Entenda o que significa link building

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
07/11/2020
PPC - Links Patrocinados

Você sabe o que significa link building? Esse é um termo que aparece com frequência em conversas sobre o marketing digital, especialmente em relação a técnicas de SEO. Conhecer esse conceito e saber do que ele se trata, portanto, é uma forma de se capacitar para criar estratégias de marketing online mais eficientes para a sua empresa. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que significa link building e como isso funciona. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda o que significa link building

Fonte: freepik.

Entenda o que significa link building

Link building é um termo em inglês que, traduzido para português, significaria algo como “construção de links”. Esse conceito é muito importante para o marketing online e para o SEO, ou seja, o conjunto de técnicas de otimização para mecanismos de busca. Sendo assim, as razões para a importância desses termos estão entrelaçadas umas nas outras.

Desse modo, para entender melhor o que significa link building, é preciso explicar como funciona o SEO. Essas técnicas de otimização têm o objetivo de tornar um site ou um conteúdo mais atraente para o algoritmo de buscas de plataformas como o Google.

E por que isso é importante? Pense em termos de uma busca no Google. Quando você procura por algo na plataforma, qual é o primeiro resultado em que você clica? Muito provavelmente, o resultado que aparece no topo da primeira página.

A importância do Link Building no SEO

Link Building

Isso é o que a maioria das pessoas faz. E o resultado é que links que obtêm as primeiras posições nos resultados de busca do Google recebem a maior parte do tráfego do site. Sendo assim, para aumentar o alcance de um site ou de um conteúdo, o ideal é garantir esse posicionamento, e isso só pode ser feito através do SEO.

Até porque, é muito raro alguém pesquisar algo e procurar por várias páginas do Google, o mais comum, como já dito anteriormente, é fazer a busca apenas na primeira página, de preferência entre as primeiras posições mesmo. É uma forma de destacar a relevância de determinado conteúdo.

Dessa forma, você consegue moldar seu conteúdo de acordo com as métricas de SEO, fazendo com que seu conteúdo tenha mais possibilidade de atingir mais pessoas. Assim, seu trabalho de Inbound Marketing, por exemplo, pode ser bem assertivo na captação dos leads. Por isso, é importante destacar o papel do link building no marketing de atração.

E onde o link building entra neste cenário? Simples: O link building é uma das técnicas de SEO mais importantes para otimizar um site

Ele funciona através do acúmulo de links externos e links internos em uma página. A combinação desses dois fatores favorece a imagem do site aos olhos do Google, o que contribui para uma melhora no seu rankeamento. Mas qual é a diferença entre links externos e links internos? A seguir, vamos entender a que se referem esses termos. Confira!

Links externos

Links externos são links que são colocados em outros locais que não o site em questão, e que levam o usuário para a página. Assim, quando você inclui um link para outro site em algum post seu, você está fazendo um link externo para esse site.

Para a sua página, é muito positivo receber links externos de outros sites. Isso diz ao Google que o seu site é relevante o bastante para ser mencionado por outras plataformas da mesma área. Por conta disso, o SEO da página melhora.

Você configurou links externos apropriados para sua estratégia de SEO?

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Links internos

Os links internos, por sua vez, são links incluídos em uma página que direcionam o usuário para outras áreas do mesmo site. Por exemplo, quando você escreve um post de blog e referencia outros posts nele, incluindo links para os textos em questão. A razão pela qual isso é uma importante técnica de link building é que links internos aumentam o tempo de permanência do usuário no site. E isso, para o Google, é muito positivo.

O link interno funciona como uma espécie de “leia mais”. Você faz um trabalho de captação do lead com a apresentação de conteúdos relevantes e, assim que o público é atraído, você pode apresentar ainda mais conteúdos que servirão para complementar o conhecimento do consumidor a respeito do assunto que seja relevante para ele.

Entenda o funcionamento de links internos

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Assim, é possível fazer com que o público fique mais tempo na sua página, o que torna sua estratégia de negócio mais atraente para o Google que, por sua vez, identifica que seu conteúdo tem certa relevância, tendo em vista a baixa taxa de rejeição relacionada ao conteúdo apresentado.

É importante deixar bem explícito que a atração de leads passa por diversos processos e técnicas de comunicação e produção de conteúdo. Ou seja, existem diversas técnicas de SEO adotadas para fazer com que você se posicione bem nos buscadores e, por consequência, atinja o resultado esperado no planejamento de marketing da empresa.

Os link building, por sua vez, estão inseridos neste contexto de técnicas de SEO. Saber trabalhar os links internos que sejam relevantes dentro do ocasião de determinados posts é fundamental para manter a taxa de rejeição lá embaixo. No que tange aos links externos, é fundamental que você trabalhe com esses links de maneira transparente e bem intencionada. Dessa forma, é possível, até mesmo, fazer parcerias para a troca de links em diversos blogs e portais.

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Faça link building com a ajuda de uma empresa especializada

Agora que você já sabe o que significa link building, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Mas, para fazer isso, o ideal é contar com uma empresa especializada.

Quando falamos em marketing digital e captação de leads, é essencial investir em profissionais capacitados para que o planejamento de marketing seja bem efetuado. Por isso, conte com a ajuda de uma agência de marketing digital como, por exemplo, a Agência IMMA. Somos especializados em marketing de conteúdo e gestão de links patrocinados para fazer sua empresa crescer e se posicionar ainda melhor nas buscas do Google.

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