O que é Storytelling e por que é importante para uma estratégia de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/07/2022
Marketing de Conteúdo

Uma história é comunicada através de vários aspectos, incluindo conteúdo, estrutura e voz. Assim, uma história tão bem criada terá um impacto maior nos consumidores porque eles estão preparados para múltiplas interações com ela. Um storytelling te ajuda a criar esse impacto no seu público alvo.

Mas você sabe o que é um storytelling e porque é uma ferramenta importante para sua estratégia de marketing? Em tradução livre, narrativa, o storytelling ajuda os profissionais de marketing a promover sua marca, produtos ou serviços de forma mais eficaz.

O cérebro humano entende melhor o que é contado por meio de histórias. E histórias poderosas induzem o leitor a agir. O storytelling torna o processamento de qualquer peça mais fácil, fixando melhor a mensagem da marca na mente da pessoas. Além disso, faz com que se lembrem efetivamente da marca. Continue acompanhando nosso conteúdo para saber mais. Confira!

O que é Storytelling e por que é importante para uma estratégia de conteúdo

O que é Storytelling

Storytelling é uma maneira de transmitir informações de uma forma interessante e envolvente. É uma forma de comunicação que conecta as pessoas através da criação de uma experiência.

O uso do storytelling como ferramenta para negócios vem aumentando ao longo dos anos devido à sua capacidade de se conectar com os consumidores em um nível emocional e criar experiências mais memoráveis para eles.

Qual a importância do storytelling?

O storytelling é uma ferramenta poderosa do marketing porque ajuda você a se conectar com seu público em um nível mais profundo. Também ajuda você a criar uma experiência de marca mais memorável para seus clientes.

O storytelling é uma das formas mais eficazes de engajar seu público em um conteúdo. Por isso, vale a pena conhecer e colocar em prática algumas técnicas de storytelling. Isso também ajudará você a evitar que seu conteúdo seja considerado inútil pela maioria das pessoas.

Técnicas de storytelling

Técnicas de storytelling são usadas em diferentes cenários. Podem ser usadas para fazer um ponto, criar empatia ou entreter. Podem ser usados em publicidade, discursos de vendas e até mesmo em apresentações de negócios.

A chave para uma narrativa eficaz é entender o público e o que eles precisam. Também é importante para o contador de histórias saber como eles querem que seu público se sinta no final da história. A seguir, listamos algumas técnicas que podem te ajudar.

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Herói x Vilão

Toda história tem um herói e um vilão. Pense na sua marca como uma pessoa. Uma pessoa pode ser o mocinho, enquanto outra pessoa é o bandido. Para criar essa dinâmica, você precisa manter dois personagens centrais, cada um encarregado de desempenhar um papel. Tente esse exercício com seu próprio produto e veja quais ideias surgem!

É comum colocar a marca como herói e o problema que os clientes enfrentam como vilão. Quando essa história é contada de uma certa forma, as pessoas acabam gostando ainda mais da marca.

Storytelling e por que é importante para uma estratégia de conteúdo

Torne o conteúdo visual e pessoal

Lembre-se de que as pessoas podem se cansar de conteúdo de texto excessivo. Portanto, use e abuse das imagens na sua história. Além disso, não esqueça de sempre contar sua própria história. Histórias pessoais  costumam atingir ainda mais pessoas.

Use vídeos ao vivo para compartilhar suas histórias

Não é nenhum segredo que uma grande parte do público online tem se envolvido com vídeos ao vivo há algum tempo. Grandes empresas têm aproveitado isso para aumentar seu engajamento nas redes sociais.

Criar personas e preparar uma história separada para cada uma delas, assim como tornar o vídeo interativo, pedindo comentários e votos, são estratégias que funcionam muito bem. Você também deve tentar persuadir seus espectadores a curtir e se inscrever em seus canais. Você deve pedir a eles para compartilhar o vídeo com seus amigos e publicá-lo nas mídias sociais para alcance máximo.

É importante lembrar que é necessário apresentar sua marca ao criar novos vídeos, pois eles provavelmente atrairão novos espectadores que podem não estar familiarizados com seu conteúdo anterior.

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Construa seu conteúdo em torno de tópicos exclusivos

Você precisa de uma boa estratégia de storytelling para atender a diversos públicos de interesses e necessidades variados. Elaborar sua estratégia em torno de tópicos que não estão disponíveis em nenhum outro lugar ajudará você a fazer com que seu conteúdo seja notado por quem o deseja.

Você pode encontrar facilmente muitos tópicos relevantes para seu negócio pesquisando nos mecanismos de busca. Além de fornecer conteúdo de alta qualidade, os criadores de conteúdo devem lembrar a importância de encontrar e discutir tópicos que não são abordados por mais ninguém. A exclusividade de conteúdo também é muito atrativa para todos os públicos.

Storytelling: por que é importante para uma estratégia de conteúdo

Elementos comuns de uma boa estratégia de storytelling

Há uma série de elementos comuns que toda boa estratégia de storytelling compartilha. Eles contribuem para criar histórias envolventes e relevantes que sejam apropriadas para o seu público.

Conhecer e dominar esses elementos é o que faz toda a diferença na hora de contar as histórias convincentes da sua marca. Destacam-se:

  • Histórias de fácil compreensão e contadas em uma linguagem que seja familiar para o seu público-alvo;
  • As histórias precisam se basear em um tema, que deve ser repetido ao longo de toda a narrativa;
  • A escolha dos personagens deve ser profundamente pensada, porque toda a sua história vai girar em torno deles;
  • A história deve ter um dos seguintes componentes: humor, emoção ou alegria.
  • Sua história deve ser autêntica e verdadeira;
  • Não conte mentiras. Atualmente, checar qualquer informação é muito simples e as pessoas conseguem distinguir facilmente histórias reais e falsas.

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Invista no conteúdo da sua empresa com a ajuda de uma agência de marketing digital

O conteúdo é um dos aspectos mais importantes de sua estratégia de marketing. Quando você estiver investindo em conteúdo, certifique-se de que está fazendo isso com a ajuda de uma agência de marketing digital.

A Agência IMMA é uma agência de marketing de conteúdo que fornece serviços de escrita de conteúdo. Nós ajudamos várias empresas em suas necessidades de conteúdo online e somos capazes de fornecer os mesmos resultados para sua empresa. Por isso, entre em contato conosco e veja mais sobre nossos serviços. Faça já seu orçamento na IMMA.

 

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