Facebook Pixel

6 métricas importantes para o off-page SEO

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que é o off-page SEO? Bom, para compreender, basta pensar que, assim como a popularidade de alguém na vida real é determinada pelo que os outros pensam e falam da pessoa, a popularidade de uma página da internet também é determinada pelo que outras páginas falam sobre seu conteúdo. E uma boa popularidade online consegue-se, basicamente, através de links externos. Conheça 6 métricas importantes para o off-page SEO.

6 métricas importantes para o off-page SEO. Fonte: freepik.

Off-page SEO (ou off-site SEO) se refere a fatores externos que influenciam as classificações orgânicas, como backlinks e compartilhamentos sociais. Se muitas outras páginas da web vinculam-se a uma determinada página, esses links servem como um sinal de que o conteúdo dessa página é confiável  e valioso.

O objetivo do off-page SEO é ter o máximo possível de sites respeitáveis vinculando o link de uma página que o webmaster deseja divulgar de maneira natural e orgânica, como, por exemplo, citações de referência para os usuários. Existem 6 métricas principais usadas para determinar a popularidade de uma página da web:

Número total de backlinks

Nesta primeira métrica, quanto mais, melhor. Ou seja, quanto mais páginas da web citarem uma determinada página, mais popular os mecanismos de pesquisa consideram essa página.

Número total de backlinks. Fonte: freepik.

Backlinks de sites relacionados

Mas é claro que nem toda citação têm o mesmo valor. Por isso, é tão importante ter links externos de qualidade, especialmente em sites relacionados. Quando uma página da web obtém links de sites do mesmo nicho, por exemplo, o site pode passar a ser considerado influente e seu dono um dos especialistas na área.

Texto âncora e o off-page SEO

O texto âncora é o texto clicável visível em um hiperlink. Se o texto âncora dos backlinks para uma página usar palavras-chave relevantes, o valor desse link é maior, aumentando a relevância do site para os mecanismos de busca.

Veja também

Normalmente, uma página da web de alta qualidade continua recebendo novos backlinks, mesmo com o passar do tempo e especialmente se o seu conteúdo for perene. Se uma página parar de gerar novos backlinks, os mecanismos de pesquisa pressupõe que o conteúdo da página não é mais relevante ou valioso para os leitores.

O texto âncora é o texto clicável visível em um hiperlink.

Diversidade de links

Os mecanismos de pesquisa também observam se os backlinks de uma página são provenientes de vários domínios e diferentes endereços IP. Quanto mais variados os domínios e os IPs, mais destacado o site se torna. Se os mecanismos de pesquisa começam a perceber que um mesmo backlink está sendo distribuído dentro de uma página, ele provavelmente não o levará tão em conta.

Compartilhamento social e o off-page SEO

A questão do compartilhamento social ainda é polêmica, mas certamente os mecanismos de busca contabilizam estas ações. Quando as pessoas compartilham links para uma página da internet nas mídias sociais, isso pode ter efeitos positivos em seus rankings. O compartilhamento social pode não ser tão importante quanto as outras métricas, mas é algo que não passa despercebido.

O off-page SEO ajuda a destacar o site quando ele possui conteúdo atraente que, sem qualquer esforço extra, pode gerar milhões de backlinks em sites diversos e conceituados, criando também textos âncora relevantes. E apesar de isso ser bem difícil de ser feito, ganhar backlinks de alta qualidade para o seu site é um prêmio bastante interessante para quem quer se destacar nos rankings de busca.

Compartilhamento social e o off-page SEO. Fonte: freepik

O sucesso só aparece depois de muito trabalho, esforço e contato com outros webmasters, principalmente porque ele exige muita criação de conteúdo de qualidade. Infelizmente, muita gente ainda não acredita no poder do conteúdo e simplesmente prefere participar de esquemas de trocas de link, situação que passou a ser um tanto mal vista pelos mecanismos de busca.

Por isso, quando se trata do off-page SEO o conteúdo é algo que não deve ser deixado de lado. E se você deseja ter uma estratégia de SEO personalizada e que efetivamente funciona, entre já em contado com os consultores da Agência IMMA.

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Agência de Marketing Digital para Pequenas Empresas: Guia Completo
Criação de Sites Design Gráfico E-mail Marketing Gestão de Mídias Sociais Gestão de Sites Google Ads Inbound Marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Agência de Marketing Digital para Pequenas Empresas: Guia Completo

Agência de Marketing Digital para Pequenas Empresas: Guia Completo para Alavancar Seu Negócio Ter uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para o crescimento e sucesso de empresas de...
Saiba mais
Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?