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Você já perguntou o que é marketing de relacionamento? Trata-se de uma tática importante de marketing, que é voltada para o processo de fidelização de clientes. Ou seja, a ideia não é apenas atrair o cliente, mas sim mantê-lo e fazer com que ele crie um relacionamento com a sua marca.

Fonte: freepik.
Como trabalhar com estratégias de marketing de relacionamento
Há muitas táticas de marketing de relacionamento. Vamos expor e discutir algumas delas para aumentar o seu conhecimento sobre o assunto.
Aposte nos programas de fidelidade
Um programa de fidelidade pode conceder aos seus clientes mais fiéis bonificações em conjunto com as compras. Vale a pena criar um, mas pense com cuidado em cada aspecto dele. Os prêmios não podem te causar prejuízo, evidentemente, mas eles também têm a obrigação de surpreender e agradar o cliente.

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Procure conhecer o cliente
Não há maneira mais fácil de formar uma relação com o cliente do que se dispor a compreender a perspectiva dele. Para isso, utilize dados cadastrais que te ajudem a conhecer melhor os indivíduos que você está atendendo. Trace o perfil do seu cliente e trabalhe em cima disso.
Pergunte a opinião dos seus clientes
Pesquisas de opinião podem te dar uma visão informada e completa do que os seus cliente estão pensando sobre o seu serviço. Para garantir que eles respondam, você pode oferecer algum benefício atrelado à participação na pesquisa. Não precisa ser uma grande concessão – coisas como participação em um sorteio ou um brinde já funcionam bem.
Aproveite as redes sociais
Atualmente, as redes sociais são um veículo essencial de contato com os clientes. É importante marcar presença em alguns desses espaços, tais como o Facebook ou Instagram. Isso te ajuda não só a atrair novos clientes e divulgar o seu produto como a se comunicar com os clientes e estabelecer uma relação.

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Use o marketing de relacionamento em veículos como o email marketing
Apostar numa campanha de email marketing pode ser uma ótima ideia. O que diferencia e destaca o email marketing de outras formas de propaganda é o toque pessoal que ele carrega. O cliente se sente especial, recebendo aquele contato direto, e isso pode aumentar a boa vontade dele para com a sua empresa.
Há muitas formas de usar o email marketing. Algumas delas são ofertas especiais, boletins informativos, promoções, brindes, etc. Todas podem ser ótimas estratégias de marketing de relacionamento. Vale a pena também lembrar de datas especiais, como aniversários. Lembre-se de que o cliente é humano e gosta de ser tratado como tal. Isso vai, aos poucos, construindo uma afeição dele pelo seu serviço.

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