Como funciona o Marketing de Atração

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
29/10/2020
Inbound Marketing

Como funciona o marketing de atração? Essa pergunta é fundamental para qualquer empresário que tenha a intenção de promover sua marca na internet. Mas, afinal, o que exatamente é o marketing de atração e qual é a sua relação com o marketing digital?

Se você não sabe, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o funcionamento do marketing de atração e como usar essa estratégia para a sua empresa. Continue com a leitura para saber mais!

Como funciona o marketing de atração

Fonte: freepik.

Entenda como funciona o Marketing de Atração

O marketing de atração é uma modalidade publicitária, que também é conhecida como inbound marketing. O inbound marketing é o oposto do marketing tradicional, que também pode ser chamado de outbound marketing. Mas o que isso significa na prática? Significa que essas duas modalidades de marketing têm abordagens fundamentalmente diferentes.

Isso porque o marketing tradicional funciona através de uma abordagem direta do cliente, na qual a empresa toma uma iniciativa de ir diretamente até a pessoa para tentar vender um produto ou um serviço. Esse é o caso, por exemplo, de comerciais de televisão. E esse tipo de marketing é conhecido como outbound marketing.

Já o inbound marketing funciona de maneira completamente diferente. Como o próprio nome já sugere, o marketing de atração busca usar recursos para fazer com que o possível cliente seja atraído até a marca de forma mais sutil e indireta. Sendo assim, ele não aborda o cliente de maneira incisiva para convencê-lo a comprar com a empresa. Na verdade, ele deixa que o cliente descubra a empresa e crie interesse por ela por conta própria.

Descubra qual é o passo a passo do inbound marketing

Fonte: freepik.

Mas como isso acontece? É importante pontuar que a ideia do marketing de atração não é “sentar de braços cruzados” esperando que os clientes magicamente se tornem interessados na sua empresa. Ao contrário, existe toda uma estratégia que deve ser cuidadosamente planejada para tornar o inbound marketing eficiente.

Essa estratégia tem como ferramenta principal o marketing de conteúdo. No contexto da internet, essa é a arma mais importante do inbound marketing. Isso porque é o conteúdo que funciona como a chamariz dos usuários, ou seja, a “isca” que vai fazer com que um usuário clique no site da sua empresa e descubra a existência dela.

A ideia, portanto, é criar conteúdo que seja relevante para o público-alvo da empresa. Isso faz com que pessoas que pesquisem por esses assuntos no Google encontrem a sua produção, e, por consequência, se familiarizem com a sua marca. Esse processo traz duas grandes vantagens para a empresa em questão.

A primeira é um aumento prático de alcance. Isso ocorre porque, quando você cria conteúdos sobre uma quantidade variada de assuntos, mais buscas vão direcionar usuários para o seu site, aumentando a quantidade de tráfego orgânico que ele vai receber.

A segunda tem a ver com a imagem da sua empresa perante o público. O marketing de conteúdo é muito eficaz para transformar a sua marca em uma referência na sua área. Afinal, quanto mais conteúdo você cria, mais você passa a impressão de conhecer bem os assuntos dos quais está tratando, mostrando um nível de qualificação que é atraente para o consumidor.

É importante destacar que, como o marketing de conteúdo está diretamente ao inbound marketing, todo o material produzido deve ser feito de maneira direcionada, ou seja, que atendam a demanda do público presente no seu segmento de mercado.

Isso porque, como já dito anteriormente, o marketing de atração usa do seu conteúdo direcionado para captar pessoas interessadas na sua marca. Dessa forma, você aumenta o número de clientes da sua marca e dá a oportunidade de a sua empresa fidelizar os consumidores.

É interessante ressaltar que o conteúdo, além de ser direcionado, precisa conter informações bem relevantes para que ele possa prender o público e captar sua atenção. Ou seja, não adianta apenas abastecer o público de conteúdo, é necessário que ele seja relevante.

Para que o material tenha relevância, é fundamental que se invista tempo na pesquisa e apuração de informações e análise de dados que farão seu texto ficar rico em detalhes. Dessa maneira, é possível fazer do seu conteúdo uma referência no seu segmento de atuação no mercado.

Estratégias de inbound marketing

Entender como o seu público interage com seu conteúdo também é primordial para ter uma ideia a respeito da funcionalidade do seu marketing de conteúdo. Neste ponto, é necessário falar que o profissional deve ter atenção no que tange à harmonização visual do seu texto. Mas o que isso quer dizer?

Muitas vezes, abastecer o público de materiais relevantes e bem informativos não é o suficiente para uma estratégia de marketing bem moldada. É necessário deixar esse conteúdo atraente para que o público possa, de fato, interagir e ler o que você apresentou à ele.

Neste caso, podem ser utilizadas ferramentas como infográficos, imagens e landing pages para que o artigo, por exemplo, não se pareça muito extenso. Assim, esses recursos podem “quebrar” o texto e torná-lo muito mais atrativo aos olhos do seu público.

Além disso, os infográficos, por exemplo, ajudam no entendimento do conteúdo que está sendo transmitido e torna-se uma nova forma de tratar informações muito específicas como dados e porcentagens. Fazendo bom uso desses recursos, criando conteúdos relevantes e agradáveis aos olhos do público, as chances de o seu conteúdo captar novos leads e fazer um marketing de atração de sucesso são maiores. Por isso, invista em conteúdos relevantes e bem moldados e veja sua empresa crescer e ganhar relevância no seu segmento de atuação.

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Use o marketing de atração a favor da sua marca com ajuda especializada

Agora que você já sabe como funciona o marketing de atração, o próximo passo é usá-lo a favor da sua marca. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma empresa especializada em criação de conteúdo e marketing de atração, como uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. E aí, quer saber mais? Então entre em contato e faça um orçamento com a IMMA!

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