Há muitos tipos de e-mail marketing para utilizar. Isso porque, como o e-mail é literalmente uma tela em branco, ele oferece diversas possibilidades de formato e conteúdo. Essas possibilidades podem ser empregadas para diferentes usos.
Para montar uma estratégia de e-mail marketing adequada, é preciso antes saber qual tipo de e-mail se encaixa melhor com a sua empresa. A grande questão é se perguntar qual objetivo você quer atingir com aquela mensagem e decidir qual e-mail cumpre melhor essa tarefa. Sendo assim, vejamos os principais tipos de e-mail marketing.
Conheça os principais tipos de e-mail marketing
É preciso deixar claro que independentemente de qual tipo de e-mail marketing você escolher, é necessário planejá-lo com cuidado. É crucial que você estude bastante a sua estratégia para saber como criar uma campanha de e-mail marketing de sucesso.
Newsletter
Uma newsletter ou boletim informativo é um relatório distribuído regularmente contendo informações sobre as atividades de uma organização. Para saber como criar uma newsletter, é preciso levar em conta que elas são enviadas para clientes em potencial e existentes na tentativa de manter a marca em alta junto ao consumidor.
As newsletters têm sido ferramentas de negócios comuns há muito tempo, mesmo antes do surgimento da internet. Atualmente, os boletins informativos são enviados por e-mail para uma lista de inscritos, mas nem sempre foi assim. No passado, eles eram impressos e distribuídos em mãos, sendo a forma predominante de fornecer informações comerciais. Com a evolução da tecnologia, os boletins de notícias evoluíram. Assim, eles passaram para a esfera digital na forma que conhecemos hoje, como newsletters digitais.
E-mail promocional
O e-mail promocional tem o intuito de promover alguma coisa do seu site, seja uma oferta ou um conteúdo. A ideia é que ele seja mais focado, tendo um único assunto e objetivo como tópicos principais.
Como o princípio desse e-mail é promover, o ideal é que ele seja facilmente compreensível e bastante direto. Não tem por que enrolar, pois ele está trazendo algo que o lead em questão (de acordo com a segmentação que você fizer) deseja ou tem interesse. Sendo assim, tenha certeza de que o que ele está transmitindo é imediatamente óbvio para o destinatário.
E-mails de datas especiais
Os e-mails de datas especiais são mensagens de datas comemorativas, aniversário, parabenizações por alguma conquista e felicitações em geral. Eles estão dentro dos tipos de e-mail marketing que são mais pessoais, carregando um ar mais caloroso do que um e-mail transacional, por exemplo.
Essa é uma oportunidade de estalebecer um contato mais próximo com o cliente. Você pode tirar vantagem da proximidade oferecida pelo e-mail marketing para dar início a uma estratégia de marketing de relacionamento. Ao receber uma felicitação específica, o cliente se sente visto como indivíduo. Por isso, é interessante buscar esse contato personalizado.
E-mails transacionais
E-mails transacionais são e-mails que são enviados automaticamente assim que o cliente realiza uma determinada ação. Então eles são muito usados para confirmar compras, mudar senhas, dar boas-vindas após uma inscrição… Etc.
Esse tipo de e-mail é um bom momento para se oferecer uma segunda ação que suceda o que o cliente acabou de fazer. Se ele realizou uma compra, por exemplo, é interessante sugerir novos produtos que possam interessá-lo. Ou então, num cadastro, você pode sugerir que ele curta a página de Facebook da marca. As possibilidades são muito diversas.
Use diferentes tipos de e-mail marketing com uma agência
Para fazer o melhor uso possível de qualquer tipo de e-mail marketing, é uma boa ideia contratar os serviços de uma agência de marketing digital, a Agência IMMA. Nós realizamos campanhas de e-mail marketing de acordo com as demandas da sua empresa. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento para saber mais!