Você já perguntou o que é marketing de relacionamento? Trata-se de uma tática importante de marketing, que é voltada para o processo de fidelização de clientes. Ou seja, a ideia não é apenas atrair o cliente, mas sim mantê-lo e fazer com que ele crie um relacionamento com a sua marca.
Há muitas vantagens de ter um cliente fidelizado. A primeira é a mais óbvia: um cliente fidelizado é um cliente que consome frequentemente. A segunda já requer um pouco mais visão da sua parte para perceber, mas é igualmente importante, e trata-se do trabalho boca-a-boca de divulgação que o cliente realiza ao recomendar o seu negócio a outros clientes. Essa divulgação não tem preço, pois as pessoas valorizam muito recomendações vindo de pessoas que respeitam.
Como trabalhar com estratégias de marketing de relacionamento
Há muitas táticas de marketing de relacionamento. Vamos expor e discutir algumas delas para aumentar o seu conhecimento sobre o assunto.
Aposte nos programas de fidelidade
Um programa de fidelidade pode conceder aos seus clientes mais fiéis bonificações em conjunto com as compras. Vale a pena criar um, mas pense com cuidado em cada aspecto dele. Os prêmios não podem te causar prejuízo, evidentemente, mas eles também têm a obrigação de surpreender e agradar o cliente.
Procure conhecer o cliente
Não há maneira mais fácil de formar uma relação com o cliente do que se dispor a compreender a perspectiva dele. Para isso, utilize dados cadastrais que te ajudem a conhecer melhor os indivíduos que você está atendendo. Trace o perfil do seu cliente e trabalhe em cima disso.
Pergunte a opinião dos seus clientes
Pesquisas de opinião podem te dar uma visão informada e completa do que os seus cliente estão pensando sobre o seu serviço. Para garantir que eles respondam, você pode oferecer algum benefício atrelado à participação na pesquisa. Não precisa ser uma grande concessão – coisas como participação em um sorteio ou um brinde já funcionam bem.
Aproveite as redes sociais
Atualmente, as redes sociais são um veículo essencial de contato com os clientes. É importante marcar presença em alguns desses espaços, tais como o Facebook ou Instagram. Isso te ajuda não só a atrair novos clientes e divulgar o seu produto como a se comunicar com os clientes e estabelecer uma relação.
Nesse ponto, é preciso muito cuidado. Uma boa utilização das redes sociais pode ajudar muito a sua empresa, mas uma má utilização pode ter resultados desastrosos. Ninguém gosta de receber uma resposta grosseira a uma reclamação, ou pior, ser ignorado. Assim, procure sempre responder os comentários que forem direcionados a você, positivos ou não. Seja calmo e respeitoso e busque entender reclamações e agradecer a elogios, e isso irá estimular outros usuários a se envolverem na interação e conhecer melhor a sua marca.
Use estratégias de marketing de relacionamento em veículos como o email marketing
Apostar numa campanha de email marketing pode ser uma ótima ideia. O que diferencia e destaca o email marketing de outras formas de propaganda é o toque pessoal que ele carrega. O cliente se sente especial, recebendo aquele contato direto, e isso pode aumentar a boa vontade dele para com a sua empresa.
Há muitas formas de usar o email marketing. Algumas delas são ofertas especiais, boletins informativos, promoções, brindes, etc. Todas podem ser ótimas estratégias de marketing de relacionamento. Vale a pena também lembrar de datas especiais, como aniversários. Lembre-se de que o cliente é humano e gosta de ser tratado como tal. Isso vai, aos poucos, construindo uma afeição dele pelo seu serviço.
E aí, conseguiu entender como são as estratégias de marketing de relacionamento? Agora você já pode usar esse conhecimento para formular a sua própria estratégia. E quando o assunto é marketing digital, a Agência IMMA possui diversos serviços para aderir às suas mais diversas necessidades.