Há muitas estatísticas sobre SEO que podem ajudar a sua empresa ao otimizar o seu conteúdo para marketing digital. E isso é importante porque, como o SEO é um assunto complexo e em constante transformação, é preciso estar sempre atento para novos dados a respeito que possam ser úteis para uma possível estratégia de SEO para a sua marca.
Sendo assim, vejamos algumas estatísticas sobre SEO que podem ajudar o seu negócio. Lembre-se: esses números devem ser usados como elementos para análise e pesquisa, que facilitem o planejamento de táticas de SEO do seu negócio.
Cinco estatísticas sobre SEO que você deve saber
O termo SEO é uma sigla em inglês que significa “search engine optimization“. Em português, traduzido, ele quer dizer “otimização para mecanismo de busca”.
Trata-se, então, de um conjunto de técnicas de otimização que tornam um conteúdo mais acessível para o Google. Devido a isso, sua importância no marketing digital é imensa, o que é mais um motivo para aprender algumas estatísticas sobre SEO. Vejamos cinco delas a seguir.
O Google recebe mais de 70.000 buscas por segundo todos os dias
Se você ainda tem alguma dúvida da importância do SEO para o marketing online, essa estatística do site Internet Live Stats deve resolver todas elas. Mais de 70.000 buscas por segundo equivale a 4 milhões e 200 mil buscas por minuto. Se fizermos a conta, podemos estimar então que o Google recebe mais de 60 bilhões de buscas por dia.
Pra ter uma noção da imensidão desse número, basta pensar que isso equivale a quase nove vezes a população mundial de 7,7 bilhões de pessoas. Ou seja, os acessos do Google são astronômicos, e por isso é crucial que o que você produz tenha uma boa posição dentre os seus resultados.
50% das buscas do Google têm mais de quatro palavras
Saber como escolher palavras-chave é sempre um desafio na hora de produzir conteúdo otimizado. No entanto, algumas estatísticas sobre SEO podem ajudar nessa tarefa, e essa, obtida pelo site Impact em 2019, é uma delas. Palavras-chave mais específicas, ou seja, as chamadas palavras long tail, tendem a ser as mais procuradas pelos usuários.
Isso significa que é mais provável que um usuário procure, por exemplo, “o que é Marketing Digital“, ou invés de procurar apenas Marketing Digital. Sendo assim, você precisa escolher suas palavras-chave de acordo, priorizando as que forem mais longas.
58% das buscas do Google vêm de celulares
O site Seotribunal carrega muitas estatísticas sobre SEO. Uma delas é importante para considerar a importância de tornar o seu conteúdo acessível através de dispositivos móveis. Se mais da metade das buscas do Google são provenientes de celulares e tablets, então é preciso que a sua empresa adote uma otimização mobile friendly.
75% do SEO é off-page, enquanto apenas 25% vem do seu site
Essa estatística, também do Seotribunal, confirma a necessidade de adotar uma estratégia de SEO off-page para melhorar a classificação do seu site. O conteúdo interno é importante, mas não é tudo.
72% dos empresários que realizam marketing online acreditam que sua tática mais eficaz de SEO é o marketing de conteúdo
Tudo indica que a importância do marketing de conteúdo para empresas com presença online não pode ser subestimada. Por isso, vale a pena você estar sempre produzindo conteúdo relevante e de qualidade no seu site. Isso pode significar diversos formatos de conteúdo, tais como vídeos, textos ou até podcasts.
A importância do SEO para o crescimento das empresas
Com o aumento da popularidade do marketing digital, o SEO se tornou um componente crítico para o crescimento de um negócio. À medida que as empresas se concentram em seus esforços de marketing digital, elas não têm tempo ou recursos suficientes para estratégias de SEO.
Para se manter à frente da concorrência e ganhar mais visibilidade, as empresas devem investir em SEO para conseguir atrair clientes.
O objetivo desta introdução é informar o leitor sobre a importância do SEO para o crescimento dos negócios, o que os ajudará a entender por que é importante que os proprietários de empresas dediquem tempo e recursos a isso.
Ou seja, o SEO é mais do que apenas uma classificação no Google. É o processo de otimizar o conteúdo de um site para melhor visibilidade e visibilidade.
A importância do SEO para o crescimento dos negócios é imensa se quisermos estar no topo da concorrência e permanecer no topo.
A Internet tornou-se uma parte importante de nossas vidas diárias e as empresas não podem existir sem ela. Portanto, o SEO desempenha um papel crucial em como nos conectamos com nosso público-alvo e alcançamos o sucesso no mundo de hoje.
De acordo com o Search Engine Land, mais de 61% dos americanos usam mecanismos de pesquisa como o Bing e o Google.
Essa porcentagem provavelmente será maior em 2019. Mecanismos de busca como Google e Bing também são as formas mais populares de as pessoas encontrarem conteúdo na internet. Quando o conteúdo é otimizado para SEO, aumenta as chances de obter mais tráfego dos resultados de pesquisa orgânica.
Como fazer uma boa otimização do conteúdo em SEO?
Uma boa otimização de conteúdo de SEO começa com a pesquisa de palavras-chave. É vital conhecer o público-alvo de seu conteúdo e quais palavras-chave eles estão usando em suas pesquisas.
Depois de fazer uma pesquisa de palavras-chave, você pode criar um título sólido para seu texto. O próximo passo é criar uma meta descrição otimizada que fará as pessoas quererem clicar no seu artigo.
Você também pode otimizar seu adicionando imagens, vídeos e links para trazer mais tráfego para o site. É importante lembrar que, embora alguns aspectos das otimizações de conteúdo de SEO sejam semelhantes entre as plataformas, também existem alguns aspectos que variam dependendo da plataforma.
Por exemplo, o Google gosta de URLs curtos, enquanto o Facebook gosta de URLs longos – o que significa que você deve alterá-los de acordo.
Aproveite o melhor do SEO contratando uma agência especializada
No fim das contas, mesmo todas as estatísticas sobre SEO do mundo não podem mudar o fato de que o SEO é uma ciência, que deve ser orientada por profissionais especializados.
Por conta disso, o melhor que você pode fazer pela sua empresa é contratar uma agência de marketing digital para otimizar seu conteúdo, como a Agência IMMA. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!