O que é o off-page SEO? Bom, para compreender, basta pensar que, assim como a popularidade de alguém na vida real é determinada pelo que os outros pensam e falam da pessoa, a popularidade de uma página da internet também é determinada pelo que outras páginas falam sobre seu conteúdo. E uma boa popularidade online consegue-se, basicamente, através de links externos. Conheça 6 métricas importantes para o off-page SEO.
Off-page SEO (ou off-site SEO) se refere a fatores externos que influenciam as classificações orgânicas, como backlinks e compartilhamentos sociais. Se muitas outras páginas da web vinculam-se a uma determinada página, esses links servem como um sinal de que o conteúdo dessa página é confiável e valioso.
O objetivo do off-page SEO é ter o máximo possível de sites respeitáveis vinculando o link de uma página que o webmaster deseja divulgar de maneira natural e orgânica, como, por exemplo, citações de referência para os usuários. Existem 6 métricas principais usadas para determinar a popularidade de uma página da web:
Número total de backlinks
Nesta primeira métrica, quanto mais, melhor. Ou seja, quanto mais páginas da web citarem uma determinada página, mais popular os mecanismos de pesquisa consideram essa página.
Backlinks de sites relacionados
Mas é claro que nem toda citação têm o mesmo valor. Por isso, é tão importante ter links externos de qualidade, especialmente em sites relacionados. Quando uma página da web obtém links de sites do mesmo nicho, por exemplo, o site pode passar a ser considerado influente e seu dono um dos especialistas na área.
Texto âncora e o off-page SEO
O texto âncora é o texto clicável visível em um hiperlink. Se o texto âncora dos backlinks para uma página usar palavras-chave relevantes, o valor desse link é maior, aumentando a relevância do site para os mecanismos de busca.
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Normalmente, uma página da web de alta qualidade continua recebendo novos backlinks, mesmo com o passar do tempo e especialmente se o seu conteúdo for perene. Se uma página parar de gerar novos backlinks, os mecanismos de pesquisa pressupõe que o conteúdo da página não é mais relevante ou valioso para os leitores.
Diversidade de links
Os mecanismos de pesquisa também observam se os backlinks de uma página são provenientes de vários domínios e diferentes endereços IP. Quanto mais variados os domínios e os IPs, mais destacado o site se torna. Se os mecanismos de pesquisa começam a perceber que um mesmo backlink está sendo distribuído dentro de uma página, ele provavelmente não o levará tão em conta.
Compartilhamento social e o off-page SEO
A questão do compartilhamento social ainda é polêmica, mas certamente os mecanismos de busca contabilizam estas ações. Quando as pessoas compartilham links para uma página da internet nas mídias sociais, isso pode ter efeitos positivos em seus rankings. O compartilhamento social pode não ser tão importante quanto as outras métricas, mas é algo que não passa despercebido.
O off-page SEO ajuda a destacar o site quando ele possui conteúdo atraente que, sem qualquer esforço extra, pode gerar milhões de backlinks em sites diversos e conceituados, criando também textos âncora relevantes. E apesar de isso ser bem difícil de ser feito, ganhar backlinks de alta qualidade para o seu site é um prêmio bastante interessante para quem quer se destacar nos rankings de busca.
O sucesso só aparece depois de muito trabalho, esforço e contato com outros webmasters, principalmente porque ele exige muita criação de conteúdo de qualidade. Infelizmente, muita gente ainda não acredita no poder do conteúdo e simplesmente prefere participar de esquemas de trocas de link, situação que passou a ser um tanto mal vista pelos mecanismos de busca.
Por isso, quando se trata do off-page SEO o conteúdo é algo que não deve ser deixado de lado. E se você deseja ter uma estratégia de SEO personalizada e que efetivamente funciona, entre já em contado com os consultores da Agência IMMA.