Ter um SEO passo a passo é complicado, já que envolve dezenas de interpretações entre os milhares de “experts” que existem no mercado. Consideramos que o que está dando certo pra gente, pode dar certo pra você também, por isso resolvemos te ajudar.
Desde a criação da internet, ter presença online vem sendo cada vez mais importante para quem deseja ser encontrado e quer expandir seus negócios. Mas foi com a ascensão mecanismos de buscas como o Google, que práticas como SEO se tornaram essenciais. No texto de hoje, iremos entender como ele funciona, como aplicá-lo em seu site e quais são os motivos para investir nesse tipo de estratégia o quanto antes. Confira tudo o que separamos sobre esse assunto mais abaixo!
O que é o SEO?
Para seguir com o SEO passo a passo é preciso entender primeiro o que é SEO.
SEO é a sigla para search engine optimization, ou seja, otimização para os mecanismos de busca – como o Google, por exemplo. Vamos pensar de maneira prática: nos dias atuais, quando pensamos em buscar um site, serviço ou qualquer outra coisa na internet, nosso primeiro passo é entrar nas buscas para encontrar o que procuramos. O mais famoso de todos é o Google.
Digitamos, então, uma palavra-chave que resuma nossa busca e os resultados da primeira página geralmente serão os sites que iremos visitar.
O SEO trabalha exatamente com essa lógica e pode ser resumido como uma estratégia para fazer com que o seu site seja um dos primeiros resultados em uma busca orgânica, ou seja, que não seja patrocinada.
Como começar uma estratégia de SEO
O mecanismo de busca do Google – que é o mais visitado atualmente – trabalha com algoritmos, que vão procurar palavras-chave em um site, “ler” o conteúdo dele e decidir se ele é ou não relevante para o usuário. Os que forem julgados como mais completos e bem formulados, serão mostrados na primeira página.
Parece simples, porém, há muito o que se fazer para alcançar esse objetivo. Hoje, os blogs fazem esse trabalho como ninguém e estão se tornando uma estratégia fundamental para qualquer site que precisa ser encontrado.
O SEO passo a passo de um novo site precisa passar por análises rigorosas de público-alvo, palavras-chave e um conteúdo de excelência. Isso porque o Google hoje trabalha com robôs, que têm priorizado textos melhores, mais estruturados e bem-feitos. Por isso, trabalhar a palavra-chave não é mais garantia de primeira página – como era anos atrás.
A constante evolução nessa leitura por parte dos robôs tem como principal objetivo entregar ao usuário a resposta para a sua pergunta digitada no campo de busca. Por isso, se você deseja a primeira página, comece pensando no que o seu público-alvo quer saber e responda de forma direta, clara, objetiva e com um texto bem escrito.
Como fazer um SEO passo a passo de qualidade
Separamos um passo a passo inicial para você começar sua estratégia de SEO no seu site. Lembre-se, porém, que o resultado não é imediato e que ele irá surgir a médio e longo prazo. Confira nossas dicas:
Tenha um blog
O blog é o primeiro passo para começar a trabalhar o SEO do seu site. Serão os textos postados lá que vão mostrar que você é um expert na sua área e que sabe do que está falando.
O blog deve condizer com a sua empresa e fazer sentido para o site como um todo. Por exemplo: se você é dono de uma academia, falar de negócios não fará sentido. Procure assuntos que casem com o seu nicho de negócio e sejam do interesse do seu potencial cliente.
Invista em programação e design
O site deve ter um layout bonito, ser bem estruturado e deve ser responsivo, ou seja, funcionar bem em celulares e desktops. A experiência do usuário conta e ter um site mal produzido pode atrapalhar muito sua posição no Google. Se precisar reformular o seu ou criar outro, conte sempre com um profissional para te ajudar nesse processo.
Escreva bem
O conteúdo deve ser bem escrito, seja por você ou por um profissional que entenda do assunto. Erros de português, falhas na estrutura ou textos curtos demais não são bem vistos pelo Google. Se a ideia é começar uma boa estratégia, o conteúdo deve estar no topo da lista de prioridades.
Nossa dica é que você estude muito seu público e adeque a linguagem a ele. Um site voltado para jovens não deve ser formal ou muito técnico, por exemplo.
Como falamos mais acima, as pautas produzidas precisam fazer sentido para os seus potenciais clientes. Adeque sua linguagem e o seu conteúdo para quem realmente importa: o seu público!
Invista em Ferramentas de SEO
Hoje em dia é possível medir as visitas do site, descobrir quais palavras-chave mais darão resultados, qual o texto que mais gerou engajamento e muitas outras informações que podem ser adquiridas através de ferramentas pagas e até gratuitas, como o Semrush, por exemplo. A dica é experimentar a versão grátis e, se gostar, optar por um plano.
Tenha a ajuda de profissionais de Marketing Digital ajuda no SEO passo a passo
O SEO por si só pode não fazer muito sentido para o seu negócio se não for aliado à uma estratégia de marketing. Sabe o público-alvo que dissemos mais acima? Ele precisa ser conhecido, entendido a fundo e estimulado.
Outro ponto importante é adequar o SEO para a sua empresa. Nem sempre o número de visitas é o mais importante – pode ser que o número de conversões (vendas) valha mais.
Contrate uma agência ou um profissional que possa trabalhar de forma pontual com seus desejos e suas expectativas em relação ao site. Isso fará toda a diferença!
Pense no SEO como um investimento a médio e longo prazo, que irá trazer mais clientes, te dar autoridade online e permitirá que seu site seja encontrado com mais facilidade. Por isso, procure sempre fazer um trabalho de excelência e que ajude seu público-alvo de alguma forma.
Se você precisa de ajuda pala lidar com SEO, o melhor a se fazer é contar com a ajuda de uma agência de marketing digital. A IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com profissionais especializados em otimização em SEO.
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