precisa, especialmente se não combina com o perfil da sua organização. Mas se você também quer adotar a prática do marketing com emojis, confira algumas dicas para utilizar essa prática cada vez mais comum nas redes sociais.
Dicas para fazer marketing com emojis
Conheça o seu público
Será que seus clientes serão receptivos e entenderão os emojis? Se o seu público é composto basicamente de jovens, a resposta é sim. No entanto, um público formado por adultos e idosos pode preferir algo mais tradicional.
Mantenha os emojis no contexto
Um mesmo emoji pode ser entendido de várias formas pelo público. Por isso, é comum vê-los acompanhados de frases ou imagens para criar um certo contexto e gerar melhor entendimento.
Projete emoções
Especialistas dizem que, como não sabemos o tom de um remetente que envia uma mensagem eletrônica, os emojis podem servir para que o material não seja mal interpretado. Afinal, na ausência de tom, as pessoas podem ler as mensagens com tom negativo. Emojis são projetados para transmitir emoção e podem ajudar a tornar esse tom mais claro.
Use palavras quando necessário
Se você sentir que é incapaz de comunicar o significado de sua mensagem somente com os emojis, use as palavras. Utilizar emojis em uma mensagem sem que eles signifiquem nada pode deixar as pessoas que um pouco confusas.
Cuidado com o excesso
Utilizar com muita frequência o marketing com emojis satura as imagens junto ao seu público e pode deixá-lo entediado. “Use com moderação” é um lema útil para quase tudo e deve ser estendido ao uso de emojis nas suas campanhas.
Cuidados com os emojis escolhidos
Existem emojis muito engraçados, mas há também os tristes, os deprimidos, os doentes, etc. Portanto, escolha corretamente os que você irá usar na sua campanha de marketing com emojis e tome cuidado para não usar nenhum errado e acabar deixando o público confuso.
Saiba que toda moda é passageira
O marketing com emojis é popular agora, mas pode desaparecer com o passar do tempo. Então não aposte tudo nisso e combine o uso dos emojis com outras práticas para impulsionar suas campanhas. Como e-mail marketing, publicidade online, blog, etc.
Conclusão sobre como fazer marketing com emoji
Emoji foi incluído em muitas plataformas de marketing porque são divertidos de usar e fáceis de lembrar. Eles permitem que o profissional de marketing se expresse de uma forma mais criativa. Emoji também é frequentemente usado como uma ferramenta de marketing para produtos exclusivos, como o iPhone X.
Não se trata apenas de usar emoji como uma forma de comercializar produtos ou serviços – pode ser usado em qualquer tipo de campanha de marketing. Também pode ser usado para criar conteúdo, como postagens de blog, que envolverá seu público-alvo.
Os emojis se tornaram parte integrante de nossa vida cotidiana, mas seu uso se espalhou por todos os tipos de canais de marketing e campanhas baseadas em conteúdo. Conforme essa mudança continua, os profissionais de marketing precisarão aprender a melhor forma de utilizá-los ou correr o risco de perder oportunidades futuras.
Importância de aprender sobre as tendências do marketing
As tendências de marketing estão continuamente evoluindo e mudando à medida que a tecnologia avança. As empresas estão usando as táticas de marketing mais proeminentes para ficar por dentro do que está funcionando agora e do que vem por aí.
Quer se trate de um blog, mídia social ou publicidade tradicional, os profissionais de marketing terão que ser capazes de se manter atualizados com suas táticas para acompanhar a concorrência. Ou seja, é importante saber o que está acontecendo no setor e estar ligado nas tendências, como os emojis.
Além disso, existem certas tendências de marketing das quais você deve estar ciente para ficar por dentro do que está acontecendo no mercado. Alguns importantes a serem observados incluem:
- Marketing on-line;
- Marketing de influência;
- Aumento no uso de mídia social;
- Chatbots e bots de software.
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O marketing digital se tornou uma parte importante da estratégia de marketing de toda empresa. As agências de marketing digital usam sua experiência para ajudá-lo a comercializar seu negócio online.
O termo marketing digital foi cunhado pela primeira vez no final dos anos 1990 e, desde então, cresceu e se tornou uma indústria muito lucrativa. As agências de marketing digital são cada vez mais solicitadas pelas empresas para gerenciar suas campanhas digitais para ajudá-las a alcançar seus objetivos.
O marketing digital é uma mistura de dois termos – digital e marketing. É um processo que inclui todos os elementos de branding online, publicidade, design de site, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), mídia social e criação de conteúdo que ajuda as marcas a criar consciência de marca e direcionar o tráfego para sites ou aplicativos disponíveis online.
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