A importância do Link Building no SEO

Conhecer e conseguir trabalhar com as inúmeras ferramentas que o SEO oferece para o produtor de conteúdo não é uma tarefa exatamente fácil. Por isso, vamos falar um pouco sobre a importância do link building no SEO.

Link Building

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Uma das estratégias mais utilizadas pelos produtores de conteúdos focados em SEO é o link building. Apesar disso, muitas pessoas que trabalham com marketing digital ainda não sabem a importância do link building no SEO e na produção de um conteúdo.

O que é Link Building?

Link building não é uma ferramenta muito fácil de se trabalhar durante a produção de conteúdo para web. Porém, vale a pena aprender a utilizá-la da forma correta para melhorar ainda mais o seu SEO.

Link building é, em essência, uma técnica que diz que o produtor de conteúdo deve fazer uma “construção de links” dentro do seu texto. Ou seja, o produtor deve fazer a tentativa de ligar o seu texto a outros textos do próprio site ou de outros sites, por meio de links inseridos no meio do conteúdo.

Gestão de sites

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Link Building Interno X Link Building Externo

Inserir links no seu texto, essa é a essência da técnica do link building no SEO. E é muito importante que um texto tenha tantos links internos quanto links externos. Mas, qual é a diferença entre eles?

Os links externos servem para medir a popularidade do conteúdo que você publicou na Internet. Já os links internos servem para que você “prove” para os sites de busca que o conteúdo publicado na sua página é relevante, e também para direcionar os leitores para outros conteúdos que talvez se interessem.

Quando você usa a técnica do link building, principalmente para fazer uma ligação com outro conteúdo do seu site, você pode atrair mais cliques. Pois o visitante, durante a leitura do texto, poderá acessar outros conteúdos que foram anteriormente publicados por você.

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Otimização

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A importância do Link Building no SEO

Como já dito, os links podem determinar se o conteúdo que você produziu é relevante. Os links também conseguem informar para um usuário que ainda não conhece a sua página na Internet se o seu site é, ou não, muito popular.

Isso ocorre porque faz parte da técnica do link building considerar não apenas a quantidade dos links em determinado conteúdo, mas também a qualidade deles. E isso deve ser pensado durante a gestão do site.

Já dissemos que os links, tanto internos quanto externos, podem ajudar no ranqueamento de um site nos mecanismos de busca. Porém, não é qualquer link que deve ser utilizado para essa finalidade. A escolha aleatória de links, inclusive, pode mais prejudicar do que beneficiar o conteúdo que você produz.

Por exemplo, suponha que você seja dono de uma empresa de turismo. Você, então, descobre que alguns sites de esportes, páginas de eventos da alta sociedade e de produtos infantis estão produzindo conteúdo com links para o site da sua empresa.

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É claro que o uso destes links em conteúdos de terceiros pode muito ajudar a sua página a crescer no ranqueamento dos mecanismos de busca.

Porém, seu alcance seria ainda maior se empresas especializadas em viagem e turismo, por exemplo, estivessem produzindo conteúdos que direcionassem usuários para o seu site.

Como usar o Link Building a seu favor

Para aumentar as chances de ser linkado por outros sites, é preciso fazer com que o seu conteúdo fique cada vez mais relevante. Assim, você também aumenta as suas chances de ser encontrado por outros produtores de conteúdo.

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Mas, se o seu objetivo é mesmo fazer uma boa construção de links no seu texto para levar os seus visitantes a demais conteúdos do seu próprio site, saiba que é possível seguir alguns caminhos para fazer um Link Building no SEO mais eficiente.

A importância do Link Building no SEO

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Uma boa dica é colocar os links no meio do seu conteúdo. Várias pesquisas de empresas especializadas em marketing digital já revelaram que as chances de um usuário clicar em um link que está no meio do conteúdo são maiores do que se o link estivesse no rodapé.

Se estiver fazendo um link building externo, tenha certeza de que está usando um link que está acessível pelos sites de pesquisa. Escolher um link que seja acessível pelos mecanismos de busca aumentam as chances de que seu conteúdo também seja encontrado.

Também tome cuidado com os sites que estão linkando para a sua página. Se o link do seu site estiver no conteúdo de uma página de pornografia, por exemplo, isso pode diminuir as suas chances de ranqueamento nos sites de pesquisa.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.