SEO off-page para melhorar a classificação do seu site

Todo mundo quer ver o site classificado nas primeiras posições dos mecanismos de busca, especialmente o Google. A boa notícia é que existem maneiras de melhorar essa classificação, não só melhorando o SEO on-page, mas também o off-page. Confira, então, algumas dicas de SEO off-page para melhorar a classificação do seu site.

SEO off-page para melhorar a classificação do seu site

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SEO off-page X on-page

SEO on-page é tudo o que você pode fazer nas suas páginas e publicações para ajudar seu site a melhorar a colocação nos rankings de busca. Isso inclui coisas como utilização inteligente de palavras-chave e palavras relacionadas, preenchimento de tags, metatags e meta descrições, criação de títulos para páginas e postagens, links internos, dentre outros detalhes.

Já o SEO off-page refere-se a tudo o que você pode fazer fora do seu website para ajudá-lo a melhorar suas posições nos rankigs de busca. Isso inclui a criação de backlinks, participação em fóruns, divulgação junto a influenciadores, marketing de conteúdo, dentre várias outras coisas.

Em termos gerais, o SEO off-page ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o que os outros pensam sobre você, seja através do seu produto, serviço, empresa, marca, website, etc. Mesmo tendo apenas alguns links em sites fortes e relevantes, você pode aumentar suas chances de conseguir uma classificação mais alta.

Mas o SEO off-page não é apenas um link para seu site a partir de qualquer página. Trata-se de obter um link no site certo e nas melhores páginas. Você quer ter certeza de que está recebendo tráfego a partir desse trabalho, que é transmitido apenas pelos backlinks do-follow. Esse tipo de backlink mostra que o site de origem indica sua página, aumentando a autoridade do link.

SEO off-page X on-page

SEO off-page X on-page (Fonte: Freepik)

Dicas de SEO off-page para melhorar a classificação do seu site

Menções sociais de marca

Se você tem um bom conteúdo, alguns backlinks, pessoas falando sobre sua marca e algumas menções em redes sociais, então você está indo muito bem. As menções sociais podem ter um papel vital para indicar aos mecanismos de pesquisa que as pessoas estão falando sobre você.

Para aumentar as menções sociais de marca, interaja com o público nas mídias sociais. Além disso, forneça respostas relevantes para seus fãs através delas sempre que possível. Isso ajuda a construir autoridade e confiança.

Dicas de SEO off-page para melhorar a classificação do seu site

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Comentários em blogs

Antigamente, deixar um comentário em outro blog com um link para o seu site era uma maneira rápida e simples de obter novos backlinks. Até que os profissionais começaram a abusar dessa estratégia e o Google decidiu que os links em comentários são irrelevantes.

Isso fez com que muita gente abandonasse a prática, que passou a ser vista como não significativa. Entretanto, há muitas razões para continuar comentando em blogs. Porém, é preciso fazer isso da maneira certa e para o público certo. Isso costuma ajudar a construir um relacionamento com o proprietário do blog e outros autores de comentários.

Fóruns

Encontre e participe de discussões em fóruns relacionados ao seu produto ou ao seu serviço. Crie uma conexão com essa comunidade, responda aos tópicos, ajude a solucionar os problemas dos outros usuários e dê conselhos e sugestões. O Google nota isso e adora esse tipo de atitude.

O SEO off-page é ótimo para melhorar seu rankeamento

O SEO off-page é ótimo para melhorar seu rankeamento (Fonte: Freepik)

Certifique-se de criar um perfil completo junto com uma assinatura com link para que, sempre que você comentar, ela seja exibida. Tente pesquisar por fóruns que oferecem links de acompanhamento para facilitar seu trabalho.

Influenciadores

Adicione uma seção voltada para a comunidade em seu site e procure os influenciadores conhecidos em seu nicho. Peça para que eles forneçam informações valiosas por meio de feedback ou críticas e aproveite essas citações destacando-as de alguma forma. Depois que o conteúdo for publicado, peça que o influenciador o compartilhe em seu círculo, pois as pessoas adoram saber o que os influenciadores pensam.

Dessa maneira, você pode construir relacionamentos com outros influenciadores e alavancar sua autoridade. Além disso, também pode aumentar sua rede de contatos.

Influenciadores ajudam muito no SEO

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Guest post

Há vários blogs abertos para receber guest post. Você só precisa identificar a palavra-chave em que está interessado divulgar e pesquisar no Google para encontrar esses espaços. Outra opção é também receber guest post, estabelecendo trocas de conteúdos interessantes. Isso contribui para geração de links e aumento do público.

Correção de links externos quebrados

O objetivo é encontrar links quebrados e entrar em contato com o proprietário do site para corrigir o redirecionamento corrompido. Isso ajuda a reduzir o número de redirecionamentos e páginas 404, resultando em uma melhor experiência do usuário.

Links quebrados geralmente acontecem quando a hospedagem do site expira, os recursos ficam confusos durante a migração ou, simplesmente, são o resultado de erros de digitação. Por isso, é sempre bom optar por um provedor de hospedagem confiável e certificar-se de estar sempre revisando textos e links para evitar problemas desse tipo.

É importante corrigir links quebrados no seu site

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Redes sociais

Segundo uma pesquisa da Pew Research Center, atualmente as pessoas passam mais tempo navegando nas redes sociais do que em sites. Por isso, uma boa estratégia de SEO off-page é se envolver com o público das redes sociais para alavancar o alcance do seu conteúdo. Quando ele recebe cliques de vários IPs, isso envia sinais para os mecanismos de busca de que sua autoridade em determinado assunto está aumentando, pois, vários visitantes estão acessando seu site.

Se você tiver conteúdo atualizado, de qualidade e de fato interessante para os usuários, ele pode começar a ser compartilhado nas redes sociais, o que irá colocá-lo na frente de um público mais amplo.

Marketing de conteúdo

Cada plataforma de mídia social tem seu próprio conteúdo preferido. O Instagram é mais popular para imagens, o YouTube para vídeos e Facebook e Twitter para expressar seus pensamentos. Na maioria das vezes, compartilhamos conteúdo no Facebook e no Instagram e negligenciamos o YouTube e o Twitter.

Marketing de conteúdo no SEO off-page

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O ideal é não esquecer de nenhuma plataforma. Para isso, é importante descobrir aquelas em que seu público-alvo está mais presente e ativo. Assim, fica mais fácil trabalhar conteúdos e colocá-los na frente de pessoas realmente interessadas. Aproveite o impulso que diferentes tipos de conteúdo podem gerar nas mais variadas redes sociais.

Boletins informativos

Um boletim informativo é uma solução econômica para interagir com seu público. Planeje bem seu boletim, inclua nele conteúdos publicados recentemente ou até algo exclusivo para os assinantes. Você deve mantê-los curtos, mas repletos de informações interessantes e relevantes, além de torná-los fáceis de ler e interagir.

Envie suas newsletters de acordo com um calendário pensado especialmente para seu público. Se você oferecer informações de valor, é mais provável que seus assinantes leiam seus boletins e valorizem as mensagens enviadas. Evite enviar muitas mensagens, caso contrário, você acabará incomodando seus leitores e irá perder inscritos.

SEO off-page também é importante para os sites

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Apesar do SEO off-page não ser tão importante quanto o on-page, ele certamente torna seu site mais relevante, levando a uma melhora das colocações nos rankings de busca. Sem estratégias de SEO adequadas, fica bem difícil conseguir destacar qualquer site na internet. Por isso, aproveite bem essas dicas de SEO off-page para melhorar a classificação do seu site.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.