Como fazer uma otimização mobile friendly

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
26/06/2019
Marketing Digital

Uma otimização mobile friendly é de extrema importância no mundo do marketing digital. Mas, se você ainda é um iniciante desse assunto, essa afirmação pode soar bastante confusa: Afinal, o que significa “mobile friendly“? Como se faz para otimizar um conteúdo? E por que isso é importante?

Como fazer uma otimização mobile friendly

Fonte: freepik.

Nesse texto, vamos explicar o básico sobre essa questão, esclarecendo no que consiste uma otimização mobile friendly e como otimizar o conteúdo da sua empresa de acordo com esses padrões. Confira.

O que é otimização de conteúdo

otimização de conteúdo normalmente se refere a adaptar o seu conteúdo para torná-lo mais atraente para os mecanismos de busca. É a chamada SEO, ou “Search Engine Optimization.

A ideia, então, é seguir um conjunto de técnicas de otimização que tornem mais fácil para o usuário encontrar o seu conteúdo através de ferramentas como o Google. Ferramentas assim seguem um algoritmo, que ordena os conteúdos relacionados ao que o usuário procura em páginas de resultados. O SEO, portanto, funciona para adequar o seu conteúdo às exigências desse algoritmo, permitindo que ele ocupe melhores posições nos resultados do Google e de outros mecanismos.

O que é otimização de conteúdo

Fonte: freepik.

O que queremos dizer quando falamos de uma otimização mobile friendly

Mobile friendly” é um termo em inglês que pode ser traduzido, de forma literal, para “amigável para celulares“. Sendo assim, uma otimização mobile friendly seria uma otimização que focasse em adaptar o seu conteúdo para ser consumido livremente em dispositivos móveis. Isso incluiria celulares, tablets, etc.

Mas como isso funciona? Bem, há uma série de coisas que precisam ser levadas em conta ao buscar uma otimização mobile friendly. Por isso, separamos aqui algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa.

Priorize a navegabilidade

O seu conteúdo precisa ser facilmente acessível através de dispositivos móveis. Isso significa que o usuário não deve precisar fazer esforço para consumir o que você produz – ou seja, ele não deve precisar dar zoom ou virar o celular na horizontal para ver o seu conteúdo. Sendo assim, sempre leve em conta as especificidades dos dispositivos móveis ao produzir conteúdo para a sua marca.

O que queremos dizer quando falamos de uma otimização mobile friendly

Fonte: freepik.

Escolha uma fonte legível

Ler no computador e ler no celular são duas experiências completamente diferentes. Desse modo, ao escolher uma fonte para o seu texto, priorize a legibilidade. Os tamanhos mínimos recomendados são 14px para textos e 44px para botões.

Verifique a questão da velocidade

Independentemente do dispositivo usado, nenhum usuário gosta de perder tempo esperando um conteúdo carregar. A velocidade é um fator crucial para levar em conta na hora de buscar uma otimização mobile friendly. Por isso, garanta que seu conteúdo pode ser acessado rapidamente através de qualquer dispositivo.

Invista em um design responsivo

Verifique a questão da velocidade

Fonte: freepik.

design é uma parte fundamental de qualquer otimização. E o design responsivo é uma técnica que trabalha com conteúdos que se adaptam às telas e resoluções de qualquer dispositivo, sem se tornarem distorcidos ou ilegíveis. Trata-se, portanto, numa técnica essencial na qual vale a pena investir.

Leve em conta a regra do polegar

regra do polegar é bem simples: Quando você segura o seu celular, normalmente você usa os polegares para digitar e navegar pelos sites. Assim, elementos como barras de rolamento, botões e espaçamento precisam ser feitos levando isso em conta.

Leve em conta a regra do polegar

Fonte: freepik.

Contrate uma agência para buscar uma otimização mobile friendly

A melhor forma de garantir uma otimização mobile friendly para o seu conteúdo é terceirizar a otimização para profissionais. A Agência IMMA é uma agência especializada em marketing digital que oferece os serviços de SEO e produção de conteúdo, preparada para tornar sua página acessível através de qualquer veículo. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Veja também